Ver Mensagem
Não lido Seg, 12 de Abril de 2010   #97
kosh
 
Membro desde: 11-Nov-2008
Local: Braga
Mensagens: 393
kosh será famoso em breve
Re: [DEBATE] Os apoios das marcas, os patrocinios, e os 'endorsements'

Ora, aqui vai o meu bitaite!

Estes patrocínios têm dois sentidos e, regra geral e num plano mais abrangente, beneficiam mais as marcas. Eu até gostava que se fizesse um inquérito a quem compra, por exemplo, uma Tama e lhe perguntassem porque a comprava... O Lars Ulrich, à quantidade de baterias que já 'vendeu'`pela Tama, bem que podia receber uma bateria nova todos os dias, continuava a saír barato à Tama.

Há artistas, como o Lars Ulrich, Joey Jordison, Travis Barker, Mike Portnoy, que movimentam imensos fans e são a melhor publicidade possível para as marcas.

Agora, parece-me muito mais díficil, em Portugal, arranjar um apoio da Sonor ou Yamaha do que Ddrum ou Mapex. Porquê? Gostaria que alguém me conseguisse responder a esta pergunta... Tem a ver com a postura da casa mãe ou presença do importador?

As marcas também têm interesse em angariar bateristas que não sejam 'superstars', por várias razões. São artistas, digamos, de maior proximidade, que actuam em bares e festas que não são para milhares de pessoas e, por exemplo, conseguem dar duas de treta e vender uma bateria a alguém que tenha assistido ao concerto. Por outro lado, ter muitos artistas pode ser entendido como uma garantia da qualidade da marca. Uma pessoa pensa "Se tantos artistas exigentes escolhem esta marca, é porque ela é boa!". Em suma, artistas adaptados à esmagadora realidade dos praticantes...

Olhai, eu ainda sou um puto, mas sei que paixão não põe comida na mesa, pelo menos em Portugal. Eu sei que nestas discussões são frequentemente puxados as excepções, que artista x ou y faz dinheiro com a sua paixão, mas a regra, infelizmente, é esta.

Acho admirável que haja pessoas que lutem assim, como o xines, pelos seus ideias. Caramba, o mundo seria bem melhor se houvesse mais pessoas assim como ele, e não tão hipócritas e calculistas como eu! Mas chega a uma altura em que temos de fazer um compromisso... Oxalá xines a vida te corra bem e não tenhas de renunciar a esses teus ideais, era mesmo espectacular! E luta até não mais puderes! Mas e quando tiveres família? Quando tiveres outros a depender de ti?

A vida muda imenso e há muitas 'nuances'. Acho que devemos adoptar uma posição de equilíbrio e tentar estabelecer um compromisso entre a nossa paixão e o ganha-pão. Às vezes teremos de fazer umas concessões... Mas que interessa perdermos umas batalhas, quando no fim ganhamos a guerra? E somos felizes?

Xines, a minha pergunta foi retórica, já disseste que não dirias mais sobre o tema e, como tal, não espero que o faças. Conto, no entanto, que leias o que disse e que penses um bocado no tema. Sem ressentimentos, não era essa a minha intenção!

Grande Abraço
kosh não está cá agora...   Citar esta Mensagem