Ver Mensagem
Não lido Qui, 7 de Novembro de 2013   #21
Carlos Ramos
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Cantanhede
Mensagens: 334
Carlos Ramos tem uma aura espectacular à voltaCarlos Ramos tem uma aura espectacular à volta
Re: O fim da alta fidelidade

Muito bom post Leonel.
li algumas coisas interessantes das quais não tinha conhecimento.
a minha opiniao e um pouco diferente.
o som a valvulas e o som das fitas. dos fantasticos studer.... adoro mesmo. é um som característico... mas... será esse o santo graal? será esse o standard que queremos nos dias de hoje? ha algumas coisas que soam fantástico se passares pela fita e por válvulas. ha outras que nem por isso. isso resume-se a ferramentas, e quais as mais adequadas para cada situação. (atençao eu sou mesmo fan de fita e prés valvulados e audio vintage) no entanto acho que sao ferramentas tao válidas como outras que existem actualmente. nem melhor nem pior. diferente. cabe a quem faz musica, decidir quais as ferramentas que resultarão melhor para cada caso.
é realmente diferente o som de um vinil e do cd. sem duvida. falaste ai algures num disco que soava diferente em vinil e cd. ´s obvio que sim. soa diferente. e nao te esqueças que provavelmente esse disco foi passado de vinil para cd, nos anos 90 com conversores digitais ainda muito limitados, que nada tem a ver com o que há nos dias de hoje. com os conversores actuais conseguiras reproduzir com muito mais veracidade o som do vinil em cd, embora nao seja a mesma coisa. se é melhor ou pior deixo ao critério de cada um...

o terceiro ponto que é o MP3. já fui um septico... admito.
no entanto Leonel, desafio-te a fazer um teste as cegas. nas colunas que quiseres, nos aparelhos que quiseres. de uma track de Cd e depois dessa mesma track convertida em mp3 a 320kbps (nao vamos falar obviamente de formatos a 128kb ou menos como é obvio, aí a diferença é notória a quem tem ouvidos minimamente treinados). tenho quase 100% de certeza, que nem tu, nem qualquer ser humano a face do planeta conseguirá saber qual é o cd ou o MP3.
o que tem estragado o sonoro da musica, nao sao os formatos ou as ferramentas em si, mas sim os engenheiros e os musicos das ultimas décadas. li um artigo qualquer de um masterizador famoso (nao me lembro do nome) que fazia sempre uma masterizaçao mais solta e por consequencia com mais dinamica e mais baixa. e outra mais estilhaçada mais comprimida e com mais volume. 99% das vezes os artistas escolhiam a mais esmigalhada e por vezes ainda perguntavam se nao dava para meter mais alto. os engenheiros e o masterizadores, prestam tambem eles serviços para as bandas. para quem lhe paga. ou seja a responsabilidade é de todos. inclusive dos músicos. ninguem quer ter um disco mais baixo em volume que o da concorrencia.

curiosamente ainda esta semana fiz uma experiencia muito interessante.
peguei no tema Rosana dos toto de 1984 e masterizei segundo os padroes modernos. comprimi, equalizei, limitei etc. depois meti os 2 lada a lado. o original e o masterizado. baixei o volume obviamente do que eu tinha masterizado para que nao se notasse a diferença d volume (sim é importante. porque ha uma questao. será q o som mais alto soa melhor? e a resposta ao contrário do que se possa pensar é sim. um som mais alto e mais agradável ao ouvido do que exactamente o mesmo som mais baixo). nesta experiencia consegue-se ver claramente o que se anda a fazer aos discos na masterizaçao de hoje em dia. é uma desgraça. a masterizaçao antiga tem tanta dinamica, o som é tao mais punchy. soa tao melhor que so mesmo fazendo esta experiencia se pode ter a noçao. acredito que ha ai muitos discos modernos que antes da masterizaçao eram autenticas obras primas. sem duvida. e foram completamente destruidos na masterizaçao pela guerra de volumes (loudness war).

em suma. nós hoje em dia temos recursos. so para reforçar a tua ideia que deixaste em cima q tinhas um amigo q comprou umas colunas carissimas q nao tinham o som das tuas. sim isso acontece. é normal. e se calhar hoje em dia por meia duzia de tostoes tens colunas que soam ainda melhores q as tuas e as dele. nao deverá ser dificil de encontrar. a tecnologia vai evoluindo. cada vez temos melhor material mais acessivel. Nao estamos a fazer as coisas de forma correcta, por isso nao tenhamos obras primas do som nas ultimas décadas. é uma questao de mudança de mentalidades. eu estou a produzir, gravar e misturar um disco no momento, e ja falei com o musico em que lhe expliquei que nao gostaria de entrar nessa guerra de alturas e gostava de masterizar com menos volume mas mais dinamica, e que o som pudesse ser melhor. principal que tivesse mais punch, que os agudos nao fossem uma confusao, que os graves nao embrulhassem todos, etc. ele concordou comigo. vamos ver se vou poder fugir ao loudness war, ou se pelo contrário no final de tudo seja obrigado a sacrificar uma data de aspectos sonoros em virtude do volume... vamos ver.

Grande Abraço
__________________

MY YOUTUBE CHANNEL
Carlos Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem