Ver Mensagem
Não lido Sex, 15 de Janeiro de 2021   #2
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: Construir uma caixa para isolar o som de interior para exterior

Ora viva, não sendo certamente uma pessoa literada em acústica, se percebi bem o contexto do que se pretende, diria que a solução estará bem pensada.

Em termos de isolamento de som, existem alguns conceitos-chave genéricos a ter sempre em atenção:
- furos ou rachas, que vão incrementar (e de que maneira) a fuga de Decibéis cá para fora (importante consoante a natureza e geometria da caixa; por exemplo, acessibilidade ao interior, folgas nas portas, passagem de cabos, etc..
- a relação direta entre a densidade do material isolante vs o som que retém (ás vezes há quem pense que materiais como esferovite, esponja ou caixas de ovos isolam bem, o que é errado. A solução da chapa 2mm parece-me boa! Pergunto-me se o gesso terá algum efeito perceptível, ou se a ideia é apenas servir de apoio à lã de rocha...
- a existência de atenuadores de transmissão de vibrações - a terra compacta parece-me ajudar neste campo - ainda assim, pergunto-me se a caixa interior estará apenas pousada ou, de alguma forma, aparafusada à estrutura exterior, o que pode transmitir vibração cá para fora, e gerar ruído no ambiente envolvente. Se for fixada, deve ser com recurso a apoios elásticos (cinoblocos de borracha, por ex.).

Qualquer das formas, pela descrição, parece-me uma boa solução. Depois partilha os resultados, fiquei curioso. Um abraço.
__________________
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem