Ver Mensagem
Não lido Seg, 7 de Maio de 2012   #5
Chuckytuh
 
Membro desde: 2-Mai-2012
Local: Braga
Mensagens: 40
Chuckytuh está no bom caminho
Re: [Faça-Você-Mesmo] Bateria acústica para electrónica

Citação:
Mensagem Original de nickmason Ver Mensagem
Viva. Parabéns pelo projecto. Na minha opinião acho que te dará mais gozo tocares numa bateria única e que tu a construíste do que comprares uma já feita em que não tens trabalho nenhum e provavelmente a menor custo.

Por outro lado, acredito que vai haver muita gente a seguir este post (inclusivé eu) para também saber como se faz uma "brincadeira" deste género.

Força nisso e alguma dúvida que tenhas no que toca a trabalhar com madeiras, comunica!!
Obrigado pelas palavras de incentivo!

Realmente o que me está a motivar é o facto de eu ficar com algo construído por mim de raiz e chegar ao "fim" (não terá fim pois este tipo de projecto está sempre em alteração) e sentir uma enorme realização pessoal.

A nível de madeira julgo que não necessitarei de nada em específico pois, ao conseguir o negócio, tudo já vem dos timbalões que mostrei acima, contudo agradeço a disponibilidade e assim o farei quando tiver dúvidas!:D


Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Os pratos, se calhar vais gastar mais de 100€ (pads + cabos + suportes).
Ou seja, já vais a caminho dos 300 e tal. Acho que com mais 50 euros ou um pouco mais até consegues comprar uma Roland TD-3.

É que o mercado de usados das electrónicas está actualmente com boas ofertas, e por muito que tentes construir uma tu, o resultado em termos de custos vai dar ela por ela com baterias já com alguma qualidade e com mais funções.

Acho que o DiY é muito válido como forma de acrescentar, p.ex., um pad, refazer a rack, etc., de início não sei.

O teu projecto acho que está muito bem pensado, a questão mesmo é se compensa em termos de investimento de dinheiro e de tempo.
O que refere em relação aos pratos foi também umas das causas da questão que coloquei no post, entretanto fui fazendo mais alguma pesquisa e deparei-me com método para fazer pratos com acrílico mas confesso que a ultima vez que comprei acrílico já foi à uns anitos para uma tentativa de modding da caixa do meu pc e não ficou muito barato.. Vou tentar dar um saltinho à loja local amanhã para saber mais informação dos preços porque afinal de contas uns pratos com cerca de 20cm de diâmetro é mais que suficiente. Em relação ao suporte, estes estão / estarão fixos ao rack a construir.
Outra solução temporária até obter mais € para comprar os ideais pratos Surge da Alesis é mesmo umas placas em madeira que sempre dá para fazer o trigger ou então usar os dois pads que tenho do kit do guitar hero world tour

Actualmente vivo num apartamento pelo que estou limitado ao barulho que posso fazer e olhando para as soluções de mercado das edrums mais baratuchas (a rondar os 300€) os pads são todos eles barulhentos e os módulos (os das fame/millenium/etc..) são bastante maus, já para não falar da qualidade dos materiais, etc..

Outra coisa que também não me atrai numa edrum comercial é o aspecto, são demasiadamente feias, quero obter o look & feel de uma acústica, nunca tive uma, sempre quis ter, e assim sempre dá para me enganar :P

Citação:
Mensagem Original de DumDumDa! Ver Mensagem
concordo com o Miguel Martinho.
Eu também já fiz algumas coisa em termos de DIY para eletrónicas, mas sempre para acrescentar ou melhorar algumas coisa.

Para cronstruires tudo de raiz, acho que te vai ficar sempre um pouco mais caro. (até porque te faltam aí alguns custos).

Só uma curiosidade. pizes 80 centimos...? Que piezos estavas a pensar colocar?
Sim, é verdade, faltam alguns custos mas também já estive a fazer mais pesquisas para tentar dar a volta à situação. O primeiro grande custo que consegui evitar era o da rack, acredito que com o que tenho em mente vou conseguir fazer um rack jeitoso e versátil e tudo na casa dos 35€, o outro grande custo era o do módulo. Existem dois grandes projectos de DIY drum modules que são eles o www.megadrum.info e o www.edrum.info, ambos são projectos muito bons e com resultados a nível dos produtos do mercado contudo a complexidade não é muito baixa. Estou ainda a estudar uns outros projectos mais pessoais e pequenos que me parecem estar muito bons, não falo deles aqui pois vou tentar fazer um post nesta thread especificamente sobre eles.

A ideia deste projecto era ser o mais DIY possível e para tal passa para construção de um módulo também e sinceramente fazer algo para converter sinais analógicos para MIDI é extremamente simples, acreditem.

Os piezos que encontrei foram estes, são piezos de 30mm.
Chuckytuh não está cá agora...   Citar esta Mensagem