Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Baterias Acústicas
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Baterias Acústicas Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de baterias acústicas

Resposta
Opções
Não lido Qua, 12 de Dezembro de 2007   #1
tiagop

Membro desde: 17-Mar-2007
Local: LISBOA
tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
DÚVIDA: Porque existem medidas pré-estabelecidas nos timbalões (toms)? Opinem.

Oi pessoal.
Que as medidas 10, 12, 14 sejam mais homogéneas e versáteis, eu percebo. Porque raio as medidas chamadas "rock" são 12, 13 e 16, em vez de 12, 14 e 16? Qual a vantagem/utilidade de tão grande diferença entre o 2º e 3º timbalão? Ainda por cima, os 12 e 13 são suspensos e o 16 é de chão (mais profundo, o que afasta ainda mais do som do 2º - ou estou errado mais uma vez?). Faz-me mais sentido o 12, 14, 16, mas deve haver uma muito boa razão para ser 12, 13, 16 e vocês vão-me explicar, certo? he he he
Muito obrigado
tiagop não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 13 de Dezembro de 2007   #2
MANEIRO

Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de tiagop
Oi pessoal.
Que as medidas 10, 12, 14 sejam mais homogéneas e versáteis, eu percebo. Porque raio as medidas chamadas "rock" são 12, 13 e 16, em vez de 12, 14 e 16? Qual a vantagem/utilidade de tão grande diferença entre o 2º e 3º timbalão? Ainda por cima, os 12 e 13 são suspensos e o 16 é de chão (mais profundo, o que afasta ainda mais do som do 2º - ou estou errado mais uma vez?). Faz-me mais sentido o 12, 14, 16, mas deve haver uma muito boa razão para ser 12, 13, 16 e vocês vão-me explicar, certo? he he he
Muito obrigado
olá brother.

o simples problema dessa configuração Rock é que se o 2 timbalão fosse 14 teria de ser de chão e não sobre o bumbo. o fato de usarem 13 foi pro mesmo poder se situar sobre o bumbo ,pois nem todos estão acostumados a ter um só tom a frente.
se ver a bateria do nicko mcbrain (iron maiden) vai perceber que os tambores deles ficam virados pra ele ,pois são powers toms e se ficarem na posição normal ,ficam garrados ao bumbo.

hoje em dia os kits com essas medidas passaram a ser "standard" e os kits "rock "vem com 1 sobre o bumbo e 2 de chão,mas algumas marcas ainda insistem em denomina-las "rock" .

agora já há kits a sair com 10,12,14 e bumbo 22... 12 e 14 sobre o bumbo atrapalha muito o posicionamento,a não ser que os toms fossem mais curtos ,mais aí já sai da vertente "rock" .

abração
Não lido Qui, 13 de Dezembro de 2007   #3
ThunderDrum

Local: Sintra
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Isso é mais uma questão de gosto pessoal, não ligues às medidas e ao que diz na "embalagem" o que interessa é o som q consegues tirar...
Toco metal com uma Pearl Forum e adoro!
Não lido Sáb, 15 de Dezembro de 2007   #4
tiagop

tiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixetiagop é mesmo fixe
Obrigado pelas respostas.
Eu nao ligo as medidas, mas sempre me intrigou aquele "gap" do 13 para o 16. Mas, se o de 13 esta sobre o bombo por ser curto, continua a ter uma grande diferenca de som, especialmente por o de 16 ser bem poderoso, ou nao? Eu proprio usava so um de 10 suspenso e 1 de 14 chao, mas era porque nao conseguia arranjar o de 12...
Não lido Sáb, 15 de Dezembro de 2007   #5
Gonçalo

Local: Alcochete
Gonçalo será famoso em breve
Isso já é mais questão de gosto pessoal. Tanto podes meter o de 13” a soar mais próximo do de 16” através da afinação como podes subir muito as notas dos dois toms por cima do bombo (12” e 13”) e ter o floor tom de 16” a soar bem grave. O facto de não parecerem medidas sequenciadas com diferença de 2” entre cada um deles não quer dizer que não consigas dar-lhe um som sequenciado. O mesmo se aplica caso tenhas toms 10” e 12” e floor tom de 14”, podes pô-lo bem grave em relação aos toms é uma questão de não ficar só pela teoria e meter isso em pratica mudando as afinações até encontrar um som que agrade seja com os toms sequenciados ou não.
Gonçalo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Dezembro de 2007   #6
Ângelo

Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
Ângelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixeÂngelo é mesmo fixe
atenção que o meu kit ten tinbaloes de 12", 15" e 16"!!!

e agra o que vais dizer a isto??? que denominação é usada aqui?

o de 12 salta po de 15, quando o de 15 tem logo ali o de 16 ao lado...

ja estou é um pouco farto do som do meu timbalao de 12x8 pois é bem pequeno...

Ângelo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Dezembro de 2007   #7
Aly

Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
As medidas dos toms do meu kit são 10", 11,5" e 13"

Acho que é uma versão do 10", 12" e 14" mais pequena
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Dezembro de 2007   #8
JP_

Membro desde: 10-Out-2007
Local: Lisboa
JP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luzJP_ é um glorioso foco de luz
Citação:
Mensagem Original de Aly
As medidas dos toms do meu kit são 10", 11,5" e 13"

Acho que é uma versão do 10", 12" e 14" mais pequena

Quando metes aí umas fotos po pessoal ver? Estou curioso pa ver essas medidas.
JP_ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Dezembro de 2007   #9
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
É propositado para teres um gap grande. Tipicamente afinas o floor tom uma oitava abaixo do rack tom, e o 1º rack tom uma terceira do 2º
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Dezembro de 2007   #10
Aly

Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de JP_

Quando metes aí umas fotos po pessoal ver? Estou curioso pa ver essas medidas.

Vou meter as fotos quando receber os Sabian pelo natal
Porque de momento tou sem crashes...tou a usar o crash/ride só como ride (não tenho tocado muito, só fazer uns ritmos e tal)
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 18 de Dezembro de 2007   #11
tiagop

Ok. Basicamente, consoante a afinacao, pode-se sacar um som "homogeneo" so pela afinacao. Eu ate tenho 2 toms de 14: 1 suspenso 14x11 e outro de chao 14x14 e nao tem nada a ver, de facto. Mas porque as medidas 12 13 16 para rock? Por serem, supostamente, mais graves, logo mais power e projeccao?

Citação:
Mensagem Original de Grolubao
É propositado para teres um gap grande. Tipicamente afinas o floor tom uma oitava abaixo do rack tom, e o 1º rack tom uma terceira do 2º

Última edição de tiagop : Ter, 18 de Dezembro de 2007 às 08:45.
Não lido Ter, 11 de Março de 2008   #12
Nelson Carreira

Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Medidas de timbalões pré-estabelecidas

A afinação acaba sempre por ser mais determinante que as dimensões do tom propriamente dita... Vejam o caso do kit do mítico Keith Moon: 3 tons iguais de 14"x8" e 2 iguais de 16"x16", e todos obviamente com som diferente.

À primeira vista não faz sentido ele ter vários tons com medidas iguais, mas de facto, ouvindo percebe-se que eles obviamente não soam iguais, uns tem afinação mais aguda/grave que os outros.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Março de 2008   #13
Alentrizin

Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Perafita-Matosinhos
Alentrizin será famoso em breve
Re: Medidas de timbalões pré-estabelecidas

Tudo depende do que queres para mim o ideial é ter o Bombo 20x18 TT 12x9 e os FT 14x14 e 16x16
Alentrizin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Època 2006/07!! Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 145 Qui, 7 de Junho de 2007 13:14

São agora 21:28. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com