Ver Mensagem
Não lido Qua, 7 de Janeiro de 2009   #14
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Pele para tarola

Citação:
Mensagem Original de Tom Sawyer Ver Mensagem
Tenho a Genera Dry, e é mesmo excelente para aquele som seco que muitos preferem, muito boa para rock.
No entanto, já me fartei um bocado. Acaba por ser seca demais, ainda para mais há muito que já não toco rock puro.
A próxima vai ser no máximo uma Powercenter ou Remo CS, mas se tivesse uma tarola melhor podem crer que não lá punha nada que não fosse Ambassador/G1...

Concordo plenamente em relação à genera Dry e HD Dry. Acho que são peles bem engraçadas para colocar em tarolas de metal, e acho que são peles que vieram "salvar" quem tem tarola de baixa qualidade e perdia a paciência a tentar afiná-las. Agora colocar uma pele dessas num boa tarola, sobretudo de madeira, para mim é um crime...

A tarola fica completamente abafada, morta, sem brilho... Perde todos os harmónicos que dão carisma e personalidade à tarola, e põem uma tarola de topo e uma tarola de 50€ a soar exactamente ao mesmo, com um som seco e sem vida.

Gosto de um som com vida, a realçar as propriedades do casco, mas pronto, isso sou eu... Acho preferível usar uma pele menos abafada e usar algum muffling externo se os harmónicos estiverem um pouco exagerado. Utilizando moongel, é possível controlar a quantidade exacta de harmónicos que queremos, e eliminar harmónicos chatos, ou até abrir o som da tarola para esta ou aquela música, simplesmente colocando ou retirando o moongel da pele ou mudando-o de sítio. Se um for demais, basta cortá-lo até atingir o som que queremos. Com uma pele tão abafada como a Genera Dry ou HD Dry, é impossivel ter qualquer tipo de controlo. Afina-se a tarola e o som é aquele, ponto final...

Nas minhas tarola gosto de usar a Ambassador coated, pelo som bem aberto, ou a equivalente da Evans, a G1. A Evans tem também uma pele de tarola que gosto muito, simplesmente a Genera. É igual à G1 mas tem um aro interno, tipo as powerstroke, mas mais fino, e que mata apenas as frequências de harmónicos mais irritantes, mantendo um som bem aberto.

Para rock e estilos mais pesados, concordo com o Ângelo, a powecenter é uma boa opção, porque permite um som seco quando atacada no centro, mas mantêm um som bastante aberto quanto tocada mais próxima do aro.

Resta dizer, que como já devem ter percebido pelo resto do post, que não gosto de peles de camada dupla na tarola. Uma pele de camada simples deixa soar a tarola mais livremente e proporciona mais sensibilidade, que para a minha forma de tocar considero importante, também porque só tenho vindoa usar tarolas de madeira, com aros Die Cast ou aros de madeira, o que também ajudar a controlar os harmónicos.

Ficou a minha opinião.

Abraços

Última edição de Nelson Carreira : Qua, 7 de Janeiro de 2009 às 12:57.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem