![]() |
![]() |
![]() |
|
Página Principal | Registar | FAQ | Membros | Calendário | Mensagens de Hoje | Pesquisar |
Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals) |
![]() |
Opções |
![]() |
#1 |
![]() Membro desde: 7-Mai-2006
Local: Carcavelos
![]() |
![]() Boas!
Não sei se isto está na secção correcta e se não estiver peço desculpa desde já e peço aos moderadores que movam o tópico para a secção certa por favor... Adquiri recentemente um Paiste Signature Full Crash de 16" por 0€ porque ia para o lixo por estar rachado no furo. Já andei a investigar 7000 foruns e afins sobre como reparar o prato mas queria saber se alguem aqui no forum já tentou fazer uma reparação deste tipo e se me pode dar algumas dicas. Este prato novo custa 250€ pelo menos e está impecável fora as rachas no furo... Em anexo vão algumas fotos para verem o estado do menino... Enfim, não sei como há pessoas capazes de maltratar assim o material... Agradeço desde já a vossa ajuda! Um abraço |
![]() |
![]() |
![]() |
#2 |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
![]() |
Re: Prato danificado - Paiste Signature Full Crash 16
Podes procurar uma serralharia, e ver se há algum tipo de solda para cobre e tentar reparar essas rachas, depois rebarbar e polir isso muito bem para não se notar os altos e baixos da solda. É óbvio que isso vai alterar um pouco o prato em termos acústicos, mas penso que tal facto será inevitável para tentar reparar esse prato.
Este meu conselho prende-se com o pequeno conhecimento que tenho sobre metais e é o que eu faria nesse caso. Nunca fiz algo semelhante nem tenho conhecimento de quem tenha feito. |
![]() |
![]() |
![]() |
#3 |
![]() Membro desde: 2-Nov-2008
Local: lx
![]() |
existe solda para cobre sim. procura um bom profissional
|
![]() |
![]() |
![]() |
#4 |
![]() Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Broca craniana nisso.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#5 |
![]() Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Boas, isto é habitual acontecer nos pratos Paiste signature? E que eu tenho um e nao queria qe tal me acontece-se =\.
1 abraço
![]() |
#6 | |
![]() Membro desde: 24-Nov-2007
Local: Aveiro
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Citação:
Espera-se é que tenham falta de cérebro mas muito guito, porque a continuarem assim vão precisar ![]() Hugo para isto não acontecer basta ter o mínimo de cuidado com o prato no suporte...basta teres um pequenino "cano" (de borracha ou assim) entre o prato e a parte metálica do tripé, para que estes não estejam em contacto... Nada mais ![]() abraço
![]() |
![]() |
#7 | |
![]() Membro desde: 19-Jan-2008
Local: Porto
![]() ![]() ![]() |
Citação:
1 abraço
![]() |
![]() |
#8 | |
Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#9 |
Membro desde: 26-Out-2007
Local: Pombal
![]() |
É isso mesmo, um pequeno cano de borracha ou plástico a envolver a rosca onde o prato fixa!?
Esse prato custa 250 euros e alguém tratou-o assim!? Nem quero imaginar o resto da bateria!! Ya soldar bronze é possível!! UFA! BOA SORTE NESSE RESTAURO, que é possível, claro! |
![]() |
![]() |
![]() |
#10 |
![]() Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
o prato está com um aspecto incrivel parece novo mesmo, só aquele rachanço todo na copula é que lixa tdo, fgo como é que um prato pode rachar assim, quem foi o gajo que te deu esse prato?, se nao houver solução o que eu fazia era tocar com ele normalmente ate ao ultimo dia de vida dele, isto é, quando ele acabar por rachar todo
![]() |
#11 |
![]() Membro desde: 23-Mar-2008
Local: Ilha Terceira - Açores
![]() |
Este prato foi muita mal tratado...
È uma pena .. Good luck hehe ![]()
![]() |
#12 |
![]() ![]() Membro desde: 25-Fev-2008
Local: Lisboa (Alentejano exilado)
Não creio que seja possível soldar isso, já li em bastantes sítios que soldar pratos se revelou impossível.
Mas realmente isso até faz doer a alma, que incompetência por parte do indivíduo que deixou que isso acontecesse. Provavelmente culpa de um parafuso do suporte apertado em demasia, não deixando que o prato 'baloiçar' livremente... |
![]() |
![]() |
![]() |
#13 |
![]() ![]() Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
ou entao vais a um torneiro mecanico, ele abre mais um pouco o buraco e depois é só coloca um tubo plastico nisso.
o torneiro mecanico leva pouco dinheiro para fazer esse trabalho , nao tenhas medo.. garanto-te que nunca mais racha por esse sitio , isto é , se nao o tratares como o cromo que to deu. enquanto a procurares em 7000 forums .... vinhas directamente ter connosco...
![]() |
#14 | |
![]() Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Ai que até faz doer a alma...!
