Ver Mensagem
Não lido Qui, 17 de Janeiro de 2013   #21
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Re: Exorcismo às Fames

Um gajo passa um dia sem vir cá e isto está mais animado que a praça ao sábado de manhã :P Entretanto isto virou uma discussão filosófica sobre compra de baterias (e está bastante interessante, confesso).


Acerca do local de fabrico dao equipamento, o país não interessa. Interessa sim a forma como são produzidos e controlados. As gamas de topo produzem-se no próprio país porque estão-se nas tintas para o preço. As peças são inspecionadas uma a uma para certificar a qualidade e se não passarem são derretidas para fazerem novas. Tão simples quanto into. E este processo pode realizar-se em todos os países do mundo. Não é a posição geográfica do fabrico do equipamento que lhe confere propriedades supra normais.

Depois chamo-vos a atenção para outro facto de extrema importância: A Pearl, Tama, Sonor, Mapex, Premier e mais uma dúzia de marcas, não produzem o hardware das baterias de média gama para baixo (salvo raras exceções). Eles compram-no a fábricas que produzem toneladas de equipamento para tudo quanto é marcas. Tal igual como os cascos. A marca que fabrica os aros e lugs para marca A pode fabricar para marca B. A úncia diferença é o tipo de hardware que cada gama utiliza. Die Cast, Triple Flanged, Low Mass Lugs, etc. É por aí que eu corro riscos com marcas brancas. Elas perdem no controlo de qualidade, mas eu ao desempacotar a bicha sei apalpá-la de alto a baixo (isto tem um som tãaao pervertido...)

Para quem nunca abrium uma bateria e não tem experiências com aros e lugs, sim, é complicado comprar uma bateria de uma gama sem controlo de qualidade apertado, pois dificilmente detetará as falhas, como as edges desalinhadas que o Pipó apanhou. (Nesse caso a Yamaha ficaria mais que feliz em trocar-ta. Eles são mais chatos com essas coisas que nós. Parece que é blasfémia para os Japoneses venderem material defeituoso).

E Madeira, as Starclassic serem produzidas na China, no Gabão ou na Bratislávia é tudo o mesmo. Eles continuam a ter técnicos altamente especializados no final da linha de montagem (e no início também) com ultrasons, paquímetros e tudo quanto é aparelho para medir e aferir a qualidade final do produto. Se não estiver bom, vai de volta. E estes técnicos volta e meia até são os mesmos que trabalhavam no Japão que tiveram que ir recambiados para a China de modo a não serem despedidos...

E concordo contigo sobre o hardware da Yamaha. A DW tem ferro do melhor, mas também pagas do mais caro. A Yamaha oferece por 100€ um suporte que a DW oferece por 170€. Eventualmente o da DW será melhor, mas ao ponto de custar mais 70€? Duvido que seja assim TÃO melhor...


Aproveito também para explicar-me melhor acerca de duas saídas minhas que podem dar azo a interpretações menos fies: a bateria é para andar na rua, mas em concertos baratos, metade deles à borla. Eu não me importo de fazer borlas de vez em quando, mas não me vão ver levar A-Customs nem AAX para tocar à pala... E ainda por cima com gajos caceteiros a tocar duas ou três músicas por noite. Confesso que não sabia que os B20 eram mais sólidos que os ZBT. Presumia o contrário até, mas neste caso o set trás ZBT e para comprar outros prefiro comprar logo AAX ou A-Custom.

Diogo Pereira, eu sou o primeiro a admitir que esta Fame não será para durar muitos anos. Daí que até tenciono usá-la por uns dois anos na estrada e depois enfiá-la em casa para ficar em estúdio ou simplesmente para ensaio. O problema é que não quero gastar mais que 1300€ numa bateria para este efeito. Se fosse só para a estrada e não precisasse de nenhuma para ter em casa ou na sala de ensaio, tudo ótimo. Comprava uma Delight ou uma Maple Custom e estava safo. Mas como não se trata disso, com estes 1300€ tenho tudo, mas mesmo tudo. Enquanto se fosse para a Stage Custom (e acreditem que eu mais que muitos tenho um fascínio por elas) teria que gastar mais umas centenas pelo menos. Claro que duraria mais, mas esta em casa aguenta uma vida.


Eu tenho um carro para comprar, uma carta de condução para pagar, 1000€ em propinas para gastar e quase isso em despesas médicas. Tudo isto até junho. Se vou pôr-me em aventuras com Yamahas, volta e meia vou tocar com a bateria às costas lol. E outra coisa, eu não sou um baterista propriamente dotado. Tenho alguma capacidade de execussão, ao ponto de tocar coisas complexas, mas não sou técnicamente dotado (confesso que também foi muito pouco o meu investimento na técnica, pelo que honestamente não sei se até poderei ter algum potencial na área). Pelo que comprar algo que esteja acima da minha fasquia parece-me... Desadequado? Daí não comprar logo uma bateria de 3000€. Deixem lá tocar durante um ano para ver se se justifica. Não quero ser daqueles gajos que mal sabem pegar nos paus e já têm DWs.

Não me tentem, por favor, não me tentem :P


PS: Eu vi essa YD e conheço-a muito bem. É das minhas baterias preferidas. Se estivesse disposto a comprar uma bateria em segunda mão, comprava essa já ontem. Mas todo o material que tive até hoje foi em segunda mão e está na altura de comprar algo novo.


Agora, se alguém me conseguisse dizer quanto uma DrumCraft serie 8 em Maple custaria com 10 12 14 e 16 + bombo de 22, ficaria extremamente agradecido. Ainda que por estimativa.


Acho que respondi a tudo. Caso me tenha esquecido de algo apitem.
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem