Ver Mensagem
Não lido Qua, 3 de Fevereiro de 2010   #31
JP_
 
Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 2.622
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Re: Jazz e Música Clássica

Txi, tanta coisa que anda para aqui...

LMR, não sei se dão mais que licenciatura, creio que sim, mas não tenho a certeza, quando souber digo.

Miguel e Alex, essa coisa dos músicos jazz se acharem superiores não é bem assim. Simplesmente qualquer amante de música não se sente agradado ao ver que a música anda a ser usada mais como mercado do que como arte, e isso é o que qualquer pessoa pode pensar. E claro que há musicos de jazz que se podem achar superiores, assim como há pessoas que nem músicos são e dizem que o metal é só gritos. É subjectivo, não vamos estar a dividar as coisas por tão poucos sacos. Conheço muito malta que estuda jazz e que tem as suas bandas de metal e de rock, e de jazz. Iriam tocar um estilo que não gostassem? É um bocado triste ouvir este tipo de coisas, que não são fundamentadas, ou se forem são baseadas em experiencias pontuais. EM gosto muito de jazz, estudo jazz e clássico. No entanto, oiço algum rock (e quem diz rock diz hip-hop, diz rap, diz electrónica, diz house, diz reggae), porquê? Porque gosto e porque complementa qualquer músico ouvir música, seja o que for.

Quanto ao que se ganha, o jazz simplesmente não consegue competir com o rock para ver quantos discos vende. Tens o Kind of Blue ou o Blue Train que já venderam milhares de exemplares, e no rock tens centenas de discos que já venderam ainda mais exemplares. Isto porque o rock é um estilo mais geral, menos complexo, mais audível e com menos informação que o jazz, o que torna mais fácil de ser tocado (falo no geral: há temas de jazz bem mais faceis que temas de prog, por exemplo).

Quanto ao clássico, não imaginas quanto ganha por mês um timpaneiro de orquestra ou um concertino, quanto mais um maestro. Eles vivem bem, não te preocupes, mas talvez porque a música classica está associada ao quotidiano das altas classes sociais, e depois vêm os mecenas, e pronto. Mas também é verdade que tens que estudar muito tempo durante muitos anos, para chegares a esse nivel. Falo em 9 ou 10 horas por dia. Achas que o baterista dos Tokio Hotel estuda isso numa semana? Eu cá acho que não.
__________________
www.myspace.com/joaolpereira


JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem