Foram realmente 3 dias fantásticos na companhia desta malta. Fiquei de facto a pensar se realmente quero trabalhar o resto da minha vida, ou se por outro lado não enveredo por estudar durante 3 anos e estudar música. Senti-me mesmo feliz por lá estar.
Quanto aos professores, acho que já tudo foi dito. De qualquer forma, não concordo com tudo o que disseram sobre o Eduardo Lopes. Acho que de facto a masterclass dele deveria ter sido a primeira, pois penso que a técnica deveria de vir em primeiro lugar. Também incidiu demasiado na parte da pauta, e ficou muito tempo no syncopation. Gostava que ele tivesse incidido na parte da moeller e push-pull por exemplo, seria certamente muito educativo.
Quanto à cena do pedal, ele tem razão, n há nada a dizer... O batente não é para ficar na pele, origina notas múltiplas por muito que não se queira.
Quando ele referiu que se estudarem 2h por dia daqui a 3 anos são muito bons, não é obviamente para ser levado à letra, nem nenhuma fórmula mágica para ter sucesso. A mensagem que era para transmitir é que o estudo tem de ser regular.
Eu gostei da workshop dele porque deu para perceber que é muito metódico, e que leva os pormenores a sério. Pareceu-me contudo um pouco preso às regras convencionais (tem que se saber os rudimentos todos, etc).
Também não gostei particularmente do Billy Cobham pelas mesmas razões que o mano Fabinni referiu, apesar de, claro, ser uma lenda viva da história da bateria, e só por isso valeu a pena.
Os meus sinceros parabéns à organização por tudo, por nos ter proporcionado com tamanha qualidade de aulas, por estarem atentos aos pormenores, por conjugarem tudo de uma forma exímia. Sou sincero, até preferi o evento com menos gente. De qualquer forma consigo compreender que a organização tenha ficado algo frustrada, mas isto é sempre um risco.
Realmente fiquei um pouco decepcionado por não ver nenhum dos "profissionais" da praça. Será que realmente não vale a pena? Será que já sabem tudo e não têm tempo para perder? Típico tuga: "Não vou dar mau aspecto ao ir lá"
Um forte abraço aos meus manos Pipó e Fabinni, ficaram no coração boys!
Adorei conhecer o resto da malta e reencontrar outros como o Madeira, JP, Luís Logrado, Tom Sawyer, Hot Sticks, bada, etc.
Mais uma vez os parabéns ao Ricardo, ao Eduardo, não esquecendo a Raquel que esteve sempre preocupada com os seus "meninos"
Canopus e Brady 4life!