Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Dom, 21 de Novembro de 2010   #1
Marcio16
 
Membro desde: 11-Jan-2010
Local: Mafra
Mensagens: 56
Marcio16 será famoso em breveMarcio16 será famoso em breve
Um problema presente e para o futuro

Boa noite pessoal.

Estou com um problema pessoal e decidi partilhar e pedir a vossa opinião porque, sinceramente, tou a ficar completamente desesperado e estou quase na fase do "arrancar cabelos".

Eu estudo num conservatório em lisboa percussão, entrei no ano passado e, no primeiro período as coisas estavam a correr muito bem. Tinha acabado o 12º ano em economia e decidi que isso não fazia parte da minha vida (de todo). Então decidi ir pela música. No começo estava tudo bem mas, a partir daí foi uma tortura e auto-destruição. Comecei a perceber que aquilo que estava a fazer não me motivava porque, o género de música que lá tocamos é o Clássico. Não é que eu não goste, mas não é a minha onda. Então, os ultimos dois períodos foram terríveis, deixando-me ainda mais de rastos. Decidi no final do ano que queria desistir mas continuar com música. O que eu quero mesmo é tocar bateria, tocar jazz, improvisação e fazer uma banda que vá pelo mundo fora animar o pessoal e adorava tornar-me um baterista género Benny Greb.

Mas, os meus pais pediram-me para continuar com os estudos no conservatório, mas lá está: o que eu toco de bateria lá é quase nulo, só mesmo para descomprimir. Prometi a mim mesmo que ia começar este ano a bombar, ia estudar muito mas, quanto mais tempo passa, menos vontade tenho para me agarrar às baquetas, aos métodos e esgalhar ali que nem um doido. Sinto-me vazio e nem vontade tenho para tocar bateria. Mas se me sento numa, fico logo doido para tocar, mas no final, vêm-me à cabeça os estudos intensos que tenho que ter e os exercícios para fazer e lá fico outra vez em baixo.

Gosto bastante de percussão clássica, mas não é para mim. A escolha foi minha para ir para essa escola e no início era tudo novo... Mas com o tempo percebi que quero só mesmo estudar bateria. O problema é também que não quero desiludir os meus pais, mas não me quero enganar a mim próprio.

E é este o dilema. Peço que me ajudem, digam-me o que posso fazer para ganhar motivação... Ou como é que posso prosseguir os meus estudos. Não quero ganhar dinheiro nem nada do género, só quero ter uma banda para me divertir e a todas as pessoas que me possam ouvir...

Será que deva sair do curso, ir trabalhar e ao mesmo tempo estudar bateria. Mesmo pagando aulas ou mesmo me tornando um autodidacta? Gosto bastante de bateria e não quero desistir da música, porque é a única coisa que me deixa feliz.

Desculpem pelo discurso longo mas não sei o que fazer. Abraço
__________________
Mais vale uma baqueta na mão, do que duas a voar
Marcio16 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 21 de Novembro de 2010   #2
Baronesa
 
Membro desde: 9-Mar-2007
Local: Lx
Mensagens: 244
Baronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em brutoBaronesa é uma jóia em bruto
Re: Um problema presente e para o futuro

Desculpa meter a colherada, mas se entraste no conservatório, penso que deverias continuar.
As bases musicais clássicas dão-te o suficiente para depois tocares o que quiseres quando de lá saíres.
Se para além do conservatório puderes tocar bateria numa banda, óptimo... mas pensa bem antes de desistir do curso.
É a minha opinião...
__________________
"Os vampiros são um monstro que não me inspira particular terror. São, no fundo, um monstro totó. Gostam de sangue, mas isso também os apreciadores de cabidela, e eu não tenho medo deles." Ricardo Araújo Pereira
Baronesa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #3
Pepito
 
Membro desde: 3-Jan-2010
Local: Aveiro
Mensagens: 335
Pepito será famoso em brevePepito será famoso em breve
Re: Um problema presente e para o futuro

Olá Márcio,

Estou de acordo com o que a Baronesa disse. Acho que deves aplicar-te nos estudos, pois vão ser uma excelente base para o teu futuro. Depois, podes sempre ir tocando bateria nos tempos livres e arranjares uns amigos para formar uma banda. De certeza que encontras pessoal no conservatório que queira ter uma banda. Quando acabares o teu curso, vais ter uma bagagem musical que muitos de nós não tem e a partir daí tens tudo para brilhar na bateria.
Aproveita enquanto és novo e aplica-te no conservatório, depois de terminado, vais ver que valeu a pena.

Abraço, e força.

Pepito
__________________
Sou baterista, não sou malabarista!!!
Pepito não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #4
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Um problema presente e para o futuro

Pah, não gostas muito do clássico, ok percebe-se, mas o clássico está na base de tudo...

Eu estive num conservatório durante bastante tempo, aprendi como instrumento principal flauta transversal e como secundário piano!

Hoje em dia, graças a esses estudos, aprendi facilmente a tocar bateria, e muita da teoria clássica aplico-a no rock (pode parecer estranho, mas é assim mesmo), toco flauta e flautim em duas bandas filarmónicas (bem, uma delas tive que desistir), toco flauta num grupo de música tradicional portuguesa portuguesa, de vez enquanto ainda faço uns biscates tocando nas teclado missas, e fundei a TUNESCE (Tuna da Escola Superior de Ciências Empresariais) tornando-me Ensaiador, e aprendi sozinho a tocar cavaquinho para ensinar os aspirantes a tunos... Ainda te posso dizer que na banda rock sou eu que dou apoio ao teclas e algum apoio também aos outros colegas, e no grupo de musica tradicional idem...

Pah, com a música clássica fazes tudo...

Mas em contrapartida, se gostas de jazz, procura uma escola e informa-te, até pode ser que te dê equivalência a algumas disciplinas. Não custa nada pesquisar, e se vês que vale a pena, muda...

Um abraço, e boa sorte!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #5
Cozy_Powell
 
Membro desde: 18-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 22
Cozy_Powell será famoso em breveCozy_Powell será famoso em breve
Re: Um problema presente e para o futuro

Olá!

Se a tua paixão é mesmo a música (bateria/ percussão) penso que o sacrifício por estares num conservatório não pode ser assim tão grande, ainda que estejas a estudar alguns estilos que gostas menos.
Mesmo se fores para outro sitío qualquer aprender somente o teu estilo preferido, vais sempre ter de fazer muitos sacrifícios para ser um bom profissional. E, de certeza que existem muitos exercícios no jazz ou improvisação que te vão parecer uma tortura e vão-te deixar de rastos e desanimado por os não conseguires executar sem antes treinar horas e horas a fio.
Lembra-te também que, pelo menos para já, a bateria é uma espécie de hobbie para ti e para isso há sempre pica para tocar porque não temos de fazer nada "obrigado" nem temos de treinar 8h por dia para ser um bom profissional.
Na minha opinião penso que devias acabar o conservatório!
Pode-te parecer um calvário agora mas daqui a uns anos, o arrependimento de não o teres concluido vai ser muito maior do que todos os sacrificios que possas fazer para o terminares.
Além disso, penso que as bases musicais não serão assim tão diferentes de estilo para estilo. Depois podes-te especializar naquilo que gostas ou mesmo ir aperfeiçoando a técnica em casa enquanto estudas no conservatório.
Pensa bem antes de qualquer decisão

cheers!
Cozy_Powell não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Um problema presente e para o futuro

Acho que deves continuar no Conservatório e posteriormente, quando acabares, pensares em entrares para o Hot Club ou JB Jazz, etc.

O Conservatório dá-te acesso a áreas profissionais que mais nenhuma escola dá (p.ex., dar aulas no ensino oficial).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #7
Mario Esteves
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 27-Mai-2010
Local: Porto
Mensagens: 296
Mario Esteves será famoso em breveMario Esteves será famoso em breve
Re: Um problema presente e para o futuro

"Rapaz", acaba o Conservatório!
Nem sabes o previlégio que tens em poderes lá andar ! (claro que, paralelamente poderás e deverás tocar bateria como Hobby e até ter aulas com um BOM PROFESSOR!)

Depois e se te quiseres especializar em bateria, tira boas notas no Conservatório e arranjas uma bolsa para a Drummers's Collective em NY (USA), onde terás aulas com alguns dos melhores bateristas do mundo - podes fazer cursos intensivos onde tocas de manhã à noite. De seguida o mundo cairá a teus pés, mas até lá, terás que "carregar com a cruz" e aprender o abecedário da música, que está na música Clássica. Estás a semear para depois colher ! Caso contrário serás apenas mais um...entre muitos!

Um abraço e ânimo!

Mário

PS: Não há nenhum curso no Mundo onde o Aluno, por mais interessado que seja e esteja, goste de TODAS as disciplinas! Acontece na Música, em Medicina, em Direito em Engenharia, etc, etc!
Mario Esteves não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #8
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Um problema presente e para o futuro

Olha, aproveita que ainda és novo. Tens estes conselhos todos em cima que o pessoal deu, e eu reforço a ideia.

Faz por acabar o conservatório, isso não é nenhuma matemática aplicada. Ao mesmo tempo, forma-te em casa ou com professores, faz aprendizagem em paralelo. Quando terminares o conservatório, ficas com esse título no teu curriculo, e por essa altura já deves ter contactos suficientes para ingressares ou numa especialização, ou enveredares por uma carreira artística, ou dar formação.

Se conseguiste entrar no conservatório, tira o máximo proveito, porque há muitos bateristas e percussionistas que gostavam de estar no teu lugar.

Boa sorte.
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 22 de Novembro de 2010   #9
Marcio16
 
Membro desde: 11-Jan-2010
Local: Mafra
Mensagens: 56
Marcio16 será famoso em breveMarcio16 será famoso em breve
Re: Um problema presente e para o futuro

Pa pessoal, estive a ler os vossos comentários e fiquei sem palavras. MUITO obrigado pelo apoio que me deram.
Esta noite foi terrível para mim, mexi-me e remexi-me na cama a pensar no meu futuro e no que quero fazer. Mas estive agora a ler as vossas palavras e deram-me um incentivo extra, como me empurrar para ir em frente. O que estou a fazer são só 3 anos da minha vida e se tudo correr bem, vai se prolongar (espero eu eheh).
Obrigado também pela disponibilidade e paciência por me ajudarem. É um bocado ridículo, mas eu já não sabia mais o que fazer. Vocês são espectaculares e agradeço imenso em ter encontrado um sítio "familiar" em que tem muita gente com que contar.

Abraço a todos, um grande abraço
__________________
Mais vale uma baqueta na mão, do que duas a voar
Marcio16 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Groove It Up - Nova empresa/loja on-line de artigos para Bateria e Percussão em Portugal Pipó Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 415 Qua, 8 de Fevereiro de 2012 18:44
Várias dicas para ser um bom baterista. skm241 Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 17 Dom, 13 de Março de 2011 17:32
Sugestão: Pormenores e agendamentos para um futuro Encontro de Bateristas no Algarve (2010 LEONEL RODRIGUES Encontros e Eventos da comunidade 30 Qui, 15 de Julho de 2010 00:16
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 02:49. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it