Ver Mensagem
Não lido Sáb, 10 de Maio de 2008   #4
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Re: DÚVIDA: Procuro tradução/ajuda em alguns termos de bateria e acessórios. Participem!

olá.

As principais causas de não ver tanto essas dimensões é o fator transporte... nem todos querem estar a carregar um bumbo dessas dimensões pra todo lado ,mas se notar notar há por aí bastante bandas com bumbos 24" e até 26" ,mas a preferencia tem caído pelos 22" e 20" .

o que resolveram agora foi diminuir um pouquinho o diametro e aumentar a profundidade pra 18" ,isto pelo fato de já se conseguir peles com sons mais definidos ,como Emad e outras ,que ajudam a compensar a falta de definição da profundidade.

outro fator que atrapalha o uso dos bumbos 24" é a disposição das peças.
se for usar o toms sobre o bumbo já torna seu acesso complicado.

eu não tenho preferencias de dimensões ,mas gosto sempre do som grave ,mas definido.

pra escolher tuas medidas pode pensar da seguinte forma:

diametro: quanto maior mais grave ,quanto menor mais agudo.mas nas duas formas o kick mantem-se presente.

profundidade: quanto mais profundo mais grave ,quanto mais curto mais agudo.mas conforme aumenta a profundidade o kick diminui.

por isso um 22x22 soaria muito grave mais sem definição de toques muito rápidos. um 20x20 já soaria melhor .

uma forma de jogar com a profundidade seria usar peles com som mais seco ,de forma que a batedeira fornecesse o kick definido e a ressonancia timbrasse apenas esse som com os graves.

já toquei em bumbo 24x14 (identico ao do J.Bonham) e em 22x14, 20x14... soam muito definidos ,principalmente se houver boa escolha de peles.

hoje em dia as opções que acho mais equilibradas são 22x16 e 20x18 ,isso pros tipos de peles que temos a disposição hoje em dia (na minha opinião,claro). mas pra duplos ainda prefiro 20" . 22" só se for pra usar dois bumbos. assim tenho um intervalo maior de resposta entre as peles de cada bumbo.

já nas combinações de peles / madeira : quanto mais profundo o tambor ,mais soa o timbre da madeira e menos o timbre das peles ,e quanto mais curta a profundidade , mais soam as peles e menos a madeira.
o ideal é conseguir o meio termo dentro dessa opção,pra que possas ter a madeira e pele a vibrar com a mesma frequencia de trabalho ,somando assim tanto em timbre como em volume e definição.

mas isso é um assunto de páginas e páginas de dialogo e se continuar isso vai virar uma biblia eh eh eh eh

abração
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...

Última edição de MANEIRO : Sáb, 10 de Maio de 2008 às 17:09.
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem