Ver Mensagem
Não lido Sex, 20 de Dezembro de 2013   #30
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Debate: Que é necessário para ser baterista profissional em Portugal? Pros e Contras

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
(...)E aqui pego na ideia do Leonel: em 100 músicos se calhar só 2 ou 3 são profissionais.
(...)Falarem de nós que somos os maiores, que a minha banda é espectacular, que toda a gente gosta de nos ver tocar e todos nos acham dos melhores é fixe. Mas isso paga as contas?! Não.
Eu acho que essa percentagem ainda é menor...acho que ultimamente vemos bastantes musicos como freelancers, independentes, etc. que não encaixam bem na categoria de profissionais, por mais profissionais que sejam ou se sintam. Mas tambem há muitos que até tocam instrumentos mas nem são musicos, mas isso são outras contas.

Isso da banda ser falada e até ter pessoas nos concertos é fixe, é giro, mas dessas pessoas, quantas conhecem a banda? Ter 100 amigos num concerto a dizer que foi brutal é muito giro no inicio e até nos massaja o ego, mas ter 10 pessoas que não conhecemos de lado nenhum a aplaudir e a gostar é ainda melhor. E se em cada concerto vires pessoas que não conheces mas que no concerto seguinte tambem lá estão, isso é de valor. Mas isso vai pagar as tuas contas? Não. Pelo menos num curto/médio prazo.

Musico profissional? Ok, investe nisso com cabeça e dou toda a minha força.
Não te esqueças que dá "n" vezes mais trabalho do que o que estás a imaginar agora.
Acima de tudo, vais precisar de força de vontade, apoio da familia e amigos de certeza, e não te esqueças das "cunhas" ou contactos...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem