Ver Mensagem
Não lido Qui, 19 de Dezembro de 2013   #21
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Debate: Que é necessário para ser baterista profissional em Portugal? Pros e Contras

Acho que a questão aqui, e sem querer ofender ninguém, é:
Qual a tua idade, Spl4sh?

Não leves a mal, mas esse tipo de raciocinio tinha eu com 16/17 anos quando comecei a tocar...esse tipo de coisas que falas, simplesmente não acontece.

Já tive muitas bandas, umas com mais "sucesso" que outras e nunca ganhei dinheiro que se visse. Pelo contrário, sempre gastei e bastante. Mesmo com pouca xp em covers, tambem não fiz mais €€€ do que desse para pagar o material e ensaios.
Só a titulo de exemplo, com originais, praticamente não arranjas sitio onde tocar sem ser a receber à % das entradas. Mesmo que metam 100 pessoas num bar com 5eur de entrada, não vão receber mais do que 250eur. E estes concertos são uma raridade. Neste momento, pelo que sei desde sempre, originais não recebem ou recebem muito pouco. Covers tens bandas a tocar por 150eur, embora o cachet normal seja por volta dos 250/300. Assumindo uma banda com 5 elementos, tinham que fazer 10 concerto/mês. E isso não aparece assim, mesmo mexendo-se nos circulos certos é dificil. Claro, tens bandas que ganham mais por concerto e os festivais motard rendem sempre mais, mas é preciso enquadrarem-se no género e terem conhecimentos e já alguns anos de rodagem.

Quanto à questão inicial, acho que o Madeira e o Miguel já disseram tudo.
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem