Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo Dicas passo a passo, tutoriais, bricolage e métodos "Faça-Você-Mesmo" para a bateria e percussão.

Resposta
Opções
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #1
jonh_semen

Membro desde: 4-Nov-2007
Local: Leiria
jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto
[Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave shell)

Boas

Como o meu pai é carpinteiro tenho acesso a muitas madeiras e diversas ferramentas.
Assim como a minha tarola é uma century de metal, o som não é dos melhores ainda para mais com peles clear :S

Assim decidi mudar de peles e construir também um casco novo em madeira da mesma forma que o _TASSE_ fez aqui à uns tempos. Como não tinha em casa maple e como era a primeira vez que fazia algo do género fiz primeiro um teste - um casco em faia – apenas para ver a melhor forma de fazer um casco e acertar as medidas.

Assim aproveitei e tirei algumas fotos aproveitando para fazer uma pequena review aqui para o bateristaspt.

Então vamos lá!

Material necessário:

-Madeira à escolha. Neste teste escolhi a faia porque era o que tinha mais à mão, mas futuramente tenciono usar maple.

-Serra electrica para fazer os cortes nas peças de madeira.

-Ranhuradora para fazer os rasgos interiores nas peças de madeira.

- Peças para unir as peças de madeira. Sinceramente não sei o nome disto, mas são umas pequenas peças de plástico ovais. Quem não encontrar pode cortar umas tiras de platex e cortá-las de modo a encaixarem nas ranhuras.

-Cola de madeira.

- Algo que aperte o casco até que ele seque. No meu caso usei uma braçadeira grande.

- Torno eléctrico ou em alternativa lixas, limas e muita força xP.

1ª fase: Cortar a madeira.

Primeiramente fiz um desenho do casco que queria. Decidi que o ia fazer com 20 peças de madeira. Fiz uns cálculos até chegar ao ângulo que cada peça teria de fazer com a outra e cheguei a 9º por peça. Depois foi só cortar os bocados à medida e cortá-los com o devido ângulo.

2ª fase: Fazer ranhuras.

Para que o casco fique bem seguro é necessário que se usem umas peças para segurar as peças umas às outras. Assim fiz umas ranhuras para inserir essas peças numa e noutra peça para as segurar.

3ª fase: Colagem.

Agora à que juntar as peças todas e colá-las com bastante cola para que fiquem totalmente seguras. Monta-se o casco com as peças e cola, e após isto apertá-las com a braçadeira de forma a que o casco fique redondo e os cortes das peças todos no sitio.
Depois é só deixar secar.

4ª fase: Betumar.

Esta fase em alguns casos pode não existir pois caso os cortes fiquem perfeitos a 100% não vão existir fissuras entre as peças. No casco que fiz, uma ou 2 cortes ficaram com uma fissura de 0.5mm, e para não haver surpresas futuras (durante a 5ªfase) decidi betumar isto. Existem no mercados umas massas para betumar madeiras de diversas cores. Nesse caso é só escolher a cor da madeira do casco e aplicar nas fissuras. No meu caso fiz um betume com a serradura da madeira e cola. Tem de se ter cuidado a fazer este betume pois convém que fique mais serradura que cola para que fique com as características do resto do casco.

em pormenor ( já não existem nenhumas fissuras como nas fotos da 3ªfase.

5ª fase: Lixar e arredondar.

Nesta fase de teste ainda não procedi a esta fase, mas para o fazer irei usar um torno eléctrico. É mais rápido e fica mais perfeito do que se for feito à mão com limas e lixas.
Basicamente é retirar as quinas causadas pelas várias peças de madeira de modo a que a pele e o aro encaixem perfeitamente.

Após estas cinco fases apenas faltam os acabamentos com os bearing edges, e a fase de pintura que mais tarde acrescentarei À review.

