Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Seg, 24 de Novembro de 2008   #1
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Dúvida: como fazer montagens audio-vídeo?

Viva!

Ando com uma dúvida já há algum tempo e precisave de uma ajudita!

Eu quero fazer uma montagem com um playalong do Guitar Pro, mas além disso quero acrescentar mais duas faixas de vídeo, por exemplo uma de bateria e outra de guitarra!

Passo a explicar:

Gravo a parte de bateria na câmara de vídeo, uma vez que não tenho micros, depois faço a mesma coisa com a de guitarra e depois junto isso ao playalong e faço um vídeo, isto tudo sincronizado e as partes a encaixarem umas nas outras.

É para postar um vídeo no fórum(pedido de David Calhau).

Se me fiz entender peço-vos ajuda, se não me entenderam, digam que eu tento fazer melhor!

Abraços!
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Novembro de 2008   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: como fazer montagens audio-vídeo?

Não sou expert na matéria, sou apenas um curioso e utilizador comum de software de edição de vídeo e de música. Tendo isso em mente, que não passo de um amador/explorador de algum desse software, a minha solução será assim:

- Primeiramente acho que deves de tratar do som. Usas um software de edição/gravação de audio para poderes gravar por pistas. Para não entrar em ideias que muitos levam para a piratarisse no que toca a nomes de software para este propósito, deixo-te aqui um software grátis e muito competente (p.ex., acho-o bem melhor que o Cubase LE):

http://www.reaper.fm/

Repito que é software grátis e que para uso caseiro não é preciso pagar direitos (só pagamos se quisermos). Para uso comercial/profissional sim, é necessário pagar a licença

Depois de teres o software instalado mandas para lá o que tens o Guitar Pro (tem de ser em formato wav ou midi, mas aconselho o wav para depois poderes adicionar-lhe alguns pluggins, p.ex., equalização, compressão, etc.)

A partir daqui é como te der mais jeito, ou gravas a bateria primeiro ou a guitarra.
Para a guitarra terás de ligá-la ao PC e depois escolheres no REaper o line-in e rec.

Para a bateria, e como vais gravar através da captação de video eu faria assim:
Se tiveres hipótese de ligares a camara ao PC ao mesmo tempo que gravas a bateria melhor, porque assim podes ouvir as pistas previamente gravadas e colocar logo a bateria noutra pista. Se não conseguires, gravas o video, ligas a camara ao PC e gravas o som para uma pista nova como se de um instrumento se tratasse. Aqui o problema vai ser a sincronização, mas podes gravar ao calhas e acertas no fim com muita paciência.
Este método permite-te depois equalizares tudo junto e ficares com as pistas interligadas de modo a parecerem só uma.

Depois de tudo junto, misturado e equalizado, exportas o ficheiro com wav e tens a tua faixa de audio pronta.

Para o video, precisas de um editor de video. Há alguns na net totalmente grátis e há outros que são shareware ou freeware. No caso de optares por um destes ultimos podes usá-los por um período de tempo, tens de ter em atenção que a escolha terá de te permitir comprimir o video para a net (há uns que não permitem captação, outros não permitem exportar para DVD, etc., etc).

Depois de teres o software de edição de video, mandas para lá o que tens na camara em termos de imagem (o som não é importante, por isso).
Tens de encontrar no software de video a pista para audio externo (sobreposição em relação ao do video) e inseres lá o WAV que trataste no editor de audio e é "só" acertar o som com o video. A parte complicada poderá ser acertar as duas coisas, mas com paciência pode ser que te safes bem.

No final, é só comprimir tudo para um formato net e mandar para aqui.


Não sei se está perceptível ou se chega para o que queres. Talvez encontres dificuldades no Reaper por causa das entradas de som, mas tens de explorar o programa.
Não deixo de realçar que o Reaper é um excelente software de edição e gravação audio com uns pluggins muito bons.

Esta seria a maneira que eu tentaria concretizar, mas como nunca experimentei nem sei se é realmente a melhor maneira ou se é concretizável.

Estás à vontade para colocar as dúvidas que te vão surgindo.


edit:
no reaper és capaz de vir a ter problemas de latência, que é o nome que se dá ao atraso entre o que tocas e o que estás a ouvir. Caso isso aconteça teras de instalar um outro aplicativo/driver grátis chamado Asio4all (http://www.asio4all.com/). Este driver tenta corrigir esse atraso e funciona como uma placa de som virtual. Terás de configurar o Reaper para usar o Asio4all e não a tua placa de som. Isto pode acontecer com qualquer software, até no Cubase 4 (o problema é do hardware/placa de som e não do software).
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Seg, 24 de Novembro de 2008 às 21:59.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Novembro de 2008   #3
andrep
 
Membro desde: 4-Jun-2008
Local: Cascais
Mensagens: 728
andrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixeandrep é mesmo fixe
Re: Dúvida: como fazer montagens audio-vídeo?

Muito bem explicado!!!
Obrigado pela ajuda!

Só me surgiu uma dúvida: eu não tenho microfones portanto uso câmara de filmar para o som e vídeo. Quando te referes a gravar directamente para o Reaper só te referes ao som ou aquilo capta também imagem??? No Reaper eu trabalho apenas com som, mas eu só consigo passar o som para o PC através da câmara.
andrep não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Novembro de 2008   #4
nofx
 
Membro desde: 1-Nov-2007
Local: Setúbal
Mensagens: 530
nofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à voltanofx tem uma aura espectacular à volta
Re: Dúvida: como fazer montagens audio-vídeo?

Para a imagem sugiro o Sony Vegas .


é de interface muito fácil, há ai uns tutorials e aprendes tudo num estante.


para o efeito que queres procuras por Sony Vegas Masking tutorial


abraços
__________________

nofx não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 25 de Novembro de 2008   #5
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Dúvida: como fazer montagens audio-vídeo?

Citação:
Mensagem Original de andrep Ver Mensagem
Muito bem explicado!!!
Obrigado pela ajuda!

Só me surgiu uma dúvida: eu não tenho microfones portanto uso câmara de filmar para o som e vídeo. Quando te referes a gravar directamente para o Reaper só te referes ao som ou aquilo capta também imagem??? No Reaper eu trabalho apenas com som, mas eu só consigo passar o som para o PC através da câmara.
Não sei que camara tens, mas se tiveres hipótese de ligares a camara ao PC (basta ligar os cabos audio), e gravares assim o som para o Reaper era o ideal.

No entanto, se conseguires fazer isso, ao mesmo tempo que estás a gravar o som no PC, colocas a câmara a gravar também e assim ficas com a imagem.

Ou seja, fazes o uso normal da câmara (gravas normalmente) mas ligas ao PC o som dela para conseguires gravar logo no Reaper e assim obteres melhor qualidade sonora.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Biografia] e [Entrevista] Travis Barker _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 34 Sáb, 22 de Janeiro de 2011 08:56
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Como separar audio de video? João Isaac Som, Acústica, Software e Sites de internet 8 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:23
Dúvida: Como fazer um Furo na pele frontal no Bombo? Opinem! Ytsephill Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo 3 Qui, 21 de Setembro de 2006 11:15
Dúvida: Como abrir uma loja de musica? O que devo fazer primeiro? Quem contactar? Opinem! Brasas Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS 5 Ter, 1 de Agosto de 2006 16:06



São agora 17:48. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it