Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #71
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Aly Ver Mensagem
Não sei se é plágio ou não, mas que juntas dão uma bela música, lá isso dá...!

E este caso é algo estranho, já que o Satriani até é um músico conhecido...





Ai não! Por Cinco mil e tal €'s que aquele gajo ganha...!
Quem o Tonio?
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #72
Aly
 
Membro desde: 16-Out-2007
Local: Ilha Terceira - Açores
Mensagens: 1.113
Aly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em brutoAly é uma jóia em bruto
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Quem o Tonio?
O baterista, não sei quem é...
Aly não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #73
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Aly Ver Mensagem
O baterista, não sei quem é...
Ahhh... Tava a ver!

Pois, imagino... Também aquela pele da frente diz tudo
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #74
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

A minha pergunta é o que é e como se verifica esse tal plagio?
Quando uma banda de renome alcança um hit comercial com uma cover, o que acontece em termos legais nesses casos?
então e muitos de nós que ganhamos uns trocos a tocar cover's de outras bandas? nao será ilegal?

Eu sou um noob neste assunto, peço desculpas pelas perguntas.

Pelo que li sobre o que é considerado plagio...penso que defacto Tony Carreira o terá cometido...mas tambem o Tony Carreira nao será caso unico, infelizmente em Portugal é algo recorrente tal acontecer por parte de um grande leque de artistas...é só puxar pela memoria e relembrar os hits musicais da decada de 90 em Portugal, mais de metade eram plagios, ou no minimo adquiriam direitos de autor de musicas estrangeiras com pouco mediatismo no nosso Pais, simplesmente nessa altura a internet nao era a arma poderosa que é hoje.

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #75
JoseZ
 
Membro desde: 12-Jan-2008
Local: Portugal
Mensagens: 2.192
JoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixeJoseZ é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de alex10 Ver Mensagem
A minha pergunta é o que é e como se verifica esse tal plagio?
Quando uma banda de renome alcança um hit comercial com uma cover, o que acontece em termos legais nesses casos?
então e muitos de nós que ganhamos uns trocos a tocar cover's de outras bandas? nao será ilegal?

Eu sou um noob neste assunto, peço desculpas pelas perguntas.

Pelo que li sobre o que é considerado plagio...penso que defacto Tony Carreira o terá cometido...mas tambem o Tony Carreira nao será caso unico, infelizmente em Portugal é algo recorrente tal acontecer por parte de um grande leque de artistas...é só puxar pela memoria e relembrar os hits musicais da decada de 90 em Portugal, mais de metade eram plagios, ou no minimo adquiriam direitos de autor de musicas estrangeiras com pouco mediatismo no nosso Pais, simplesmente nessa altura a internet nao era a arma poderosa que é hoje.

Cumprimentos
Para tocares covers é preciso pagares uma espécie de "licensa", penso eu...

Isto de plágios, há muitos... Eu costumo andar sempre em cima disto no youtube, para andar informado

Esse dos coldplay é chapadinho... Aliás já havia uma banda de há alguns anos atrás que tinha também uma música parecidissima

Btw, Satriani
JoseZ não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #76
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Para tocares covers é preciso pagares uma espécie de "licensa", penso eu...

Isto de plágios, há muitos... Eu costumo andar sempre em cima disto no youtube, para andar informado

Esse dos coldplay é chapadinho... Aliás já havia uma banda de há alguns anos atrás que tinha também uma música parecidissima

Btw, Satriani

Nao se paga pra tocares covers, os bares/discos/cafés/whatever é que pedem á SPA uma licença para que as bandas possam tocar covers nos seus estabelecimentos.
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #77
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de JoseZ Ver Mensagem
Para tocares covers é preciso pagares uma espécie de "licensa", penso eu...
Pois...é necessario licensa para tocares em bares legalmente de qualquer das formas...mas no momento em que começas a ganhar dinheiro com o trabalho de outros, o caso nao muda de figura?

Edit...

Sorry Fabinni, nao tinha lido o teu post....ok ja tou a entender mais ou menos como se processa a situação.

