Ver Mensagem
Não lido Dom, 6 de Maio de 2012   #5
Miguel Tavares
 
Membro desde: 4-Ago-2010
Local: Lisboa
Mensagens: 759
Miguel Tavares será famoso em breveMiguel Tavares será famoso em breve
Re: [Dúvida] Qualidade de vida dos músicos

Citação:
Mensagem Original de Bernardo Ver Mensagem
Caminho obscuro em Portugal... Compreendo a preocupação dos teus pais, perfeitamente natural.
Agora, não é nada fácil. Pensa bem: Quem vive da música em Portugal e com condições aceitáveis sem ter de andar a contar todos os tostões?
Será que vale a pena o esforço de nos tornarmos profissionais para nada?
Claro que a sorte tem de estar do nosso lado, tem de ser. Nesta área mais que tudo até (nas artes). Pode-se trabalhar em orquestras, etc. em que se vive bem e anda-se lá por fora, mas quantos são? Ou sais lá para fora com excelentes notas ou aqui, provavelmente, ficas a vegetar e a viver às custas dos teus pais para o resto da vida. Acabas por ficar infeliz.
Sei que é um panorama triste o que pinto até porque, amava, viver da música (ÓBVIO!). Também tive a dúvida ano passado mas... pus-me a pensar.
Sei que a música estará comigo até ao resto dos meus dias, lutarei por ela, trabalharei para atingir patamares altos... ambição, esforço e paixão - 3 componentes base.
Mas, resumindo, a título semi-profissional. Pretendo arranjar (dentro dos mínimos pois isto está tão mas tão mau) um trabalho (minha fonte base de rendimento) e, depois sim, aliar a música e também tirar proveitos disso em termos financeiros. Sei lá se não terei de emigrar...
O meu coração está nisso mas.... não chega Temos de ser racionais e objectivos.
Eu percebo o que queres dizer, tirar um curso noutra coisa, e viver da música por exemplo aos fins-de-semana.
Mas o problema, em mim pelo menos, é que acho que isso não me vai satisfazer a minha "sede de saber", pois vou querer saber muito mais, vou querer tocar com músicos mais experientes, e para isso precisava da licenciatura de percussão e dos outros cursos que tencionava tirar (tencionava depois da licenciatura ainda tirar um curso de som na etic e talvez ir a Los Angeles tirar um curso de bateria de um ano, tal como o meu professor de bateria).

E dizes que os músicos estão assim tão mal, como suposição ou conheces quem não se esteja a conseguir sustentar com música?
É que a minha principal dúvida aqui, é que conheço já alguns músicos que se estão a dar bem e conseguem-se sustentar, mas serão esses uma minoria?

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
ouve os teus pais...

nao te metas numa coisa que gostes ( musica/bateria ) e faças vida disso...

o melhor que tens a fazer é.... ou tirar para professor de musica ou um curso que te diga algo mas nao relacionado com musica...

se tens mesmo paixao... a musica virá ao de cima, mas terás sempre um apoio do curso escolhido.

porque nao ser engenheiro, ter o seu proprio negocio e deixar os teus empregados a trabalhar para ti enquanto vais fazer um gig a suiça ?

pensa nisso.
O problema é que não há mais nenhum curso, não relacionado com música, que me diga algo

Sobre o ser engenheiro e músico ao mesmo tempo penso já ter esclarecido isso com a resposta ao Bernardo. Julgo que não vou ter formação suficiente para tocar com gente assim tão experiente, e eu próprio vou querer mais.

Enes, tu vives da música certo? E não aconselhas por causa do sustento? (Muito resumidamente, era isso que gostava de saber...)
Miguel Tavares não está cá agora...   Citar esta Mensagem