Ver Mensagem
Não lido Qui, 7 de Janeiro de 2010   #13
DrumPhilosopher
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Figueira da Foz
Mensagens: 839
DrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixeDrumPhilosopher é mesmo fixe
Re: Micros para tocar ao vivo e ensaios

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Antes de mais, a bela da dica "vê usados".
Sei que material electrónicos é mais chato de se comprar usado, mas com um pouco de sorte os 500 ou 600 euros que ronda o investimento de uma coisa para durar fica-te em metade do preço.
Os micros que tenho foram todos comprados usados e poupei uma bela massa (p.ex., os 2 SM57 que tenho custaram cada um 60 euros). O problema nos usados é encontrar o bom material à venda.


Falando do caso concreto e que deves ou não comprar.
A minha opinião é que se pretendes comprar um set completo, então compra um pack. Sai mais barato e vem geralmente com todos os micros necessários (há packs que não trazem os overheads, mas é uma questão de veres isso).
Na Thomann tem lá uns packs bem interessantes.
No que toca a marcas, por conhecer as marcas na prática, recomendo: Shure, AKG, Sennheiser, Beyerdynamic e Electrovoice.
No thomann, vi este pack que me chamou a atenção:
http://www.thomann.de/pt/ev_pl_dk_7_bundle.htm (tem tudo, até os tripés)
Mas também tens lá o kit mais barato da Shure que também é porreiro.

Caso optes por comprar às peças e aos poucos:
Então, avança primeiro para o micro de bombo (+ tripé) - tanto o AKG como o Shure que se falam por aqui são excelentes.
Para overheads, como os AKG1000s são puxadotes (mas excelentes), aconselho-te os Rode NT3 (não te esqueças que terás de comprar 2 tripés girafa com alcance) http://www.thomann.de/pt/rode_nt3.htm

Com micro de bombo + 2 overheads já ficas com material suficiente para tocares na maior parte dos bares (os festivais normalmente têm PA alugado que normalmente engloba micros de bateria).
O set bombo + overheads funciona bem em qualquer bar se a banda não tocar muito alto e se a tua bateria tiver afinada de forma a soar alto a nível de toms (a tarola rompe sempre - claro que se tocares metal extremo com blast beats já não porque a força aplicada nas peças é pouca). O que quero dizer com isto é que a bateria ouvir-se ou não também depende do baterista.
Se a banda tocar alto e se tu tiveres a bateria afinada de forma "fechada", ou a bateria tiver pouca expansão sonora (tu acho que usas birch, né?), talvez necessites de colocar uns micros nos toms (tenta ensaiar com o teu kit e pede à banda para subir mais os amps e vê até onde a bateria continua a furar o resto da banda sem teres de aplicar mais força para te ouvires - tampões nos ouvidos são necessários )

Uma coisa que acho muito importante se optares por comprar micros para os toms, é estes terem o acessório de montagem no próprio tom e este sistema seja versátil o suficiente para evitar que se faça muita ginástica mental para se conseguir colocar um micro num tom de 10" sem que o micro vá parar a meio da pele.
Relativamente a estes micros, tens, p.ex., estes: http://www.thomann.de/pt/beyerdynamic_opus_67.htm
A marca Beyerdynamic é muitas vezes esquecida mas tem muita qualidade, especialmente em micros de micagem de instrumentos (para voz já nem tanto).


Recapitulando (relembro que é apenas a minha opinião como utilizador, porque certamente que um técnico de som terá outra opinião):
- Se vais tocar em bares pequenos começa pelo set bombo + overheads
- Se vires que pode ser problemático os toms furarem no meio da banda, então compra os mics para os toms e tarola
- Quanto a mim, se fores comprar micros para tudo, a opção kit já completo é a melhor opção porque fica mais económica e é mais prática.
- Não te esqueças que a juntar ao valor dos micros, terás de somar o custo de aquisição de cabos + tripés
- Compra de acordo com as necessidades reais e não porque se calhar podes vir a precisar do micro x ou y uma vez por ano ou nem isso (não compres a pensar no talvez seja preciso mas não sabes quando nem como).
- Procura nos usados porque por vezes há grandes negócios
Muito Obrigado Pela optima explicação!!!

Agora uma questão...

Há muita diferença (qualidade) entre o SHURE Beta 52 e o Shure PG 52?
http://www.thomann.de/pt/shure_pg_52.htm

São cerca de 40€ de diferença!



Abraço e + uma vez obrigado a todos
__________________
My Pearl & My Yamaha
My Bands: Solecist, Eternal Flow
DrumPhilosopher não está cá agora...   Citar esta Mensagem