Ver Mensagem
Não lido Qui, 19 de Dezembro de 2013   #1
Spl4SH
 
Membro desde: 20-Jul-2010
Local: Esmoriz
Mensagens: 48
Spl4SH está no bom caminho
Debate: Que é necessário para ser baterista profissional em Portugal? Pros e Contras

Boas bateristas de Portugal!

Ora bem, resolvi criar este tópico numa de debate para discutirmos os prós e os contras de seguir o rumo de músico profissional como baterista, tanto no contexto de portugal como no contexto internacional (afinal de contas hoje em dia com a internet e a facilidade de comunicação muitas portas até antes vedadas foram abertas), e ainda porque ultimamente descobri um amor por este instrumento que dantes não sabia que tinha, se calhar porque comecei a ter mais contacto com o meio da música, se calhar porque cresci como pessoa e apercebi-me do quanto realmente gosto estar em cima da "maria", e tenho começado a ponderar em sair do curso em que estou, mestrado integrado em engenharia informática na FEUP, 1º ano, e optar antes por seguir bateria profissionalmente.

Queria assim saber as vossas opiniões sobre o que é ou não preciso para ser um baterista profissional bem sucedido, os prós e os contras de decidir levar esta vida, e tudo o que achem que deva ser dito sobre o assunto.
Para isto não parecer uma cena de dúvidas, vou começar por apresentar a minha prespetiva deste assunto, infelizmente mais desinformada do que tenho orgulho em admitir, e as conclusões que tenho tirado à medida que vou pensando se será este ou não o meu rumo.

Em primeiro lugar vem o amor. Quando se ama fazer alguma coisa queremos estar sempre naquilo, e eventualmente chegamos ao ponto em que temos de trabalhar para continuarmos a evoluir e a explorar mais aquela paixão.
Em segundo lugar estará o chamado "talento". Nem todos fomos feitos para fazer a mesma coisa. Uma pessoa pode adorar tocar bateria e ser a todos os níveis um baterista fantástico e simplesmente não ter aquela coisa que o faz sobressair de todos os outros bateristas fantásticos que adoram tocar e não são internacionais mundialmente conhecidos nem referências de estudo, mas simplesmente bons bateristas.
E por fim o "terceiro lugar", que será a técnica. Sem técnica soberba não se vai a lado nenhum. Se não tivermos limitações técnica não vamos ter limitações a expressar-nos, logo a música vai soar melhor. Afinal de contas, a música é uma forma de expressão, para mim a mais bonita e verdadeira.

Para mim estas seriam as três coisas mais importantes. Considerei o talento mais importante que a técnica pois técnica é técnica. Qualquer pessoa, com trabalho e dedicação suficientes, consegue fazer doubles perfeitos a 200bpms. Já o talento não há forma de o treinar, ou se tem ou não se tem. E há e vai sempre haver uma diferença em quem tem talento e quem não tem, por mais trabalhoso e dedicado que seja o que não tem. Simplesmente soa diferente.

E, por último mas não menos importante, os contactos. Sem bons contactos ninguém vai a lado nenhum. Uma boa estratégia de marketing também é fundamental, visto que quanto mais gente souber o quão bem tocamos mais probabilidades temos ser chamados para um projecto adicional (isto assumindo que são inteligentes e têm a noção que só com uma banda ninguém vai a lado nenhum. nome individual também é muito importante) ou de arranjarmos um concerto. Os contactos são indispensáveis visto que ajuda sempre ter alguém conhecido dentro dos meios. Um número de um agente de uma promotora, um amigo antigo que agora trabalha num bar com música ao vivo, um baterista conhecido que tem uma banda já com nome e pode precisar de alguém para abrir, tudo isto faz a diferença entre chegar a algum lado ou nunca sair da garagem.

E pronto, comentem, critiquem, dêm-me as vossas opiniões sobre o que aqui foi dito e ajudem-me a decidir o que fazer da minha vidinha. Boas batucadas

Última edição de Spl4SH : Qui, 19 de Dezembro de 2013 às 03:10.
Spl4SH não está cá agora...   Citar esta Mensagem