Abraço

Última edição de Alex Soares : Sáb, 14 de Fevereiro de 2009 às 01:27.
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #78
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
E é tudo muito facil até de falar, mas queria ver se voces vissem que alguem vos estava a copiar algo que vos saiu dos dedos, e que andava a ganhar fama à custa disso.
Se fosse eu apresentava queixa! No caso de RHCP e do Tony não houve queixas a serem apresentadas por parte dos lesados.
Mais uma vez, se os lesados não se preocupam, porque raio havia eu de me preocupar?!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #79
Afonzo
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: Valpaços
Mensagens: 942
Afonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixeAfonzo é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Pois, é estranho
__________________
[SIGPIC][/SIGPIC]
Afonzo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #80
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Se fosse eu apresentava queixa! No caso de RHCP e do Tony não houve queixas a serem apresentadas por parte dos lesados.
Mais uma vez, se os lesados não se preocupam, porque raio havia eu de me preocupar?!
Por uma questão de princípio. Como disse acima, deveriam ser os músicos os primeiros a clamar por justiça neste tipo de casos; a propriedade intelectual é um direito importantíssimo.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 14 de Fevereiro de 2009   #81
SilverDrummer
 
Membro desde: 8-Jan-2009
Local: Coimbra
Mensagens: 514
SilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em brutoSilverDrummer é uma jóia em bruto
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Por uma questão de princípio. Como disse acima, deveriam ser os músicos os primeiros a clamar por justiça neste tipo de casos; a propriedade intelectual é um direito importantíssimo.
Concordo plenamente com Lu batera
SilverDrummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Fevereiro de 2009   #82
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Por uma questão de princípio. Como disse acima, deveriam ser os músicos os primeiros a clamar por justiça neste tipo de casos; a propriedade intelectual é um direito importantíssimo.
Mais uma vez isso remete para a incompetência da SPA (ou outras entidades com actuação nesta área) que não faz nada a não ser que os lesados se queixem.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Fevereiro de 2009   #83
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Mais uma vez isso remete para a incompetência da SPA (ou outras entidades com actuação nesta área) que não faz nada a não ser que os lesados se queixem.
Não só, remete também para a passividade com que tal situação é encarada por pessoas que deveriam ser mais sensíveis à importância da propriedade intelectual. Eu considerei-me indirectamente lesado, pois também sou autor registado na SPA e tenho obras em meu nome, e queixei-me junto da mesma; infelizmente, a resposta que obtive é que é necessária uma queixa por parte dos lesados, além da clarificação de que o assunto teria de ser analisado por orquestradores para poder aferir se é ou não plágio. Só não compreendo é a tua postura, de que "o Tony veio ocupar um espaço comercial que não era de ninguém", e de que "se nem os lesados se queixam por que raio havia eu de me preocupar". Quanto ao primeiro "argumento", é absolutamente irrelevante para o caso. Relativamente ao segundo, é um arumento que não pode conviver com a questão de princípio que enunciei, além de que não é sequer suficiente para culpabilizar só e apenas a SPA; a culpa de roubos não pode ser da entidade fiscalizadora, ainda que ela desempenhe mal o seu trabalho, como é o caso.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Fevereiro de 2009   #84
VmsR
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 427
VmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixeVmsR é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Percebo que te sintas lesado enquanto autor registado. E também julgo o primeiro argumento inócuo.
Mas o segundo argumento tem alguma razão de ser porque apesar de ser música, uma arte portanto e em relação à qual sentimos e manifestamos comportamentos que não gostamos de associar a dinheiro e propriedade, é um bem que está registado por alguém.
Se esse(s) proprietário(s) não se sentem lesados e os regulamentos não prevêem nenhuma acção sem queixa, há pouco a fazer.
É lamentável que os proprietários não se manifestem, não ajam em defesa dos seus interesses e dos interesses dos autores em geral.
Ferem a "classe" e enfraquecem-na, porque deixam continuar a impunidade e porque até reforçam uma ideia de que os artistas (e os músicos em particular) são incapazes de agir como corpo coeso, pelo menos na defesa de interesses comuns.

A seguir ao ladrão aqui a maior culpa é de quem foi roubado e não se queixa.

Alargando a discussão, não sei se não seria juridicamente criar algum mecanismo que permitisse que a defesa das obras fosse feita INDEPENDENTEMENTE da queixa de eventuais lesados.
7

