Ver Mensagem
Não lido Qua, 30 de Outubro de 2013   #8
bubblept
 
Membro desde: 15-Abr-2013
Local: Aveiro
Mensagens: 34
bubblept é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: O fim da alta fidelidade

Não sei se não há aqui alguma confusão. O uso de compressores está directamente relacionado com a loudness war.

Como o limite de volume dos CDs é digital e discreto, só há uma forma de simular um volume mais alto: usar compressores para manter o volume sempre lá em cima. Da forma como o ouvido humano funciona, o facto de não haver oscilações de volume faz parecer que está mais alto. Só que a música não respira e perde vida.

O dilema para os artistas é complicado: respeitar a integridade e dinâmica sonora mas ficar atrás dos outros em termos de volume, ou ir na onda? Infelizmente, a grande maioria dos artistas não quer ficar atrás e vai na onda.

Felizmente, começam a aparecer movimentos como o "Turn me up" que trazem esperança. Outra esperança vem nos normalizadores que usam algoritmos como o ReplayGain. Estes normalizadores analisam e nivelam o volume de acordo com o loudness percebido pelo ouvido humano, e não pelos picos RMS.

Ironicamente, quando as músicas são niveladas desta forma, os álbuns mais comprimidos soam pior. Por outras palavras, quando ouvidos ao mesmo volume real, os álbuns que respeitam a dinâmica sonora natural tendem a soar melhor que os muito comprimidos.

Aqui está um exemplo que acho interessante e representativo (compara o mesmo tema comprimido e não comprimido)
Um abraço,
__________________
Miguel Santos
bubblept não está cá agora...   Citar esta Mensagem