E chegamos ao fim. Esta foi a minha primeira review, por isso se não estiver muito bem comentem e digam qualquer coisa para melhorar no futuro. Tirei mais algumas fotos mas a minha maquina não anda muito bem e as fotos ficaram mal. Da próxima tiro mais fotos.

Espero que tenha sido útil a alguém.
Abraço

Última edição de jonh_semen : Dom, 24 de Agosto de 2008 às 15:51. Razão: 4ª fase acrescentada
jonh_semen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #2
Over_drummer

Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: [Tutorial] Como fazer casco em madeira para tarola

Como vais por aí os aros? Para alem de muito grossa, os bearing edges nao tao limados e o pior: a tarola nao ta redonda...
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #3
JoseZ

Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Bom trabalho!

Rep included!
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #4
jonh_semen

jonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em brutojonh_semen é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Como vais por aí os aros? Para alem de muito grossa, os bearing edges nao tao limados e o pior: a tarola nao ta redonda...
Boas! Não queria estar a ser agressivo mas leste o tutorial todo? À uma parte em que digo que faltam os acabamentos tais como arredondar o casco e ao fazer isto a grossura do casco diminui! Limar os bearing edges? Eles nem sequer estão feitos

cumpz
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #5
jotta9

Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta

É de te dar os parabéns pela iniciativa!

Pode não ser uma tarola profissional, e até nem ter um grande som.. mas.. é a tua tarola, feita por ti! Acho que poucos ou nenhuns aqui no fórum podem dizer que construíram uma peça de bateria! =P

Mesmo sendo um pequeno teste num madeira se calhar menos boa, é de louvar a tua iniciativa!

Era fixe era fazeres um videozinho aí num futuro próximo a mostrar o som do animal só para termos uma pequena noção :D

Parabéns pela criatividade e pela paciência!

Abraço
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #6
Over_drummer

Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe

Citação:
Mensagem Original de jonh_semen Ver Mensagem
Boas! Não queria estar a ser agressivo mas leste o tutorial todo? À uma parte em que digo que faltam os acabamentos tais como arredondar o casco e ao fazer isto a grossura do casco diminui! Limar os bearing edges? Eles nem sequer estão feitos

cumpz
Sorry bro! My bad, de facto só me guiei pelas fotos!! Então agora já sabes, é mostrar o trabalho até ao fim! E desculpa la mais uma vez!! Abraço
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #7
jonh_semen

Citação:
Mensagem Original de Kip_46[ Ver Mensagem
É de te dar os parabéns pela iniciativa!

Pode não ser uma tarola profissional, e até nem ter um grande som.. mas.. é a tua tarola, feita por ti! Acho que poucos ou nenhuns aqui no fórum podem dizer que construíram uma peça de bateria! =P

Mesmo sendo um pequeno teste num madeira se calhar menos boa, é de louvar a tua iniciativa!

Era fixe era fazeres um videozinho aí num futuro próximo a mostrar o som do animal só para termos uma pequena noção :D

Parabéns pela criatividade e pela paciência!

Abraço
Obrigado pelo comment. Tal como disse no tutorial isto apenas foi um casco para teste, sem ajuda de ninguém. Os meus 16 aninhos não dão para mais. O próximo será em maple e com a ajuda do meu pai!

Citação:
Mensagem Original de Over_drummer Ver Mensagem
Sorry bro! My bad, de facto só me guiei pelas fotos!! Então agora já sabes, é mostrar o trabalho até ao fim! E desculpa la mais uma vez!! Abraço
Não há problema...
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #8
JoseZ

JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe

Citação:
Obrigado pelo comment. Tal como disse no tutorial isto apenas foi um casco para teste, sem ajuda de ninguém. Os meus 16 aninhos não dão para mais. O próximo será em maple e com a ajuda do meu pai!

Não há problema...
Já agora, onde é que vais arranjar o maple?
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #9
jonh_semen

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Já agora, onde é que vais arranjar o maple?
O meu pai normalmente arranja bocados nas obras que faz, mas se não arranjar compro numa carpintaria ou assim!
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #10
JoseZ

Citação:
O meu pai normalmente arranja bocados nas obras que faz, mas se não arranjar compro numa carpintaria ou assim!
Obrigado pa!
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #11
Nelson Carreira

Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz

Parabéns pelo trabalho! Já pensei várias vezes em fazer um shell custom, mas o meu único problema é mesmo onde arranjar o torno!

Desde que a tua shell tenha ficado aproximadamente arredondada e não oval, com o torno conseguirás torná-la bem redondinha e com um acabamento porreiro, desbastando por dentro e por fora!

O modo de construção que usaste é habitualmente designado por stave shell e é usado por marcas como a Brady ou a Tamburo, com resultados acusticos brutais, e é dos modos de construção mais simples desde que se disponha de um torno para dar o acabamento... (que é o que me falta!)

Se o resultado final for aquele que se espera, sou um potêncial cliente para uma shell, já que comprei ferragens a uns tempos para um projecto custom que nunca concretizei! (ainda por cima também sou de Leiria!)

Força aí para o trabalho que falta!
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #12
jonh_semen

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Parabéns pelo trabalho! Já pensei várias vezes em fazer um shell custom, mas o meu único problema é mesmo onde arranjar o torno!

Desde que a tua shell tenha ficado aproximadamente arredondada e não oval, com o torno conseguirás torná-la bem redondinha e com um acabamento porreiro, desbastando por dentro e por fora!

O modo de construção que usaste é habitualmente designado por stave shell e é usado por marcas como a Brady ou a Tamburo, com resultados acusticos brutais, e é dos modos de construção mais simples desde que se disponha de um torno para dar o acabamento... (que é o que me falta!)

Se o resultado final for aquele que se espera, sou um potêncial cliente para uma shell, já que comprei ferragens a uns tempos para um projecto custom que nunca concretizei! (ainda por cima também sou de Leiria!)

Força aí para o trabalho que falta!
Um torno arranjas em qualquer carpintaria. Porque não constrois a shell toda e depois apenas vais a uma carpintaria para lhe dar o acabamento. Omeu torno é pequeno, ainda tenho de ver como vou por lá a shell
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #13
jotta9

Membro desde: 12-Nov-2007
Local: Quinta do Conde
jotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à voltajotta9 tem uma aura espectacular à volta

Ah esqueçi-me.. e aproveitando aqui a ideia no nelson.. Ya, se começares a fazer tarolas costume, já sabes! lolol A minha e de metal também.. ter uma em madeira tb me agradava :P

abraço
[[]]
jotta9 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #14
Nelson Carreira

Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz

Citação:
Um torno arranjas em qualquer carpintaria. Porque não constrois a shell toda e depois apenas vais a uma carpintaria para lhe dar o acabamento. Omeu torno é pequeno, ainda tenho de ver como vou por lá a shell
Pois, por acaso nunca perguntei em nenhuma carpintaria se me faziam esse tipo de serviço, mas realmente é uma boa dica. Tenho que ver se um dia ponho mão à obra!

Estava a pensar fazer a tarola de 13", nem era de 14", mas será que os tornos existentes nas carpintarias dão para estas medidas?
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #15
warlike

Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Temos mestre carpinteiro! Como explicaste até parece fácil! Só não postaste aquele retoque final de alisar as arestas dos blocos colados, e claro, o aspecto final da menina!
Se calhar ainda te vou pedir para me fazeres umas shells custom, lá terá que ser! Parabéns pelo bom trabalho e obrigado pelo post!
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #16
jonh_semen

Citação:
Pois, por acaso nunca perguntei em nenhuma carpintaria se me faziam esse tipo de serviço, mas realmente é uma boa dica. Tenho que ver se um dia ponho mão à obra!

Estava a pensar fazer a tarola de 13", nem era de 14", mas será que os tornos existentes nas carpintarias dão para estas medidas?
Sim numa carpintaria fazem-te isso. O meu torno é apenas para desenrascar. Também faço lá as minhas baquetas .

