Ver Mensagem
Não lido Ter, 4 de Outubro de 2011   #2
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: O meu kit! Drumcraft 8 Cardiac Burst + Paiste + Missom + Evans! Cheio de fotos!

Citação:
Mensagem Original de Mario Esteves Ver Mensagem

Parabéns! Bela compra e fico contente por teres contribuido para a nossa tão necessitada economia nacional.

Mario Esteves adicionou o seguinte texto, 15 minutos e 22 segundos depois:

Caro Mário, contribuir para a economia nacional?! Mas desde quando a DrumCraft é nacional? Não tem grande impacto na nossa economia quando compramos material importado, mesmo que sendo comprado a uma empresa nacional! Ou não é assim?

Abraço,

Pepito
Não Pepito. Pelo menos o IVA pagas cá, rodas stocks cá, fomentas a Loja em causa que é portuguesa, gera emprego e paga os seus impostos cá. Se fores a pensar assim, então nós não produzimos nada (ou praticamente nada). Ou seja, o facto de não ser produzido cá não é obstáculo ao fomento da economia nacional, desde que seja vendido cá, pois isso faz com que a moeda circule cá. Ao comprares cá também beneficias o importador português e, como acima já disse, o retalhista português. Claro que tal contribui para o aumento das importações e nós queremos é exportar e isso afecta a nossa balança de transacções. Mas o que temos nós para exportar, salvo raras excepções?

Para exemplificar : quando compraste a tua bateria (de marca estrangeira) ao retalhista cá em Portugal, beneficiaste o Importador da marca, o retalhista (que, por mero acaso são a mesma entidade, mas poderia não o ser), ajudaste a manter postos de trabalho, contribuiste com o IVA, etc,etc. Ajudaste a economia nacional! Se eu mandar vir directamente e como particular uma bateria da TAMTAM ou da Thomann estou a contribuir para a economia dos países de origem da compra que, sendo da UE, implicam a livre circulação de bens (e de pessoas). Ou seja, pagas o IVA do e no país de origem (por, ex. o IVA Espanhol que é tributado logo em Espanha e não em Portugal), contribuis para a economia do país de origem nas várias vertentes que acima mencionei. Já se mandares vir de fora da UE, o IVA, por ex. já é pago cá, pelo que também contribuis para a economia nacional. O mesmo se aplica às batatas, à sardinha, tomate, automóveis, barcos, aviões, o que quiseres.
Claro que, o ideal será comprares produtos portugueses em Portugal. Neste último caso contribuis a 100 % para a economia nacional. Mas, neste último caso, só me estou a recordar das alheiras de Mirandela, das Bananas da Madeira, da pouca música nacional, das baquetas Mission e da cortiça e do vinho do Porto. (Perdoa-me o sarcasmo - não fálo dos galos de barcelos, pois estes já são feitos na China - mas temos o País que merecemos...)
Resumindo, nós somos um País de serviços (Turismo e Restauração, essencialmente e, muito boa gente não sabe, refinamos petróleo (dos outros países) com grande qualidade) e não produzimos nada ou quase nada. Deste modo, é de grande interesse para a economia nacional promover o turismo, por forma a que os estrangeiros venham cá, durmam cá, comam cá, bebam cá, se movimentem cá nos transportes portugueses, e, se possível que comprem produtos portugueses cá.

Espero ter-te esclarecido!

Abraço,

Mário

Última edição de Mario Esteves : Ter, 4 de Outubro de 2011 às 13:44.
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem