Ver Mensagem
Não lido Qui, 26 de Fevereiro de 2015   #2
vpsb
 
Membro desde: 24-Mai-2010
Local: lagos
Mensagens: 222
vpsb está no bom caminho
Re: Whiplash?

Citação:
Mensagem Original de knk Ver Mensagem
Ninguém fala, falo eu.

Vi o filme... como baterista notei imediatamente:
- as graves falhas de "sync" que nem os truques de câmara conseguem disfarçar;
- a ideia que passa é que tocar bateria é só ganhar velocidade e tocar depressa;
- a ÚLTIMA coisa que um baterista de nível académico tem são os graves problemas de "tempo" que demonstram os «bateristas» do filme;
- ninguém sangra da palma das mãos a tocar bateria...dos dedos ainda engolia a ideia... mas ninguém agarra numa baqueta como se agarra numa pá para cavar;

Passados 30min de filme pensei "tenho duas opções, ou saio da sala ao intervalo ou esqueço que sou baterista e deixo de prestar atenção aos pormenores técnicos porque isto é cinema...".
Fui para a segunda opção. GRANDE FILME!
Excelente argumento, ótima interpretação, uma honra para o instrumento!
Talvez falta de foco na exaustão de prática, dá a ideia que o baterista quer praticar 20h por dia mas passam poucos planos da imensidão do trabalho... ainda assim compreendemos a obsessão pela perfeição.

Bateria é isso. Música é isso. Uma paixão que nos faz mergulhar em nós mesmos.
Aquela sensação que quando estamos a tocar nada mais existe para além da música e do nosso instrumento, por mais «shit-osa» que a vida seja quando "saimos do palco". Lá "em cima" tudo se transforma.
Já vi duas vezes e adorei. Sendo baterista, este filme é para mim um dos melhores que já vi. Fiquei com algumas impressões negativas como as que mencionas-te mas são compensadas pela historia e argumento. É um filme bastante intenso, daqueles em que se fica completamente colado ao ecrã, especialmente nos últimos 15 minutos.

Tenho apenas algumas questões relativamente a esses pontos que mencionas-te. Falando agora em bateristas "a serio": Qual é o nível de um baterista académico? Será comparável aos bateristas do filme?
Quantos dos bateristas do filme são mesmo bateristas? Não me parece que o ator principal tenha capacidades de tocar aquilo tudo. Quem quer que tenha sido, só tenho a dizer que adorei a banda sonora.
__________________

live to drum
drum to live
vpsb não está cá agora...   Citar esta Mensagem