Ver Mensagem
Não lido Qui, 15 de Agosto de 2013   #6
João Ramos
 
Membro desde: 7-Jun-2009
Local: Leiria
Mensagens: 263
João Ramos será famoso em breveJoão Ramos será famoso em breve
Re: Micar uma bateria

Concordo com o SilverDrummer.

Sim, o Shure SM57 é um dos microfones mais famosos, principalmente na estrada, e serve para micar amplificadores, tarolas, timbalões. Até há que use para captar o kick do bombo (o som mais estalado), apesar de não achar que dê saúde nenhuma ao microfone, que tem um SPL baixo comparando com os próprios para bombo (D112, Beta 52, D6..). Não vás é na conversa de alguns "técnicos de som" que andam por aí como já cheguei a ouvir: "Epá aqueles Shure 57 são muita bons, aquilo por cima dos pratos apanha tudo que é uma maravilha!". Ora bem, um micro direccional para apanhar pratos? Então não percebo o porquê de normalmente se usarem condensadores para este fim

A vantagem de comprares menos agora mais com mais qualidade é daqui a uns tempos poderes ampliar o set e ficares já com microfones para a vida, mas sinceramente eu não ia por aí. Pessoalmente, e ao contrário da opinião de muitas outras pessoas (atenção, é mesmo opinião pessoal) não gosto assim tanto do som que os overheads captam dos timbalões. É óbvio que não tem a definição de um micro que está exclusivamente para essa peça. O ideal e o que se faz normalmente é equilibrar o som desses micros com o dos overheads de modo a dar um pouco de brilho ao som, até porque normalmente não faço SOLO aos overheads quando estou a fazer som à bateria (solo é ouvir apenas esses microfones/canais). Tenho a mistura dos micros dedicados e vou subindo os faders dos overheads até ter o som que procuro, natural e equilibrado.

Mas como já me estou a alargar, deixo-te a minha opinião resumida: eu apostava na SoundCraft, tem bastante qualidade para o preço, não te vai deixar mal certamente, e comprava o kit de microfones que te mostrei. Se vires que com o tempo precisas de mais podes começar por comprar por exemplo um Shure SM57 (eu ia para o Audix i5, que como o Gavin Harrison diz, soa semelhante ao 57 mas não tem o problema da ponta estar "solta" e de vez em quando fazer ruído). A qualquer momento também podes vender esse set, ou ficar com ele para uso em sítios mais pequenos onde não compense andar com material muito caro.

A seguir aos meus e604 adorava que viessem os MD421, não sei se conheces. Esses são umas valentes bombas, mas também não tenho orçamento isso agora eheh

Abraço, qualquer coisa já sabes!
João Ramos
João Ramos não está cá agora...   Citar esta Mensagem