Citação:
Mensagem Original de warlike Ver Mensagem
Temos mestre carpinteiro! Como explicaste até parece fácil! Só não postaste aquele retoque final de alisar as arestas dos blocos colados, e claro, o aspecto final da menina!
Se calhar ainda te vou pedir para me fazeres umas shells custom, lá terá que ser! Parabéns pelo bom trabalho e obrigado pelo post!
Não postei porque ainda não fiz os acabamentos. Como disse esta era só uma shell de teste e não ia fazer os acabamentos. Quando fizer o casco em maple ponho o processo todo.
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #17
Nelson Carreira

Brigado mais uma vez! Vou mesmo considerar essa hipótese para terminar o projecto que se arrasta a tanto tempo...

De qualquer forma, se resolveres montar aí uma linha de produção, eu faço-me cliente! Fico à espera de ver o resultado final!
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #18
warlike

warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe

Claro. Mas isso em faia, assim com umas peles Remo que fazem milagres, até dava um canhão. Esperamos pelo aspecto final!
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #19
Nelson Carreira

A madeira que utilizaste, a faia, está a ser referida como uma madeira de 2ª escolha, mas não é!

A faia (em inglês beech) é uma madeira usada por exemplo pela Yamaha numa das suas séries de topo (a Beech Custom Absolute).

No site da Yamaha ode ler-se:

"A faia é uma madeira tão dura como o vidoeiro, mas com o seu grão mais longo parece que acentua as frequências médias e graves com um pouco mais de “sustain”. Tem um potente som de grande alcance, mas não tão aberto como o bordo."

Ou seja, é uma madeira que pode rivalizar com o maple, de acordo com a preferência acústica de cada um. A tarola de assinatura do Akira Jimbo também é em madeira de faia.

Por isso não deites esse caso para o lixo!!!
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #20
jonh_semen

Citação:
A madeira que utilizaste, a faia, está a ser referida como uma madeira de 2ª escolha, mas não é!

A faia (em inglês beech) é uma madeira usada por exemplo pela Yamaha numa das suas séries de topo (a Beech Custom Absolute).

No site da Yamaha ode ler-se:

"A faia é uma madeira tão dura como o vidoeiro, mas com o seu grão mais longo parece que acentua as frequências médias e graves com um pouco mais de “sustain”. Tem um potente som de grande alcance, mas não tão aberto como o bordo."

Ou seja, é uma madeira que pode rivalizar com o maple, de acordo com a preferência acústica de cada um. A tarola de assinatura do Akira Jimbo também é em madeira de faia.

Por isso não deites esse caso para o lixo!!!
Ah bom. Então pode ser que até saia daqui qualquer coisa mas não de 14'', porque ela ficou um bocadinho mais pequena e agora com o torno deve descer para os 13''. Sendo assim vou concluí-lo e depois vou postando novidades.
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #21
inDyAno

Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
inDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em bruto

um dia que for a oficina do AVO

eu bem digo... para mim, o sub topico que devia tar sempre cheiinho de posts era o "Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo" ...

Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #22
warlike

Nelson, obrigado! Agora é que sai daí um canhão oh jonhe.. Força nisso!
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #23
carlosmiguel

Membro desde: 12-Fev-2008
Local: Santa Maria da Feira
carlosmiguel tem uma aura espectacular à voltacarlosmiguel tem uma aura espectacular à volta

O meu avô faz coisas dessas todos os dias :O ele faz pipos e essas coisas
carlosmiguel não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #24
inDyAno

Membro desde: 29-Mai-2007
Local: Braga
inDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em brutoinDyAno é uma jóia em bruto

Citação:
Mensagem Original de carlosmiguel Ver Mensagem
O meu avô faz coisas dessas todos os dias :O ele faz pipos e essas coisas

qt fica ele fazerme uma bateria a Portnoy? x[]
Não lido Qui, 21 de Agosto de 2008   #25
David Calhau

Membro desde: 15-Fev-2008
Local: Aveiro
David Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à voltaDavid Calhau tem uma aura espectacular à volta

Acaba isso e posta aí que eu quero ver ! grande iniciativa !!
David Calhau não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 23 de Agosto de 2008   #26
jonh_semen

Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Boas

Preciso da vossa ajuda. Alguém me podia dizer qual a melhor madeira para fazer a tarola, diferenças de som de umas para as outras, etc...
Tenho aqui em casa algumas destas mas não sei qual é que hei-de escolher. A tarola tem de ter um bom estalo e algum volume e ter um som seco. Sei que em parte isto vem das peles mas a madeira tb deve influenciar.

Qual destas a mais apropriada?

Maple
Birch
Hickory
Oak
Mahogany
Beech

Cumpz
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #27
Over_drummer

Re: [Tutorial] A minha forma de fazer um casco em madeira para tarola 'em casa' (stave she

Citação:
Boas

Preciso da vossa ajuda. Alguém me podia dizer qual a melhor madeira para fazer a tarola, diferenças de som de umas para as outras, etc...
Tenho aqui em casa algumas destas mas não sei qual é que hei-de escolher. A tarola tem de ter um bom estalo e algum volume e ter um som seco. Sei que em parte isto vem das peles mas a madeira tb deve influenciar.

Maple
Birch
Hickory
Oak
Mahogany
Beech

Cumpz
Para essas caracteristicas eu diria birch! Mas não conheco bem todas as madeiras... Nem nunca ouvi nenhuma em hickory por exemplo, só baquetas
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #28
JoseZ

Maple com power reverse dot coated é estalo certo!

Volume também não falta

Outras madeiras, não sou muito experiente mas já se fala muito de birch!

Mas se o teu pai arranja isso não há nada como fazeres duas
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #29
Superdgs

Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe

Citação:
Boas

Maple
Birch
Hickory
Oak
Mahogany
Beech

Cumpz
o mogno q tens é africano? se sim, ia para o mahogany..!
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #30
jonh_semen

Citação:
Mensagem Original de Superdgs Ver Mensagem
o mogno q tens é africano? se sim, ia para o mahogany..!
sinceramente não sei se é africano ou não...

Mas agora vou tentar acabar este casco visto que a faia nem é tão mau quanto se pensa.

Ps: acrescentei mais uma fase na review: Betumar.

Agora tenho uma duvida. Qual a espessura com que o casco deve ficar no final?

Última edição de jonh_semen : Dom, 24 de Agosto de 2008 às 15:52.
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #31
JoseZ

Betumar cascos?

Isso faz-se?
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #32
jonh_semen

Citação:
Betumar cascos?

Isso faz-se?
pois não sei...por isso disse no tutorial que deve ser evitado. Mas de qualquer forma pouco ou nada betumei e o que betumei provavelmente vai sair quando a shell for para o torno. Por isso não estou muito preocupado.

cumpz
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #33
JoseZ

Eu pensei que era só lixar e mai nada mas ok
Não lido Dom, 24 de Agosto de 2008   #34
jonh_semen

Citação:
Eu pensei que era só lixar e mai nada mas ok
depende... se os cortes ficarem totalmente precisos e durante a colagem ficarem exactamente no sitio não é preciso. Mas se reparares no que digo, o meu casco só tinha 1/2 fissuras com a largura de 0.5mm o que é quase nada, que possivelmente no torno desapareceria, mas é melhor prevenir que remediar por isso é que betumei.
Não lido Seg, 25 de Agosto de 2008   #35
Grolubao

Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe

Para block snares, as melhores madeiras costumam ser as madeiras mais duras, tal como a Jarrah, Eucalipto, Bubinga, Sheoak.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta

Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46
[Entrevista] Rolando Barros Superdgs Bateristas e Percussionistas 5 Qui, 24 de Janeiro de 2008 00:01

São agora 12:02. (horário GMT +1)

Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com