Ver Mensagem
Não lido Qua, 26 de Maio de 2010   #1
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
A importância das peles de ressonância - dicas

Decidi abrir este tópico para partilhar alguma da minha experiência quanto a peles de ressonância. Vejo uma preocupação constante com peles de ataque, quais são as melhores, etc. e vejo pouco preocupação com a pele que para mim tem maior importância que a de ataque nestes sentidos:
- A pele de ressonância, chama-se desta forma pois vai dar o quanto o nosso som vai ressoar. Vai-nos dar o tamanho da nota ( dependendo tb da medida do casco claro ) e mais importante que tudo vai dar o TEMPO da nota, tempo no sentido de quando o ar deslocado da pele de ataque chega à pele de ressonância vai ter depois de ser lançado dessa mesma pele de ressonância para fora.

Se não tivermos uma pele de ressonância em condições e mudada periodicamente não teremos um som perfeito e sem aquele harmónico descontrolado.
Algumas dicas da minha parte que acho interessantes:
- Quando por exemplo temos um harmónico descontrolado e pensamos em usar algo para abafar como fita, moongel, etc. antes sequer de o fazermos temos de perceber de onde esse harmónico vem, e normalmente vem da pele de ressonância. Então o que fariamos erradamente que era abafar a pele de ataque e consequentemente cortar muito do som bonito do casco, faremos agora o seguinte:

Afinar a pele de ataque com um tom por exemplo posado numa mesa de forma a abafar completamente a pele de ressonância. Afinar a pele de ataque neste caso é sentirmos que temos uma nota redonda e bonita, o chamado ponto G da pele onde ela canta e de uma forma bonita.
A partir desse momento temos a pele a cantar em sintonia com o casco.

Depois montaremos a pele de ressonância e faremos o mesmo até esta pele de ressonância estar com um timbre aproximado/igual à da pele de ataque, ou seja, termos o mesmo "pitch".

Agora aqui começa a funcionar o gosto pessoal, o tipo de peles, o tipo de cascos, etc. tantos factores que vão influenciar o som mas daria algumas dicas:

Madeira menos duras como o maple gostam de uma afinação média/apertada na pele de ataque, e um pouco mais apertada na pele de ressonância. Ou seja a pele de ressonancia um pouquinho mais apertada que a de ataque. E gostam também mais de peles single ply de ataque para poder cantar ao máximo.

Madeiras mais duras como a bubinga, oak, etc gostam de peles double ply de ataque com single ply de ressonância e afinações iguais nas peles de ataque e de ressonância, ou seja, pele com tensão e nota igual em cima e em baixo.

Obviamente que isto é a minha opinião para termos um som standard de qualidade, mas cada um tem o seu gosto e forma de ter o seu melhor som, que para si vai ser o ideal.

Outra dica quanto às peles de ressonância: Montar o tom na bateria e com a baqueta ir tocando na pele de ataque e com a outra mão e com a chave ir dando pequenos toques de aperto/desaperto nos vários parafusos até conseguirmos chegar àquele que está a dar o harmónico ou o som indesejado. Há sempre o que eu lhe chamo parafuso supresa, que é o parafuso que vai controlar esse tal harmónico, pequenos toques esq. / drt. e ir sempre batendo na pele de ataque até conseguirmos alcançar o som que queremos.

A altura ideal para mudar as peles de ressonância é em cada 2/3 mudanças de peles de ataque.
Depois dentro das peles de ressonância o comum é usar-se uma pele single ply, e temos como grandes standards a Remo Ambassador clear ou coated e a Evans G1 clear ou coated. No caso da remo as Diplomat funcionam também super bem para quem quer tirar o máximo de ressonância do casco pois são mais finas que uma ambassador. Falando no coated para ressonância, eu sou super fã do mesmo mas nas tais madeiras mais softs como o maple, nas madeiras duras não funciona tão bem. O que faz é amaciar o som, fica mais controlado e quente. bateristas que usam peles de ressonancia coated temos por exemplo Benny Greg ou Vinnie Colaiuta.
Mas de notar que clear de ataque com coated de ressonancia não funciona bem, o ideal é coated + coated e coated + clear.

Exemplos:

Maple/Birch/Mogno, etc. madeiras menos duras:
Ambassador clear ou coated ataque + ambassador clear ou coated de ressonância
Ambassador clear ou coated ataque + diplomat clear ou coated
Vintage A coated ataque + ambassador coated ressonancia
G1 clear ou coated ataque + G1 clear ou coated de ressonância
Gplus ataque + G1 ou Gplus de ressonância

Bubinga/Ash/Oak, etc. madeira duras:
Emperor clear ou coated ataque + Ambassador clear ou coated ressonancia
Emperor clear ou coated ataque + Diplomat clear ou coated ressonancia
Vintage Emperor coated ataque + Ambassador coated ressonancia
G2 clear ou coated ataque + G1 clear ou coated de ressonancia

Pus de fora as EC da Evans e as Pinstripe por serem peles demasiado controladas e que cortam bastante o som dos cascos.

Também há situações que de forma nenhuma conseguimos retirar aquele som descontrolado que não queremos e poderão haver várias razões algumas delas comuns até: o bearing edge não é perfeito. o aro está empenado. a pele tem algum defeito. a pele não é a certa para aquela bateria. E depois claro pode acontecer como me aconteceu quando começei que o problema era meu e eu n sabia o que estava a fazer. E também se o casco não é minimamente bom de nada nos servirá o nosso esforço mas o que eu aconselho é se nada mais funcionar abafarmos com fita ou moongel ou qq coisa a pele de ressonancia, não a de ataque. Porque depois imaginem uma bateria micada e micada claro está na pele de ataque. Se a pele de ataque estiver muito abafada não vai soar nem projectar.

Queria chamar à atenção de novo que isto que eu escrevi funciona para mim e para aquilo que eu gosto, obviamente que há muita coisa que eu disse que muitos não concordarão e eu respeito porque há gostos para tudo.

Espero que tenha sido útil.

Abraços.

Última edição de Pipó : Qui, 27 de Maio de 2010 às 01:00. Razão: erro ortográfico
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem