Voltar   BateristasPT.com > OS MÚSICOS E A MÚSICA QUE NOS 'TOCA' > Som, Acústica, Software e Sites de internet
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Som, Acústica, Software e Sites de internet Discussões sobre o Som, a Acústica, Software e tudo o que está directamente relacionado com estes assuntos, bem como Sites de Internet ligados ao som, à acústica, à música e à bateria/perccussão.


Resposta
Opções
Não lido Qua, 17 de Setembro de 2008   #1
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

Ola a todos

Tenho uma duvida que me surgiu hoje num ensaio:

A questão é a seguinte, sendo que todos nós nos devemos preocupar com a dinamica enquanto tocamos, e a influencia positiva que esta tem na musica procurei acrescentar algo novo a um cover que a minha banda estava a preparar. Procurei variar (basico) e no inicio dar enfase à guitarra e ao baixo tocando mais baixo, procurando depois no refrão acentuar a minha bateria principalmente a nivel de volume.

A minha duvida é entao a seguinte: Actualmente nao tenho qualquer microphone a equipar a minha bateria, como tal fiquei curioso se quem tem, procura atraves do controlo do som destes, construir uma dinamica atraves deles. Ou seja, se para baixar o volume da vossa bateria micada geralmente pedem ao "rapaz do som" para baixar o volume na mesa, ou se baixam o volume tocando mais baixo?

Pode parecer uma mera curiosidade, mas gostava de saber o pessoal que tem experiencia com a batera micada o que normalmente lhes agrada mais e que tira melhor proveito.

Grande Abraço
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 17 de Setembro de 2008   #2
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Duvida: Microphones Vs Dinamica

lol, fazes a mesma coisa que fazes sem a micagem lol
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #3
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: Duvida: Microphones Vs Dinamica

Tu proprio é que tens que gerir as dinamicas! não podes estar a espera que o tecnico aumente e baixe o volume a meio da musica!

Abraço!
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #4
Batecas
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Caldas da Rainha / Lisboa
Mensagens: 413
Batecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luzBatecas é um glorioso foco de luz
Re: Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

Dinâmica não tem apenas a ver com diferenças de volume, razão pela qual nunca será controlada por equipamento externo. Em termos dinâmicos, um volume alto equivale a um stroke forte, enquanto que um volume baixo equivale a um stroke mais fraco (por existem termos como forte, piano, pianíssimo, etc).

Como vês, a forma como tu próprio executas cada momento da dinâmica é diferente, é ele próprio dinâmico. Se pegares num stroke forte, gravares e posteriormente ouvires num volume mais baixo, ele não vai perder a sua característica de stroke forte.

Mas atenção sempre a isto: micagens e misturas mal feitas (especialmente técnicos que usam e abusam de noise gates e compressores) podem dar cabo da dinâmica de qualquer baterista! Em cima do palco está tudo bem, mas o som que sai das colunas é uma história completamente diferente. Mas isto são outras guerras

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Nuno
Batecas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #5
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

Hey pessoal desde já obrigado!!! Mas penso que nao entenderam bem a minha questao, ou entao entederam eh eh

Eu queria saber por exemplo numa musica em que a introduçao e primeiros versos levem com um som mais baixo da bateria, e so apenas no refrao e que "puxa", se na micagem do som nada muda com isto?
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #6
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

O Batecas já te respondeu O som muda como é obvio, mas se a compressão posta pelo técnico de frente for muito "forte" então a tua gestão de dinâmicas torna-se quase nula. Das duas uma, ou deixa de se ouvir bateria quando tocas muito baixo pq o compressor come tudo o que está abaixo de determinado volume ou então fica igual a tares a tocar muito alto - não exactamente igual, mas mas nunca como pensas que tas a tocar. Mas tu é que tens de fazer as dinâmicas, nunca o técnico.

Conselho: se fores tocar com uma banda que envolve muita mudança dinâmica avisa logo o técnico FOH que não pode puxar muito por compressores e gates senão corta a curva dinâmica de volume e torna-a numa quase recta!
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #7
Danny170
 
Membro desde: 29-Nov-2007
Local: Casa
Mensagens: 293
Danny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à voltaDanny170 tem uma aura espectacular à volta
Re: Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

Citação:
Mensagem Original de Custom Ver Mensagem
Hey pessoal desde já obrigado!!! Mas penso que nao entenderam bem a minha questao, ou entao entederam eh eh

Eu queria saber por exemplo numa musica em que a introduçao e primeiros versos levem com um som mais baixo da bateria, e so apenas no refrao e que "puxa", se na micagem do som nada muda com isto?
normalmente é mesmo a dinamica que muda isso! tu proprio tocas num volume inferior mais suave e no refrão das com tudo. controlando assim a dinamica! como te disse não podes esperar que o tecnico de som faça isso por ti porque a unica coisa que ele iria fazer era aumentar o volume o que não muda o feel da batida! continuarias a tocar num volume baixo sem puxar pela bateria a unica coisa que ias sentir era o volume aumentar e isso não ia trazer o feel pretendido, penso eu! Mas nada disto é uma ciencia exacta! abraço
__________________
Life rules dude!
Danny170 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #8
Custom
 
Membro desde: 1-Ago-2008
Local: Grd
Mensagens: 251
Custom será famoso em breveCustom será famoso em breve
Re: Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

Dany e Over muito obrigado!!! Tou esclarecido!

Batecas ainda bem que voltaste aos teus conselhos amigo, grande abraço e obrigado!!!
Custom não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Setembro de 2008   #9
Over_drummer
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Venda do Pinheiro
Mensagens: 811
Over_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixeOver_drummer é mesmo fixe
Re: Duvida: Microfones vs Dinamica - Como gerir a dinamica? Na mesa, ou nos microfones?

Citação:
Mensagem Original de Danny170 Ver Mensagem
normalmente é mesmo a dinamica que muda isso! tu proprio tocas num volume inferior mais suave e no refrão das com tudo. controlando assim a dinamica! como te disse não podes esperar que o tecnico de som faça isso por ti porque a unica coisa que ele iria fazer era aumentar o volume o que não muda o feel da batida! continuarias a tocar num volume baixo sem puxar pela bateria a unica coisa que ias sentir era o volume aumentar e isso não ia trazer o feel pretendido, penso eu! Mas nada disto é uma ciencia exacta! abraço
Eu percebo o que queres dizer mas permite-me discordar. O som quando tocas mais alto muda, a tarola (por exemplo) produz mais harmónicos, "canta" mais alto e a propria frequência muda. Se mudássemos de dinamicas com recurso a um fader controlando todo o som da bateria o mais provável era o som em palco tar sempre a disparar feedbacks.

Há estilos que exigem uma constante dinâmica, mas se tocasse jazz com recurso a "mexidelas" num fader tava tudo perdido.

Não esquecam: mudar dinâmica não é so baixar ou subir volume, é mudar todo o feeling, sonoridade e percepção do vosso "tocar".

Última edição de Over_drummer : Qui, 18 de Setembro de 2008 às 22:23.
Over_drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Nicko McBrain - Baterista de Iron Maiden Leodreammer Bateristas e Percussionistas 5 Dom, 15 de Fevereiro de 2009 18:40
Bombo, Buraco! Almofada! Peles emparelhadas! vitormlbrandao Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 8 Dom, 27 de Agosto de 2006 22:45



São agora 16:48. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it