Penso que o facto de ele ser tocado de diferentes maneiras não tem a ver com o seu efeito visual
Se repararem,o pessoal que toca com escovas,ou quer tocar algo que tenha bastastes pormenores dos sons dos diferentes pratos do seu kit,toca sempre da maneira que esta o zildjian (com a copula virada para cima) principalmente de escovas,reparo que muitos bateristas optam por tocar com ele de copula para cima...
Agora para quem quer desfrutar de todo o poder que tem um china,e obter aquele som poderoso característico dos próprios, toca com ele como está o Paiste, de copula para baixo...
Alem de assim obter mais volume e poder sonoro, tambem devem de entender que para um baterista que esteja a tocar metal, com os pratos todos a uma altura considerável não deve ser facil estar a acertar numa copula
e por fim,penso que o som de um prato é mais poderoso, volumoso, prolongado e seu característico quando é tocado o mais longe da copula possível (no corpo, perto das "abas" LOL)...normalmente,quanto mais perto da copula, menos "explosão" se obtém,mais estridente ele sai, e também possivelmente mais definido
se disse asneira corrijam-me
Abraços!