Ver Mensagem
Não lido Sex, 20 de Dezembro de 2013   #28
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Debate: Que é necessário para ser baterista profissional em Portugal? Pros e Contras

Citação:
Mensagem Original de Spl4SH Ver Mensagem
Sim, eu se optasse por seguir musica profissionalmente não me ia dedicar só à banda. Se optar por isso quero tirar um curso de bateria em conservatório e 8º grau em formação musical, para depois tirar um curso superior relacionado com a música(...)
Eu falei em ser baterista profissional, não rockstar(...)
Thunder, relativamente à idade, tenho 17, vou fazer 18 anos, já tenho alguns anos de experiência (...)
Quanto ao merchandise, não é preciso fazer assim tanto investimento. Vendes as coisas online, gastas apenas a fazer o modelo de exibição e quando receberes encomendas(...)
Acho que mais facilmente um pai diz "sim" a ter aulas a 20€ por mes em casa de um gajo do que a ter aulas a 40/50 numa escola de música (...)
é uma questão entre formar-me para ser músico profissional ou não
-Então se já tens isso delineado, força, mas não mistures as coisas, como ias conciliar isso com o ir morar com a banda para um apartamento e tal? E pagar propinas e material e etc's...?
-Ninguém aqui falou em seres rockstar...
-Tens quase 18, boa! Tens alguns anos de xp? Boa! Não leves a mal, mas eu, o Miguel e o Madeira juntos devemos ter + de 60 anos de xp. Acredita naquilo que escrevemos, principalmente neles os dois
-Merchandise-Isso não funciona assim. Podes até ter um modelo apenas, até pode ser só em formato digital para exibição, mas depois se mandas fazer apenas quando tens encomendas não tens lucro suficiente. É muito menos rentável fazer 10 Tshirts em vez de 100.
-Aulas a 20eur por mês, esse é praticamente o preço de uma aula individual! Quantas horas/mês dás por esse valor? Ganhas algum que se veja? Compensa o teu tempo? E depois quando o aluno começa a precisar de evoluir mais e vai embora? E mais uma vez desculpa, porque nunca te vi tocar, mas tens o conhecimento que é necessário para dar aulas?

Se a questão é seres musico profissional, então atira-te de cabeça e projecta o teu futuro, mas sempre com informação e com os pés na terra. E alguma sorte.
Não quero com isto dizer que não possas arriscar, até deves, porque como até diz o ditado, quem não arrisca...


Só para esclarecer a minha posição, para mim um baterista profissional é um músico que é contratado para tocar com variados projectos e é pago para isso. Pode ou não ter banda(s) fixa(s). Pode até dar aulas, mas aí já será um professor ou musico?
Um baterista que tenha 4 ou 5 bandas de covers ou originais e ganhe dinheiro para (sobre)viver todos os meses, apenas de tocar bateria, para mim não é profissional, apenas faz dinheiro com um hobby, por mais sério e profissional que ele seja.
Mas isto são opiniões e não é o que está a ser discutido.
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem