Ver Mensagem
Não lido Seg, 5 de Abril de 2010   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: [DEBATE] Os apoios das marcas

Citação:
Mensagem Original de tiagop Ver Mensagem

[texto retirado para contextualizar o assunto somente neste tópico]

Falando de endorsement, o meu ponto de vista eh o seguinte:

1) A marca fornece gratuitamente material ao artista? Se sim, a marca eh Endorser e o artista eh um Endorsee, tendo um Endorsement da marca X (usando os termos correctos em ingles).

2) A marca nao oferece nada ao artista, mas da acesso a desconto em material: nao sei em ingles, mas pode-se chamar de Apoio. O artista, em troca de tais privilegios, da a sua cara. Na realidade, o artista esta a pagar a marca, mas, em vez de ser em dinheiro, eh em trabalho: sessoes fotograficas, de autografos, obrigatoriedade de usar (e expor) material da marca, etc.

Alguem acha que o Lars (ou o Portnoy) paga alguma coisa a Tama? Ja estou como o Miguel Martinho: assim sendo, sou Endorser de muito baterista em Portugal!! Vou ver se faco uns autocolantes para a malta colar nos bombos!

Além disso tudo, há o patrocínio dado pela casa-mãe e o dado pelo importador/ representante nacional que diferem em termos de conteúdo de contratos.

Uma coisa que me assusta um bocado nisto dos apoios dados em Portugal, é que muitas coisas são tratadas e combinadas de boca. Não há contratos de responsabilidades, deveres e direitos assinados. O que hoje o representante diz amanhã pode desdizer sem que o apoiado possa dizer o quer que seja.
Parece-me, e reforço a palavra parece-me, que há gente a aproveitar-se da ingenuidade de alguns bateristas, promete-lhes mundos e fundos e que depois as coisas vão mudando e o que era hoje, amanhã já não é bem assim.


Outra coisa que não percebo é como é que há quem apregoe que é patrocinado por uma marca mas na prática tem 30% de desconto em algum material designado previamente pelo representante da marca.
Ora, eu ainda no ano passado comprei um Paiste 2002 e consegui 25% de desconto e não tenho nada a ver com a marca ou com o representante da marca em Portugal. Se eu que não tenho qualquer acordo com quem quer que seja das lojas ou marcas e consigo 25% de desconto, afinal, em que consiste e qual a vantagem de um acordo de apoio quando este apenas dá 30% de desconto em algum material?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 5 de Abril de 2010 às 12:15.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem