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Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
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#1 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
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Afinação do timbalão 14"
Boas pessoal! Últimamente tenho-me debatido com um problema de afinação do timbalão de 14". Eu uso peles de óleo, da Remo, (Weather King). Tento sempre afinar tanto a pele de ataque, como a de ressonância, na mesma tensão a fim de evitar harmónicos indesejáveis. O que acontece, (e não acontecia antes), é que se estico pouco, tenho um som tipo bidon com aquele pico alto no momento em que percuto a pele e que depois esmoreçe e baixa de tom. Se estico mais começa a dar harmónicos demasiado "latosos". Já experimentei esticar mais a pele de ressonância ou a de ataque, alternadamente e o problema mantêm-se. Alguém me pode ajudar?
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"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..." |
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#2 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
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![]() repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material: a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples. então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ... por isso podes fazer o seguinte : afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo). pode também fazer o inverso (com a de cima). eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave). assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada. *pra quem estiver confuso com essa explicação: faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo. assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente. abração ![]()
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AVANTE !!! SEMPRE... |
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#3 | |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
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Citação:
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"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..." |
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#4 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
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![]() isso mesmo.
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AVANTE !!! SEMPRE... |
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#5 | |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
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Citação:
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#6 |
![]() Membro desde: 23-Dez-2007
Local: Almeirim
Mensagens: 42
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Realmente, o timbalão 14" é sempre um stress de afinar, acho que é mesmo maus feitio do timbalão..
![]() Abraços |
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#7 |
![]() Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
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é como a 4 corda da guitarra, ke é a ke desafina mais ... e sempre !! 4 corda a contar da grossa pra mais pekena klaro !!
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