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não só, remete também para a passividade com que tal situação é encarada por pessoas que deveriam ser mais sensíveis à importância da propriedade intelectual. Eu considerei-me indirectamente lesado, pois também sou autor registado na SPA e tenho obras em meu nome, e queixei-me junto da mesma; infelizmente, a resposta que obtive é que é necessária uma queixa por parte dos lesados, além da clarificação de que o assunto teria de ser analisado por orquestradores para poder aferir se é ou não plágio. Só não compreendo é a tua postura, de que "o Tony veio ocupar um espaço comercial que não era de ninguém", e de que "se nem os lesados se queixam por que raio havia eu de me preocupar". Quanto ao primeiro "argumento", é absolutamente irrelevante para o caso. Relativamente ao segundo, é um arumento que não pode conviver com a questão de princípio que enunciei, além de que não é sequer suficiente para culpabilizar só e apenas a SPA; a culpa de roubos não pode ser da entidade fiscalizadora, ainda que ela desempenhe mal o seu trabalho, como é o caso.
__________________
1 a e a 2 a e a 3 a e a 4 a e a....ufa.
VmsR não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Fevereiro de 2009   #85
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Citação:
Mensagem Original de Lu Batera Ver Mensagem
Não só, remete também para a passividade com que tal situação é encarada por pessoas que deveriam ser mais sensíveis à importância da propriedade intelectual. Eu considerei-me indirectamente lesado, pois também sou autor registado na SPA e tenho obras em meu nome, e queixei-me junto da mesma; infelizmente, a resposta que obtive é que é necessária uma queixa por parte dos lesados, além da clarificação de que o assunto teria de ser analisado por orquestradores para poder aferir se é ou não plágio. Só não compreendo é a tua postura, de que "o Tony veio ocupar um espaço comercial que não era de ninguém", e de que "se nem os lesados se queixam por que raio havia eu de me preocupar". Quanto ao primeiro "argumento", é absolutamente irrelevante para o caso. Relativamente ao segundo, é um arumento que não pode conviver com a questão de princípio que enunciei, além de que não é sequer suficiente para culpabilizar só e apenas a SPA; a culpa de roubos não pode ser da entidade fiscalizadora, ainda que ela desempenhe mal o seu trabalho, como é o caso.
Aquela opinião/resposta foi dada a uma opinião não directamente relacionada com o plágio. Foi uma opinião/constatação de que o Tony não veio ou não está a roubar lugar a ninguém. Não tem nada a ver com o plágio.


A tua cruzada é contra o Tony, a minha é contra a SPA (onde o meu nome também consta associado a uma edição musical).
O Tony é um caso provavelmente entre dezenas que por não serem mediáticos nem sabemos da sua existência. A SPA é a inoperância total que não protege minimamente os interesses dos seus associados. Portanto, não quero saber do Tony, mas quero saber afinal porque é que existe uma associação que só sabe passar multas e alimentar fraudes internas superiores a 8 milhões de euros.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 16 de Fevereiro de 2009   #86
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Digam-me o que acham deste caso. Será plágio?

Não tenho cruzada nenhuma contra o Tony Carreira, apenas denunciei um caso que entendo como grave; tal como denunciaria se fosse outro qualquer artista ou banda. Mas não o vou "perdoar" por existirem mais artistas a cometerem o mesmo crime. Serei frontalmente contra todos os plágios que possam existir, a não ser em situações em que possam ocorrer coincidências.
Sobre a SPA, o problema é de há muito, muito tempo, e já andava preocupado com isso antes de existirem estas acusações de plágio pelo ar. Não tenho nenhum motivo para me chatear com a SPA só a partir deste caso; já estava chateado muito antes, mas sem margem de manobra para fazer algo.
Aqui em Espanha o problema existe também, mas com outros pontos. Existe mesmo uma campanha contra a SGAE, de forte impacto e elevada aceitação (ao que me parece) junto dos músicos. Tenho andado mais alheado do facto porque não tenho andado a compor nada de especial, apenas colaborando nas composições da banda, mas não conto ser registado como co-autor em nada.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Thomas Lang - O que acham deste batucador? Miguel Coelho de Oliveira Bateristas e Percussionistas 18 Sex, 24 de Fevereiro de 2012 13:36
Gretsch Catalina Club Mod - O que acham deste kit pequeno para locais pequenos? hervefreire Aconselhamento para a compra de material 30 Qua, 24 de Março de 2010 23:08
O que acham deste pedal duplo da Fame na Musicstore para substituir o meu Iron Cobra? SaladDays Hardware, Acessórios e Equipamentos 7 Qui, 6 de Setembro de 2007 14:50
Pedal Duplo Sonor DP-492S - O que acham deste pedal duplo? É bom? Shadow Hardware, Acessórios e Equipamentos 15 Qui, 23 de Novembro de 2006 12:16
Pedal DW 5000 - O que acham deste pedal? shorebrak Hardware, Acessórios e Equipamentos 26 Qui, 5 de Outubro de 2006 21:41



São agora 08:48. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it