Boas rapaziada!
Não sei se vos interessa, mas parece-me bem partilhar isto convosco.
Ora bem, decidi isolar um anexo que tenho na minha casa para poder tocar ao qualquer hora sem aborrecer ninguém. Se bem que tenho vizinhos impecáveis, achei por bem fazê-lo.
Creio, antes de explicar como o fiz, importante especificar que antes de iniciar a empreitada, gastei muito, mas mesmo muito tempo em leitura e pesquisa para decidir o que e como fazer.
Decidi fazer um isolamento numa sala pequena. Os materiais que decidi utilizar para isolar a passagem do som para o exterior foram a lã de rocha e espuma acustica.
1ºFase
O primeiro que fiz foi fechar a unica janela que tinha, estava velha e percebi logo que dali só viriam dificuldades e por isso peguei em tijolos e cimento e fechei-a.
2ªFase
De seguida destrui toda a instalação eléctrica que tinha pois estava velha e em alto risco de curto-circuito.
3ªFase
Depois, comecei a forrar as paredes com lã de rocha. Para isto, utilizei tiras de madeira com uns 10cm de largura e 10 de espessura. Juntamente com a cola de contacto que em determinadas zonas, teve que auxiliar pois a lã de rocha que utilizei nao era em blocos mas sim em rolo e isso dificultava a aplicação.
4ªFase
Quando todas as paredes estavam forradas e com madeiras ao longo das paredes ( a cada 60cm) comecei a colocar placas de pladur ( gesso cartonado)
Quando acabei as paredes, tratei do tecto de forma diferente pois cortei e colei a lã de rocha no pladur e depois foi só aparafusar o pladur e a lã ficou bem pressionada contra a parede do tecto.
5ªFase
Depois do pladur todo aplicado, coloquei soalho flutuante ( processo muito rápido, mais do que desmonstar uma bateria com alguns tripés)
6ªFase
O grande problema, o Monstrengo da minha empreitada! A porta.
Sabendo que o som é como a água e foge por tudo o que é buraquito, fiz questão de perder tempo em arranjar a solução melhor por menos dinheiro possível.
Optei por uma porta de madeira maciça (que depois forrei dos dois lados) para abrir para dentro e uma outra porta ( já existente) a abrir para fora.
Como não quis gastar dinheiro doido em portas acusticas, tive uma trabalheira grande em por isto a funcionar.
Resultado, a porta que anteriormente abria para dentro, passou a abrir para fora e da parte de dentro apareceu uma porta mais que com ajuda de uma mola e de dois trincos faz uma pressão grande quando fechada.
7ºFase
Revesti todo o interior ( excepção óbvia do chão) de espuma isolante.
E puff! Fez-se uma sala de ensaios!
Materiais:
Paletes de madeira (dadas por um amigo)
Gastaria mais de 150€
Pladur - Maxmat (200€)
Soalho Flutuante - Leroy Merlin (48€)
Lã de rocha ( cortesia de um tio
Gastaria mais de 200€
Parafusos vários, buchas,(cortesia do meu padrasto)
gastaria cerca 70€
Cola de contacto - Maxmat ( 45€)
Material de electricidade (cortesia de um primo electricista
Placas de espuma isolante - Flex 2000 sediados em Ovar (270€)
Como puderam ver, tive muita ajuda pois poupei imenso dinheiro graças a ajudas que tive por parte de amigos e familiares, já para não falar na mão de obra que seria carrisima e que acabei por nao pagar nada ao meu padrasto.
Obrigado também ao pessoal aqui do forum pois foi através de alguns que tive conhecimento de muito do material mais em conta.
Considerações:
Se querem uma sala onde têm um bom som dentro da sala em termos acusticos, esta NÃO é a solução!
Este projecto que tive, foi com o unico intuito de impedir o som de sair da sala. Ou seja, criar um espaço onde possa tocar à noite sem moer o juizo a ninguém.
Resultados são impressionantes. Á noite ouve-se um ruidozinho minusculo, só o baixo e o bombo, que em termos de volume, nao são superiores a duas pessoas a falar normalmente.
Espero ter demonstrado alguma coisa.

Um abraço!