Ver Mensagem
Não lido Qui, 7 de Novembro de 2013   #26
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: O fim da alta fidelidade

Carlos Ramos e Miguel Martinho.
Percebo-te perfeitamente no que concerne do teste ás cegas. Mas embora eu já tenha uma substancial diminuição auditiva (anos e anos a malhar nas peles) basta-me encostar ás colunas e percebo perfeitamennte se é A ou D. E digo porquê.
Porque o som analógico, tem uma espécie de Bas-fond ou banda passante, que só a fita consegue fazer passar para a matrix. Agora, se gravares essa matrix para um formato digital não acaba o mundo pelo menos para mim. O que me dá cabo dos ouvidos são e dizes tu muito bem, as remasterizações. Mas continuo na minha, formato digital em Wave tudo bem MP3...só no carro.
Mas dou também um exemplo.

Eu tenho um Gira discos Sanyo Q50 + um Amp Revox Willi Studer Model 40 com 30 watts (do ano de 1956 do século passado) + Colunas Revox 4621. As ligações nem sequer são RCA e portanto não posso fazer "batota" com aqueles cabos amarelos de "urãnio enriquecido" ( ha ha ), são ainda DIN para os Links e ponto e traço para as colunas.
A agulha do pick-up é uma GRADO XPTO com 5 ou 6 anos.
Ponho um vinyl do Oscar Peterson...
Olha.... a pena que eu vou ter quando vender aquilo....
Já agora....Altifalantes.
Os Foams ( a aba que liga o cone ao chassi) são de uma importãncia extrema.
Existem no mínimo 3 tipos.
Espuma, borracha e colagem directa.

A maior e melhor sensibilidade que vais apanhar é com a espuma. Além de leve é também maleável ao ponto de exprimir todo o sinal de frequência dos amps, mas no entanto é muito fácil queimar a membrana por isso mesmo. tento essa liberdade de movimento por vezes as frequ~encias mais graves...Pimba. Também são de curta vida pois deteoram-se com extrema facilidade motivada pela humidade ou calor.

As abas (foams) de borracha...olha...estão para os altifalantes como as peles PIN STRIPE para as baterias. Menos sensiveis que as de espuma mas com uma versatilidade enorme e também bem cuidadas têm longa duração.

As abas coladas. Bem...são altifalantes com pouca sensibilidade (grandes woofers) muito utilizados no som profissional (PA) mas também no HIFI. Em colunas de 6 vias não é muito incomum serem encontrados drivers desta espécie.

Outra coisa que não disse é acerca novamente de colunas.
Fazme impressão ver inscrito nas caixas que determinada coluna que tem um woofer de 5 ou 6 polegadas, consiga debitar frequências de 20 hz, quando existem altifalantes de 12" que as debitam já em puro roçamento.
É certo que as primeiras coisas a fazer na concepção de uma coluna são a cubicagem e loteamento de espaços da caixa e o filtro. A acústica confere graves e harmonicos por vezes muito profundos e os filtros "libertam" os woofers de frequencias mais altas levando o mesmo a "pensar" na frequência para o qual está capacitado, mas é mesmo cair no logro verificar que um altifalante tão pequeno debite tal frequência. é que nem tem estrutura nem diâmetro para tal. Se a frequência deriva da vibração do cone....sem estrututura....debitará o quê?

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem