Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Pratos (Cymbals)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Pratos (Cymbals) Para discutir marcas, modelos, pormenores, etc de pratos (cymbals)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 25 de Agosto de 2011   #1
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
A ler e a pensar... Compra de raridades

Boas pessoal, durante estas excelentes férias parece que fiz uma excelente compra.
Numa espécie de feira de antiguidades no Algarve, no meio de muita tralha, encontrei uns pratos de bateria (também existiam pratos de cozinha ). O conjunto de pratos é constituído por uns Hihats 14", Crash 16", Ride 20". E de que pratos estamos a falar? De uns raríssimos Meinl Sterling dos anos 80.
Quanto à liga não faço a mínima ideia, mas têm um excelentíssimo som (apesar de ainda não ter tocado neles com um set de bateria). Preço? Custavam 70€, mas consegui negociar para 60€.. Estão velhinhos, mas nada que uma boa limpeza não resolva.

O que acham do negócio? Alguém tem algum destes pratos?

Abraço a todos

Ps. Ainda lá ficou um prato de marca irreconhecível, pois estava cheio de ferrugem, mas parecia ter 16" e ser um Crash, e por incrível que pareça...soava a china..
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.

Última edição de Sixxen : Seg, 29 de Agosto de 2011 às 20:51.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 25 de Agosto de 2011   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compra de raridades

Parece-me ter sido uma boa compra! Mais não seja porque aparentemente tens aí uns pratos que tiveram a sua parte na história (pela liga usada).

Mesmo que não gostes deles, limpos e pendurados na parede certamente ficarão bem e mesmo assim não me parece ter sido um mau negócio.


Então e fotos, não há?
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Agosto de 2011   #3
r0cks7ar
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Braga
Mensagens: 226
r0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à voltar0cks7ar tem uma aura espectacular à volta
Re: Compra de raridades

não me digas k foi em tavira...? estive lá ontem e vi um prato completamente irreconhecível numa tenda de antiguidades.
__________________
Mapex Meridian Maple
Zildjian Z Custom
r0cks7ar não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 26 de Agosto de 2011   #4
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Gosto Re: Compra de raridades

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Parece-me ter sido uma boa compra! Mais não seja porque aparentemente tens aí uns pratos que tiveram a sua parte na história (pela liga usada).

Mesmo que não gostes deles, limpos e pendurados na parede certamente ficarão bem e mesmo assim não me parece ter sido um mau negócio.


Então e fotos, não há?
Eu colocarei fotos logo que disponível, e sim pareceu-meser um bom negócio. Apenas gostaria de saber mais sobre eles. Na parede?? Poderiam ficar bem, mas não me parece até porque preciso de um ride diferente e de uns Hihats de 14"

Abraço

Sixxen adicionou o seguinte texto, 1 minutos e 24 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de r0cks7ar Ver Mensagem
não me digas k foi em tavira...? estive lá ontem e vi um prato completamente irreconhecível numa tenda de antiguidades.
Parece que estiveste no mesmo sítio que eu. Esse prato foi o único que ficou depois de eu ter feito o negócio com os outros

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.

Última edição de Sixxen : Sex, 26 de Agosto de 2011 às 13:00. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Agosto de 2011   #5
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Gosto Re: Compra de raridades

Boas pessoal do tum tum aqui ficam as fotos

Abraço


Ps. Como a informação em relação a esta série da Meinl é quase nula eu enviei um mail ao representante, mas como não enviei fotos não me souberam dizer o que eu queria, e como tal mandei outro email com as mesmas fotos que coloquei aqui.
Quando souber mais colocarei aqui.
Imagem Anexada
File Type: jpg P8290253.JPG (229,1 KB, 71 leituras)
File Type: jpg P8290254.JPG (227,4 KB, 57 leituras)
File Type: jpg P8290255.JPG (184,6 KB, 53 leituras)
File Type: jpg P8290256.JPG (241,3 KB, 51 leituras)
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.

Última edição de Sixxen : Seg, 29 de Agosto de 2011 às 20:55.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 29 de Agosto de 2011   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Compra de raridades

Mas os pratos estão com muito bom aspecto!
Acho que fizeste uma boa compra!
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Setembro de 2011   #7
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
A ler e a pensar... Re: Compra de raridades

Boas pessoal.
Tal como prometido o representante da Meinl respondeu-me.
Primeiro de tudo ele disse que os pratos são de 1991. Por outro lado disse que não podia compará-los com outras séries, pois eles já não usam aquele material em nenhuns dos pratos agora fabricados. Segundo o mesmo, os pratos são de média gama. Este tipo de material era usado em pratos de várias gamas, essencialmente em entrada de gama e média gama. Por outro lado também foram criados pratos de alta gama com estes materiais (casos excepcionais de fabricantes que queriam usar estas ligas principalmente em gongos devido à expansão do som, que é devida ás características destes materiais), o que não é o caso.
Segundo a minha pesquisa estes pratos por vezes são vendidos por valores bastante altos mais por razões históricas do que sonoras. (Vi num site brasileiro de produtos em 2ªmão os mesmos pratos à venda por 1000€, ou pessoal a vender o ride por 200€ -após a conversão Real/Euro-). Razões históricas estas que são o facto de terem sido produzidos pouquíssimos pratos desta série, pois os mesmos estavam dentro de um plano de tentativa de recuperação da empresa (Meinl), pois esta estava prestes a entrar na falência.
Depois de experimentar os pratos no meu set pela 1ª vez (ontem) decidi que não gostava dos pratos. Na minha opinião são EXCELENTES PRATOS PARA PERCUSSÃO, mas não entram dentro do meu gosto como baterista.

Hihats 14" Sterling Sound Wave (característica visto nos modelos Paiste com a "tecnologia" Sound Edge):

São pratos finos e com muita sensibilidade. Tendem muito para grande quantidade de harmónicos. Soam-me bem como pratos fechados, mas como pratos abertos não gosto mesmo do som. Isto também talvez devido ao facto de eu preferir pratos de choque de 13". Apesar disto gosto muito do som do bell, pois não se mistura com o resto do som, e além disso atinge-se um bom volume facilmente.
O bottom dos Hihats isolado tem um som espectacular e MUITO TRASHY como crash. O top Hihat não me soa bem usado sozinho, pois tem pouco sustain e muito pouco brilho.

Crash 16" Sterling:
Não gostei. Muito, muito, mas muito sustain. Isto devido ao facto de ser thin, e como tal vibra muito. Não sei se será defeito, ou característica do prato mas o som pareceu-me um pouco descontrolado (subida e decay do volume muito oscilatórios). Isto talvez por ser thin, até porque o mesmo apenas acontecia se desse uma pancada mais forte. Sem dúvida que é um prato com muita sensibilidade.

Ride 20" Sterling Time keeper:
Também não gostei. Muito, mas muito sustain de novo. Para mim isto é um crash de 20" autêntico. Tem um excelente ping? Sim, mas começa rapidamente a ganhar muito wash, tornando-se ao mesmo tempo num crash, sendo então o ping um pouco imperceptível para quem quer tocar metal, por exemplo. O bell como soa? Espectacularmente bem, pois distingue-se muito bem de todo o set, e tem muito brilho. Mas apesar de ser melhor não chega para trocar por o meu antigo Ride que tem um som mais equilibrado e adequado em relação aquilo que eu toco.


O que fiz eu então com os pratos?
Apenas dei uso ao Bottom Hihat 14" SoundWave, e ao Crash 16" para fazer um stack. Adorei. Soa espectacularmente bem. Atrevo-me a dizer que foi o stack que me soou melhor até hoje. Se puder gravo qualquer coisita e depois posto aqui.
Quanto ao Ride, não uso. Quanto ao Top Hihat 14", também não uso. Pode ser que os decida usá-los no futuro em projectos mais alternativos. Ou então num set de percussão que à tanto tempo desejo.

Abraço pessoal

Ps. Se precisarem de saber mais alguma coisa e só perguntarem.
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 3 de Setembro de 2011   #8
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Compra de raridades

eu acho que o meu hi hat é um sterling... pratos tipo prata... nao tem a cor do amarelo de prato.... é prateado....

gosto muito do som que produz fechado e gosto do prato semi-fechado... aberto nao...alias ! eu nao gosto de tocar no hihat todo aberto... sempre fechado ou semi fechado.

nao estragues esses pratos, hoje podes nao gostar do som.... amanha adoras...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 5 de Setembro de 2011   #9
Sixxen
 
Membro desde: 19-Set-2010
Local: Lisboa e Castelo Branco
Mensagens: 728
Sixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em brutoSixxen é uma jóia em bruto
Gosto Re: Compra de raridades

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
nao estragues esses pratos, hoje podes nao gostar do som.... amanha adoras...
Ó Senhor, desculpe lá, mas você adivinha??
Parece que o meu set já passou também a contar com o Ride, mas como prato de efeitos (excelente som para fazer o típico crescendo de quando se vai começar uma música por exemplo)..

Abraço
__________________
Sabendo-se sonhar com Música, acorda-se como Músico.
Sixxen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ALERTA: Parece que os problemas com a marca RF Drums estão longe de estar terminados... LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 177 Qui, 28 de Março de 2013 20:46
PRATOS - História, Ligas e Métodos de Produção Gibraltar Pratos (Cymbals) 16 Sex, 27 de Fevereiro de 2009 16:30
[Biografia] e [Entrevista] Aquiles Priester _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 2 Dom, 10 de Junho de 2007 15:04



São agora 11:22. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it