Ver Mensagem
Não lido Sex, 2 de Agosto de 2013   #1
Loseless
 
Membro desde: 12-Jan-2013
Local: Algarve
Mensagens: 71
Loseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em brutoLoseless é uma jóia em bruto
Para congueiros e similares que tocam com DJs

Eu adoro música electrónica. Também adoro percussão. Música house tribal então deixa-me doido. Mas ver DJs a tocarem com percussionistas a fazer azeitices tira-me do sério ao ponto de ficar com vontade de ir buscar um saco cheio de pedras da calçada e desatar a fazer tiro ao espantalho.

Não é que hoje vi um miúdo a fazer "percussão" com um DJ que não fazia a menor ideia do que estava a tocar? Todos sabemos que o house é feito à base de crescendos, picos, rebentamentos, etc, e o puto tocava quando a batida desaparecia (ficando só a voz e a nota em suspensão por detrás), não percebia (ou sentia) quando a música crescia, arreava ou mudava de feeling, ambiente ou dinâmica; fazia ritmos que não tinham nada que ver com os das músicas (tipo fazer duas por duas numa música que pedia trecinas ou singles com acentuações alternadas) e quando a música mudava ele lá ia na dele, sem perceber que o feeling e o balanço estavam a mudar.

E por isso vejo-me na posição de andar à pedrada com esta malta. Porque é que os percussionistas e os bateristas têm tanta dificuldade em perceber estes conceitos? Farto-me de ver malta dos batucos a tocar sem a menor ideia do que é crescer, arrear, mudar de ambiente ou groove, acentuar determinadas partes, compensar por algum instrumento, etc.

Faço então um apelo aos DJs: Se querem bons percussionistas procurem bateristas a sério ou percussionistas profissionais.

Aos bateristas: estudem, oiçam vários estilos, sobretudo chillout, jazz, downtempo e esses estilos que revolvem à base de mudanças de feeling e de ambiente.

E aos percussionistas: não vão tocar com DJs a não ser que saibam mesmo o que estão a fazer. De outra forma o público começa a desejar que vocês desaparecessem dali e deixassem o DJ tocar em paz.
Loseless não está cá agora...   Citar esta Mensagem