Ver Mensagem
Não lido Qui, 16 de Janeiro de 2014   #4
Miguel Martinho

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Plataforma de Bateria Auralex Platfoam

Desde que construí o estrado nunca mais tive problemas.

A meu ver, neste caso não estamos a falar de som, mas de vibrações. É isso que provoca os problemas com as electrónicas. Não é o som em si - para isso terias de isolar o espaço todo e não somente meteres um estrado.

Não confundir som com as vibrações. As vibrações podem ser sentidas tanto no vizinho de baixo, como no de cima, e no caso da pancadas fortes, até nos vizinhos em andares distantes de nós.
O som que eles ouvem é o som provocado pela vibração das colunas de sustentação dos prédios, das paredes, do aço usado nos prédios, das vibrações dos canos, etc. - por isso é que por vezes se "ouvem", na prática, se sentem as obras do vizinho que mora 2 ou 3 andares abaixo ou acima.
Como é que se eliminam as vibrações?! Cortando a ligação entre a fonte e o transmissor da vibração (chão, paredes, prédio). Como tal, um estrado com esponja serve - a esponja não é condutor de vibrações (a madeira já é, por isso, usar só uma placa de madeira não serve) - o espaçamento entre as esponja ajuda a que haja menos contacto entre as placas.

Por isto eu disse antes, isolamento é diferente de tratamento acústico.
Quando se isola uma sala de ensaios, há muita coisa a ter em atenção, não basta colocar placas isolantes nas paredes e tá feito, por vezes temos de criar caixas de ar para eliminar efeitos das vibrações, ou efeitos de ressonância causados por caixas do prédio, etc.
As mais bem isoladas salas de ensaios dentro de um prédio são aquelas que não têm contacto com o prédio, ou seja, são um género de sala "suspensa" dentro de outra - constrói-se uma sala dentro de outra e o chão assenta em estacas ou plataformas isolantes.

Nota: eu não sou expert na matéria - muito longe disso. Apenas estou a transmitir a minha opinião baseada na minha pequena experiência - que se resume a um estrado, isolamento de 1 ou 2 salas de ensaios e leitura de vários artigos sobre isto - e algumas opiniões de membros aqui do forum que sabem disto a sério.

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 16 de Janeiro de 2014 às 16:51.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem