Boas
Como o meu pai é carpinteiro tenho acesso a muitas madeiras e diversas ferramentas.
Assim como a minha tarola é uma century de metal, o som não é dos melhores ainda para mais com peles clear :S
Assim decidi mudar de peles e construir também um casco novo em madeira da mesma forma que o _TASSE_ fez aqui à uns tempos. Como não tinha em casa maple e como era a primeira vez que fazia algo do género fiz primeiro um teste - um casco em faia – apenas para ver a melhor forma de fazer um casco e acertar as medidas.
Assim aproveitei e tirei algumas fotos aproveitando para fazer uma pequena review aqui para o bateristaspt.
Então vamos lá!
Material necessário:
-Madeira à escolha. Neste teste escolhi a faia porque era o que tinha mais à mão, mas futuramente tenciono usar maple.
-Serra electrica para fazer os cortes nas peças de madeira.
-Ranhuradora para fazer os rasgos interiores nas peças de madeira.
- Peças para unir as peças de madeira. Sinceramente não sei o nome disto, mas são umas pequenas peças de plástico ovais. Quem não encontrar pode cortar umas tiras de platex e cortá-las de modo a encaixarem nas ranhuras.
-Cola de madeira.
- Algo que aperte o casco até que ele seque. No meu caso usei uma braçadeira grande.
- Torno eléctrico ou em alternativa lixas, limas e muita força xP.
1ª fase: Cortar a madeira.
Primeiramente fiz um desenho do casco que queria. Decidi que o ia fazer com 20 peças de madeira. Fiz uns cálculos até chegar ao ângulo que cada peça teria de fazer com a outra e cheguei a 9º por peça. Depois foi só cortar os bocados à medida e cortá-los com o devido ângulo.

2ª fase: Fazer ranhuras.
Para que o casco fique bem seguro é necessário que se usem umas peças para segurar as peças umas às outras. Assim fiz umas ranhuras para inserir essas peças numa e noutra peça para as segurar.
3ª fase: Colagem.
Agora à que juntar as peças todas e colá-las com bastante cola para que fiquem totalmente seguras. Monta-se o casco com as peças e cola, e após isto apertá-las com a braçadeira de forma a que o casco fique redondo e os cortes das peças todos no sitio.
Depois é só deixar secar.

4ª fase: Betumar.
Esta fase em alguns casos pode não existir pois caso os cortes fiquem perfeitos a 100% não vão existir fissuras entre as peças. No casco que fiz, uma ou 2 cortes ficaram com uma fissura de 0.5mm, e para não haver surpresas futuras (durante a 5ªfase) decidi betumar isto. Existem no mercados umas massas para betumar madeiras de diversas cores. Nesse caso é só escolher a cor da madeira do casco e aplicar nas fissuras. No meu caso fiz um betume com a serradura da madeira e cola. Tem de se ter cuidado a fazer este betume pois convém que fique mais serradura que cola para que fique com as características do resto do casco.
em pormenor ( já não existem nenhumas fissuras como nas fotos da 3ªfase.
5ª fase: Lixar e arredondar.
Nesta fase de teste ainda não procedi a esta fase, mas para o fazer irei usar um torno eléctrico. É mais rápido e fica mais perfeito do que se for feito à mão com limas e lixas.
Basicamente é retirar as quinas causadas pelas várias peças de madeira de modo a que a pele e o aro encaixem perfeitamente.
Após estas cinco fases apenas faltam os acabamentos com os bearing edges, e a fase de pintura que mais tarde acrescentarei À review.
E chegamos ao fim. Esta foi a minha primeira review, por isso se não estiver muito bem comentem e digam qualquer coisa para melhorar no futuro. Tirei mais algumas fotos mas a minha maquina não anda muito bem e as fotos ficaram mal. Da próxima tiro mais fotos.
Espero que tenha sido útil a alguém.
Abraço