![]() ![]() ![]() ![]() Citação:
A mim parece-me que isso possa ter sido talvez provocado por um acidente... Não tenho a minima ideia do que terá sido, mas parece-me que alguém ainda não sabe como se usam hard-cases para pratos, ou então foi algo que aconteceu no transporte, precisamente com uma hardcase... Mas pelas fotos, parece-me que houve ali MUITA energia, o que me leva a supor um choque não provocado pro baquetes... É apenas uma suposição, pois não sei se seria possível fazer isto a um prato no suporte apenas com baquetadas... ![]() ![]() (mas também posso supor que possa ter sido uma queda do suporte quando o prato ainda lá estava apertado) Eu tenho tenho 8 signatures, e posso afiançar que NÃO É NORMAL!!!
![]() |
![]() |
#15 |
Estou de acordo com a teoria "sem protecção de plástico" + aperto em demasia.
Já me aconteceu isso com um crash Paiste Alpha 14"... Não sei em que situação o prato ficou assim, mas o mais certo é ter acontecido o que já foi referido antes: não foi usada a protecção em plástico no parafuso do tripé. Não estou, neste momento, a ver outra alternativa como causa dos danos. Reparem que se o prato for usado sem esta protecção, a parte interior da furação do prato vai estar muito provavelmente em contacto com o parafuso, cuja rosca irá travar o prato e quanto mais apertado e mais força tocarmos nele, mais corremos o risco de cortar a furação. Eu não tomei nenhuma medida em relação ao estado do prato, e ele aguentou-se até hoje! Ah, eu também quero uns pratos desses a custo 0 por causa de problemas assim! ![]() Última edição de warlike : Seg, 10 de Novembro de 2008 às 11:28. |
![]() |
![]() |
![]() |
#16 |
Local: Bobadela/Lisboa
Essas rachas parecem ser realmente provocadas por contacto entre o prato e o metal dos tripés.
Como já referiram, existem realmente soldas para bronze, mas o problema nos pratos é que são uma mistura de ligas e é complicado encontrar o tipo de solda correcta. Rachas nas cúpulas são muito complicadas porque é neste ponto que a vibração acaba por ir dar sempre. A minha dica para protegerem os pratos é usarem uma borracha entre o prato e o tripé. Uma maneira simples, barata e que podem usar em todo o lado é a seguinte: Vão a uma loja de ferragens e artigos de bricolage e comprem um tubo de mangueira com 1 metro de comprimento e com o diâmetro correcto (levem uma amostra de um tubo que já tenham num tripé para verificarem o diâmetro). Com este tubo podem cortar pequenos tubos para todos os vossos tripés. Se algum dia forem usar tripés de outros, se estes não tiverem protecções, é só cortar pedaços e colocar lá. Eu ando sempre com o tubo na hardcase dos pratos. P.ex., ainda há pouco tempo fui tocar numa bateria que não era minha e os tripés que lá estavam não tinham protecção e todas as bandas que tocaram antes, os bateristas não se preocuparam com este promenor (foi num festival de bandas). Eu cheguei lá e a primeira coisa que fiz foi colocar as borrachas nos tripés. Como o tubo é tão barato nem me preocupei em retirá-los no final - ainda tenho tubo na hardcase que me dá para umas dezenas de tripés.
![]() |
#17 | |
Local: Portimão
Eu ainda coloco a possibilidade de duvidar que tenha sido um problema provocado por incorrecta utilização do prato (assim o choque é menor e o coração não sofre tanto...
![]() Bem, mas em relação a esta sugestão: Citação:
![]()
![]() |
![]() |
#18 |
![]() Membro desde: 22-Nov-2006
Local: Braga - Lomar
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
eu fasso exactamente o que o miguel faz, tbm ja comprei uns 50cm de tubo mangueira transparente, só comprei isto porque é o que chegava para o meu kit, mas ainda tenho 20cm de tubo na case dos pratos, foi logo a 1a ideia que tive quando pensei onde iria guardar o resto do tubo
![]() o que ainda me deixa a pensar é pôr tubo na clutch do hithat, pois porque eu tenho o top hat um pouco desapertado para ele baloiçar livremente, e este tbm entra em contacto com a rosca do parafuso, se pensarem bem este prato está sempre a levar pancada e niguem se lembra de por nada dentro, pelo menos nunca ouvi falar... é verdade, 50cm de tubo custou-me 15centimios, eheheh ![]()
Cymbals: Meinl Byzance Medium Hats 14" | Sabian AAX Dark crash 18" | Anatolian Baris Crash 16" Última edição de Ângelo : Seg, 10 de Novembro de 2008 às 13:14. |
![]() |
![]() |
![]() |
#19 |
Acerca dos pratos-de-choque, eu acho que não há margem suficiente para colocar o quer que seja entre o prato e a rosca (no prato de cima).
Eu uso o prato bem apertado, por isso ele não balouça na rosca.
