![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Pesquisar | Mensagens de Hoje | Marcar Fóruns como Lidos |
Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual! ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado! |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Afinação do timbalão 14"
Boas pessoal! Últimamente tenho-me debatido com um problema de afinação do timbalão de 14". Eu uso peles de óleo, da Remo, (Weather King). Tento sempre afinar tanto a pele de ataque, como a de ressonância, na mesma tensão a fim de evitar harmónicos indesejáveis. O que acontece, (e não acontecia antes), é que se estico pouco, tenho um som tipo bidon com aquele pico alto no momento em que percuto a pele e que depois esmoreçe e baixa de tom. Se estico mais começa a dar harmónicos demasiado "latosos". Já experimentei esticar mais a pele de ressonância ou a de ataque, alternadamente e o problema mantêm-se. Alguém me pode ajudar?
![]() |
#2 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material: a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples. então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ... por isso podes fazer o seguinte : afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo). pode também fazer o inverso (com a de cima). eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave). assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada. *pra quem estiver confuso com essa explicação: faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo. assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente. abração ![]()
![]() |
#3 | |
Citação:
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() isso mesmo.
![]() |
#5 | |
Citação:
![]() |
![]() |
#6 |
![]() Membro desde: 23-Dez-2007
Local: Almeirim
![]() |
Realmente, o timbalão 14" é sempre um stress de afinar, acho que é mesmo maus feitio do timbalão..
![]() Abraços |
![]() |
![]() |
![]() |
#7 |
![]() Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
é como a 4 corda da guitarra, ke é a ke desafina mais ... e sempre !! 4 corda a contar da grossa pra mais pekena klaro !!
![]() |
Opções | |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Afinação e problema de resonancia! (Tom 10'' influencia a tarola) | Danny170 | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 16 | Dom, 7 de Dezembro de 2008 18:42 |
Quero transformar timbalão 14" numa tarola para ter som mais grave. O que me devo fazer? | albano | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 3 | Seg, 3 de Setembro de 2007 01:41 |
timbalão 14" n se aguenta no tripé..ajuda | Leodreammer | Baterias Acústicas | 12 | Dom, 1 de Julho de 2007 07:13 |
Afinaçao de timbalao | shorebrak | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 4 | Dom, 22 de Outubro de 2006 17:42 |
Afinação, partituras e noções de clave | Gibraltar | Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") | 0 | Dom, 27 de Agosto de 2006 18:20 |