Ver Mensagem
Não lido Qua, 18 de Fevereiro de 2015   #2
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: Que bateria eletrónica até 1200 euros devo comprar para durar uns anos?

Acho que o título da tua mensagem não estava a ajudar ao pessoal a abrir o texto... (nota: alterei de "Aconselhamento para compra de Material" para "Que bateria eletrónica até 1200 euros devo comprar para durar uns anos?")

A minha opinião, baseada apenas na experiência pessoal, segue neste sentido:

O ideal numa bateria eletrónica é que tenha todos os pads com peles em rede (mesh), mas, por uma questão de economias pessoais, o ideal para quem quer começar será investir num pad de 12'' com pele em rede (como o PD-120 da Roland, por exemplo) para a tarola, e, nessa fase inicial, manter os timbalões com pads básicos em borracha.

Isto sempre recorrendo ao mercado de usados, observando apenas especial atenção ao estado das peles nos pads PD-120, bem como à resposta dos triggers (fácil de observar com apenas 3 minutos de utilização)

Com esta proposta, consegues com isso iniciar-te no mundo das baterias eletrónicas de forma a treinares ambas as sensações (pads em rede e em borracha) com destaque especial para a tarola, que é sem dúvida alguma o elemento mais determinante.

Com isso já poupaste uma "pipa de massa" para ires experimentando um ou outro módulo e verificar as questões do som, das afinações, das ligações ao PC, etc.

Claro que esta minha proposta segue no sentido de quem está disposto a adquirir a bateria eletrónica às peças (mais ou menos como por vezes se faz com as baterias acústicas, claro está. )

Sobre os módulos, deixa-me que te diga previamente que, a diferença entre os módulos de última geração (TD-11, TD-15) para os módulos da geração anterior (TD-12, TD-20) é abismal!

Provavelmente, um iniciante poderá ficar minimamente contente com os módulos TD-12 ou pelo outrora topo de gama TD-20, mas a tecnologia "SuperNATURAL" dos mais recentes faz com que a sensação que se obtém ao tocar bateria num kit com esses módulos seja algo muito mais próximo de uma bateria acústica.

No caso dos módulos TD-15, a Roland inclui uma técnica de modelação apelidada de "Behaviour Modelling", o que, basicamente é uma análise da pressão que é exercida na pele do pad para determinar qual o tipo de modelação de som que sairá do módulo cá para fora. (isto foi a resposta da Roland aos softwares de bateria e percussão que ultimamente têm vindo a surgir no mercado, e eu, pessoalmente até me perguntava porque é que estariam a demorar tanto tempo para dar uma resposta à altura do que o mercado já andava a produzir.)

Isto, claro, não descurando o facto de, se o preço for vantajoso, e se ainda não pretenderes andar assim muito para 'diante' no mundo das eletrónicas, talvez faças bons negócios adquirindo kits com módulos TD-12 ou TD-20, até porque, se ligares qualquer destes módulos ao PC e usares software, consegues até melhores resultados do que aqueles que os módulos TD-11 oferecem.

Aliás, há pessoal com kits eletrónicos com módulos tão básicos como os TD-3, TD6 ou, vá lá, os TD-9, ligados ao PC que conseguem precisamente o mesmo com o uso do software.

Mas claro que, logo no início da tua questão colocaste a premissa de uma bateria para "durar uns anos", pelo que, se for para seguir por este caminho, os módulos mais recentes deverão ser a escolha acertada.

E ressalvo que não sei qual quais os valores que te estão a pedir pelos modelos que indicaste, mas, espero que estas breves indicações te possam ajudar a ponderar e talvez a tomar uma decisão.

Bons batuques.
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem