Ver Mensagem
Não lido Sex, 20 de Dezembro de 2013   #27
LEONEL RODRIGUES
 
Membro desde: 5-Jan-2010
Local: Porto
Mensagens: 1.316
LEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em brutoLEONEL RODRIGUES é uma jóia em bruto
Re: Debate: Que é necessário para ser baterista profissional em Portugal? Pros e Contras

Boas a todos.
Acho que levantei um tópico destes á uns tempos atrás mas se não fui..peço desculpa.

Ora bem....ser profissional.

Como eu já sou meio velho, no meu tempo chamavam profissional a um individuo que era mestre no seu trabalho. Claro que essa terminologia estava errada porque profissional será sempre aquele que subsiste á custa da sua profissão e não da sua mestria. Claro que aqui se põe a permissa...bom ou mau profissional.
Mas ambos são profissionais atendendo ao significado da palavra e não do adjectivo.

Agora bateristas ou músicos profissionais, num universo de 100, 2 ou 3 serão profissionais e não vamos ter muitas ilusões.

Ser um grande baterista não implica ser profissional pelo menos neste país. Além dos Gurus musicais (individuais ou bandas) todos os outros neste preciso momento terão de recorrer a outros tipos de trabalho para subsistirem.

Mais....
Os verdadeiros e substanciais verdadeiros profissionais (na correcta veracidade da palavra) são os maratonistas anuais de alguns conjuntos de baile que fazem entre as 100 e as 200 actuações, praticando preços "razoáveis" mas que na quantidade perfazem "enormes fortunas" anuais.

Já referi aqui que conheço grandes músicos da área do Jazz que tocam em hotéis 2 a 3 vezes semana por 35€ e a recibo verde (electrónico).
Mas outros existem que se não fosse a tal profissão diurna viveriam debaixo da ponte.

Por vezes aparecem profissionais efémeros do tipo....pertencer a uma banda que teve a sorte e a sagacidade de ter um hit discográfico e vão ser "profissionais" durante 2 ou 3 anos enquanto o tal hit durar, o publico e/ou o produtor/editora não se fartar deles ou até eles próprios não arranjarem maneira de se auto-destruirem com egos e vaidades, que é o que acontece frequentemente.
Um exemplo disto, não sei se viram aquelas reportagens na SIC acerca dos Excesso e outras Boys Bands. Alguns são motoristas de distribuição de bebidas, dj's etc...

Numa coisa concordo com este governo.....Emigração.
Mas com os músicos isto não vem de agora...vem de sempre.
Para ser alguém na música ou se emigra ou fica-se na expectativa de que algo aconteça....
Exemplos de sucesso por emigração....José Eduardo...em Portugal era um contrabaixista de Jazz acho que formado no HOT CLUBE, que fazia os circuitos dos bares de Lisboa e Porto que por cá não "prestava" mas para os espanhóis serviu para ser o Reitor da Universidade de Música de Barcelona.
Maestrina Joana carneiro....Filha do antigo ministro da educação.....dirige a Sinfónica de Boston e está prestes a ir dirigir a Sinfónica de Nova Iorque.
Já sei que não são bateristas mas são motivo de grande orgulho.

Para terminar...se com figuras de 1º plano (cantores, pianistas, etc) é dificil atingir o profissionalismo...como bateristas então......
É PRECISO GOSTAR MESMO MUITO DESTE MARAVILHOSO INTRUMENTO!!!!!!!!!!!!!

Abraço
LEONEL RODRIGUES não está cá agora...   Citar esta Mensagem