![]() |
#20 |
Em qualquer um dos casos, podes sempre aplicar fita-cola.
|
![]() |
![]() |
![]() |
#21 |
Sim, há sempre a hipótese da fita-cola, mas até que ponto é que isso protege?
Os meus pratos-de-choque já devem de ter mais de 10 anos e estão impecáveis no meio. Nestes pratos nunca usei qualquer tipo de protecção.
![]() |
#22 |
É mesmo o tipo de tratamento que se lhe dá. Muito aperto e sem protecção de borracha/plástico/fita-cola pode dar direito a problemas no furo dos pratos. Cuidado com a loiça!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#23 |
![]() Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
![]() ![]() ![]() ![]() |
Eu também tenho um suporte que não tinhas plástico e a primeira coisa que fiz foi enrolar muita fita cola à volta da rosca!
|
![]() |
![]() |
![]() |
#24 |
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Boas.
Eu uso em vez do tubo de borracha, aquela fita de vedar ( que parece que é alcochoada) dou-lhe duas voltas e ariops. Bom, quanto ao prato li uma coisa que até é um pouco contraproducente... se pagaste zero euros pelo prato, ainda por cima dessa qualidade, era normal que algo estivesse fora do normal, certo? abrç |
![]() |
![]() |
![]() |
#25 |
![]() Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Boas!
Eu tenho um splash 12" B8 da Sabian e ele já tem uma racha na copula praí a 2 anos..em 2 anos andou 0,00001 cm..e uso-o bastante.. Vai tocando com ele, se vires que aumenta, usa algum dos metodos ditos anteriormente, se não rachar, saiu-te o euromilhoes, tens um signature a 0€! Já agora, se o men te arranjar outro assim, eu pago-te 40€ por ele ![]()
![]() |
#26 | |
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Alcochete
![]() |
Citação:
Há alguns tripés, em que esse parafuso roscado para segurar o prato de cima tem uma parte lisa, ou seja, apesar de estar em contacto com o ferro, o prato já não tem o desgaste de estar a roçar numa rosca mas sim num veio liso. Tive o cuidado de ter atenção a isso quando comprei os pratos e tripés para os mesmos, a peça suporte do tripé de prato-choque não tinha essa "falha" na rosca, por isso, comprei uma peça à parte da Gibraltar que tem feito muito jeito. http://www.thomann.de/pt/gibraltar_sc_4420.htm (o meu é o SC4420 mas é ligeiramente desse apresentado nessa foto) Quanto à solução do tubo de mangueira, também faço isso há anos, e um bom tubo demora imenso a estar desgastado, posso dizer que a ultima vez que os mudei foi à cerca de 3 anos e estão óptimos ainda. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
#27 |
![]() Membro desde: 7-Mai-2006
Local: Carcavelos
![]() |
epa este tópico tá grande... lol
bem falei com o meu amigo que me deu o prato (ele trabalhava para o ex-dono) e parece que este prato foi comprado para servir de cenário numa peça de teatro mas ele nao me soube dizer o que aconteceu ao prato para ficar assim... (e comprar logo um signature só para servir de cenário é algo que me ultrapassa mas enfim...) provavelmente o dano causado foi algum acidente ou algo do género, ou até mesmo maus tratos provocados por algum ignorante que estaria a montar o tal do cenário... enfim são suposições... quanto à reparação, infelizmente ainda não tive tempo para lhe mexer, mas li aí por foruns que uma boa solução (boa no sentido de não alterar o som, talvez por se tratar de estanho que faz parte da composição dos pratos) é soldar as rachas com solda e um ferro normal, como se de electrónica se tratasse, mas que tem o inconveniente de ter que ser soldado cada vez que se toca porque essa solda é frágil... vou ver se arranjo tempo porque o meu avô tem um amigo que faz trabalhos em metal e pode ter a tal da solda para cobre ou algo parecido... assim que tiver notícias vou postando... quero mesmo salvar este menino... (só para depois poder espancá-lo ![]() obrigado por todas as vossas dicas e pela força! ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
#28 | |
Citação:
![]() ![]() ![]()
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
||||
Assunto | Autor do Assunto | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
REPORTAGEM/APRECIAÇÃO: Paiste 802 - 16'' Power Crash - Review c/fotos! | Diogo Pereira | Pratos (Cymbals) | 3 | Ter, 22 de Junho de 2010 11:53 |
Conheçam a 'Vithoria' (Tama Rockstar) | Madeira | Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) | 66 | Dom, 7 de Março de 2010 23:58 |
Opções de compra. | Faintrap | Aconselhamento para a compra de material | 6 | Sex, 28 de Dezembro de 2007 02:12 |
Paiste. O seu fabrico... | Jorge Cardoso | Pratos (Cymbals) | 15 | Qua, 29 de Agosto de 2007 12:32 |
Paiste 201 Crash 16'' | joao_figueiredo | Pratos (Cymbals) | 5 | Ter, 13 de Fevereiro de 2007 00:14 |