Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!

Resposta
Opções
Não lido Ter, 12 de Setembro de 2006   #1
Cutlas

Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Cutlas será famoso em breve
Afinação: Como afinar a bateria de forma a obter um som seco e cortar alguns harmónicos?

Boas pessoal!

É o seguinte: tenho andado em afinações, mas tou com alguns problemas em encontrar +/- o som que quero. As peles não ajudam porque são fatelas, mas não tou a conseguir nem chegar perto do som que quero em alguns timbalões.

Eu quero um som seco, cortar alguns harmónicos, e para isso preciso de saber, se para fazer isto aperto mais a pele de resposta e alargo mais a de ataque ou aperto mais a de ataque e alargo mais a de resposta?

Obrigado

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Setembro de 2006   #2
Ricardo Fernandes

Membro desde: 25-Jul-2006
Local: Braga
Ricardo Fernandes está no bom caminho
Boas...

Uma técnica que uso é colocrar os timbalões no chão, com as pela inferiores viradas para cima e vou apertando para criar uma tonalidade que goste... depois coloco os timbalões na bateria e vou aos poncos apertanto até chegar ao ponto "G"... é assim que afino a minha bateria.

Ao afinar uma bateria temos que ter em conta vários factores: as peles, a bateria, o som que pretende-mos entre outros...

Já toquei numa bateria igual à minha, com um som completmente diferente... é muito relativo a afinação...

Fica bem...
Ricardo Fernandes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Setembro de 2006   #3
Cutlas

Não entendi mt bem!

Como e que axas a tonalidade que queres atravez da pele de resposta? ja sabes que o som que pretendes é se a pele estiver muito ou pouco esticada, é isso?
Eu queria era saber se para ter o som mais seco tenho que esticar mais a de resposta e alargar mais a de ataque ou vice versa!

Não lido Ter, 12 de Setembro de 2006   #4
Ricardo Fernandes

...

É assim, para finar a minha bateria uso o sistema que te disse. No meu caso as peles de baixo estão mais tensas do que as de cima... por isso é que afino primeiro as de baixo, para ver qual a ressonância delas.
Quanto mais as peles são esticadas, tem mais ressonância.
Por isso, tens que partar as peles aos poucos até teres um som que gostes (abafado), senão conseguires podes recorrer sempre a abafadores...
no fórum um texto sobre a afinação de bateria... pode te ajuadar...
Não lido Ter, 12 de Setembro de 2006   #5
Nitro

Membro desde: 12-Abr-2006
Local: Castelo Branco
Nitro está no bom caminho
Boas,

A pele ressonante dá o timbre e a batente dá o ataque mais ou menos dependendo do aperto que deres.

Cumprimentos
Nitro não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 12 de Setembro de 2006   #6
Cutlas

Depois de algumas horas a afinar e a desafinar consegui o que queria ! lol
Para conseguir o som que queria tive que apertar mais a pele resposta e apertar menos a pele de ataque!

Obrigado

Não lido Qua, 13 de Setembro de 2006   #7
Ytsephill

Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Ytsephill será famoso em breve
Cutlas ainda bem que conseguiste o que querias mas talvez isto te ajude no futuro (a mim ajudou-me muito) :

cumps
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 13 de Setembro de 2006   #8
Ricardo Fernandes

... ... ainda bem que consguiste... agora da-lhe com força...
Não lido Qua, 13 de Setembro de 2006   #9
Cutlas

Lol, eu ja conhecia esses videos!! foi por eles que eu me guiei enquanto a afinei!!

Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape. thape Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 19 Qua, 31 de Julho de 2013 18:02
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Como escolher uma bateria - Passo a passo Superdgs Aconselhamento para a compra de material 24 Sáb, 27 de Agosto de 2011 15:57
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24

São agora 18:08. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com