
ola´Canas .
hoje em dia é mais fácil achar bateristas mais especificos do que versáteis.
se for ver a maioria dos versáteis está inserida em banda de bailes e outra se resume em grandes bateristas nacionais que tem uma vertente musical mais abrangente (como o Frazão entre outros).
a maioria se especializa numa determinada área que mais gosta , seja qualquer o estilo, e dá "uns toques" em outros.
o unico "senão" é que passas a trabalhar somente dentro dessa área musical e passa a ser reconhecido por esse estilo musical, mas se é esse o objetivo ,é o melhor a fazer.
na outra gama temos os "free-lancers" (minha categoria) que se aprofundam em todo tipo de estilo musical e trabalham com os mesmos .
é muito mais complicado ,pois não é só tocar um pouquinho de cada coisa. tem que estudar e analisar bem tudo o que se pretende tocar ,pois cada estilo tem uma visão diferente,diferentes formas de pensamento, diferentes origens e critérios musicais.
as unicas diferenças em trabalho são que um baterista de estilo especifico vai arrumar sempre trabalho na àrea em que ele atua, enquanto os "free" se dispoem a todo tipo de trabalho (as vezes nem todos).
nenhuma das opções é melhor nem pior ,são apenas caminhos diferentes que vão dar ao mesmo fim que é "fazer música".
vamos morrer e não vamos saber tudo ,mas quanto mais soubermos melhor.
quanto ao estudo é sempre bom ter um plano do tipo:
- quais meus pontos fracos
- em que preciso melhorar
- onde quero chegar
estudar por estudar não leva a lado nenhum . tenha sempre em mente o "por que" está a estudar determinado exercicio e em que ele ira beneficiar no trabalho que faz.
"O IMPORTANTE NÃO É ESTUDAR 20 HORAS POR DIA O QUE JÁ SABEMOS , E SIM 15 MINUTOS BEM ESTUDADOS DAQUILO QUE NESCESSITAMOS"
quanto a escolha musical isso vem com tempo e pode calhar também de continuar a gostar e trabalhar com vários sem ter um definido.
tudo vai depender do caminho que pretende trilhar dentro da musica e seus objetivos .
qualquer que seja seu caminho, lembre-se sempre de estar a favor da música e somando para ela , e principalmente ,somando em "equipe" com os demais músicos ,pra que o resultado final seja uma junção de composições e não uma soma de demonstrações técnicas individuais.
quanto a especialização ou alargar horizontes só posso lhe responder:
"deixa que sua veia musical o leve ,e não faça nada que não se sinta bem a fazer,pois música é dedicação e não obrigação"
boa sorte pra ti e no que precisar conta comigo.
grande abração
