Apoio essas palavras!!!
Tens toda a razão e qualquer baterista deve ter conhecimentos mínimos de ler partitura, compassos, células rítmicas, etc.
O verdadeiro músico é aquele que tem um bocadinho de tudo!!!
Quanto a mim eu não posso dizer que não esteja na composição da minha banda, pois o meu instrumento de origem é o violino e aqui é quase obrigatório sabermos ler pautas e termos uma grande parte da teoria. Além disso tenho o conservatório quase completo.
O conservatório muita gente pesna que não é preciso e que basta ter umas aulas de Formação Musical(disciplina teórica onde se aprende a escreverem partituras, lê-las, etc.) e já está. Na minha opinião não é bem assim, devemos ter luzes para a nossa vida de músicos, não importa se fazemos apenas ritmo ou não, não importa se só estamos ali para acompanhar músicas com o PUM PUM PÁ, mas se é isto que gostamos de fazer, ao menos que o façamos como deve de ser!
Como dizes,não dá para aprender tudo on-line. Diria até que é praticamente IMPOSSÍvel , se não o for mesmo. Não me posso defender quanto a isto porque tive muitas poucas aulas na vida (de bateria). Quanto a isso de em Portugal ser difícil de arranjar professores que não sejam "charlatões" também concordo, mas mesmo assim há muito por onde procurar e há professores/bateristas de qualidade em Portugal!
De qualquer maneira esse "desabafo" fez-me pensar na minha vida como músico e estou completamente de acordo.
Obrigado Over.
Abraços e não percam opurtunidades para saber mais, pois nunca, mas nunca sabemos tudo!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------
Off-Topic: Adorei o poema da WC!!!Hehehehe