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Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


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Não lido Sex, 26 de Outubro de 2007   #1
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Afinação do timbalão 14"

Boas pessoal! Últimamente tenho-me debatido com um problema de afinação do timbalão de 14". Eu uso peles de óleo, da Remo, (Weather King). Tento sempre afinar tanto a pele de ataque, como a de ressonância, na mesma tensão a fim de evitar harmónicos indesejáveis. O que acontece, (e não acontecia antes), é que se estico pouco, tenho um som tipo bidon com aquele pico alto no momento em que percuto a pele e que depois esmoreçe e baixa de tom. Se estico mais começa a dar harmónicos demasiado "latosos". Já experimentei esticar mais a pele de ressonância ou a de ataque, alternadamente e o problema mantêm-se. Alguém me pode ajudar?
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Outubro de 2007   #2
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
hello.

repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material:

a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples.

então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ...

por isso podes fazer o seguinte :

afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo).
pode também fazer o inverso (com a de cima).

eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave).

assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada.

*pra quem estiver confuso com essa explicação:

faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo.
assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente.

abração
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Outubro de 2007   #3
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
hello.

repare que estar a trabalhar com diferentes tipos de material:

a pinstripe e feita com 2 filmes e camada de ar interna,enquanto a de baixo é pele de filme simples.

então deve notar que ambas sofrem tipos de tensões diferentes ...

por isso podes fazer o seguinte :

afine as 2 duas iguais como estava fazendo ,mas com oitavas diferentes de som,isto é, afinasse uma delas (de preferencia a resposta) no mesmo som ,mas uma oitava abaixo (+grave) ou uma oitava acima (+ agudo).
pode também fazer o inverso (com a de cima).

eu geralmente afino a de baixo primeiro no som que me agrade como se esta fosse a de cima, pois a pele de baixo é a principal responsável pelo timbre ,e não a de cima ,como muitos pensam. depois se quero grave ,afino a de cima igual só que uma oitava a baixo (o mesmo som mais grave).

assim funciona bem pois a pele (cima) sendo duplo filme permite explorar as oitavas graves , e a de baixo soa mais equilibrada.

*pra quem estiver confuso com essa explicação:

faça a nota mi na guitarra (1º corda solta), agora aperte a corda e venha descendo até a 12ª casa...vai chegar ao mi de novo ,só que este soa mais agudo ... isto é a oitava.. o mesmo som só que mais grave ou mais agudo. a pele de cima seria como exemplo o primeiro mi (corda solta) e o mi agudo (oitava acima) seria a pele de baixo.
assim as peles soam no mesmo tom mais com oitava (altura da nota) diferente.

abração
Afinação em oitavas! Se compreendi bem, devo afinar a pele de ressonância uma oitava acima, em relação à pele de ataque....? Ou seja esticar mais a pele de baixo e depois esticar menos a de cima, na mesma nota, mas com o tom mais baixo uma oitava....?
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Outubro de 2007   #4
MANEIRO
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Algarve
Mensagens: 480
MANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em brutoMANEIRO é uma jóia em bruto
...

isso mesmo.
__________________
AVANTE !!! SEMPRE...
MANEIRO não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 27 de Outubro de 2007   #5
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Citação:
Mensagem Original de MANEIRO
...

isso mesmo.
Obrigadão Maneiro! Vou experimentar. Hoje estive toda a tarde a ensaiar, mas não deu para me pôr a afinar. Depois faço o feedback.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 25 de Dezembro de 2007   #6
Arlindo Cardoso
 
Membro desde: 23-Dez-2007
Local: Almeirim
Mensagens: 42
Arlindo Cardoso está no bom caminho
Realmente, o timbalão 14" é sempre um stress de afinar, acho que é mesmo maus feitio do timbalão..


Abraços
Arlindo Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Dezembro de 2007   #7
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
é como a 4 corda da guitarra, ke é a ke desafina mais ... e sempre !! 4 corda a contar da grossa pra mais pekena klaro !!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
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