Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #1
Alexandre Costa
 
Membro desde: 8-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 32
Alexandre Costa será famoso em breve
Captação/amplificação da bateria em Concertos

Boas Pessoal,

Aqui estou mais uma vez com dissertações...

A pouco tempo vi um concerto no Knockout num bar espaçoso (+- 200m2 por aí) que fica situado para os lados da caparica, bom resumindo, um bar ideal para quem gosta de tocar ao vivo com um ambiente excelente.

Ate aqui tudo optimo, a banda tem uma boa qualidade de som, boa bateria com bons pratos tudo do melhor, o problema que reparei foi o seguinte:

Problema:
Apenas o bombo e tarola estavam amplificados pois nao havia mais pistas disponiveis na mesa de mistura para amplificar pratos, timbaloes. As restantes pistas ja tinham vozes, guitarras, etc , tendo no total creio que 10 pistas.

Resultado:
Apesar do baterista ter material do melhor e ser bom a tocar, so quem estava na fila da frente é que podia ouvir o ride, o timbalo mais pequeno (de excelente qualidade), o prato mais pequeno, etc. Ou seja o que predominava era tarola, bombo, e pratos grandes.

Opinião:
Não sei se é por ter sido guitarrista ou não, mas para mim nao estar a ouvir os pormenores todos da bateria com clareza e definição, fez com que se perdesse grande classe do material e da tecnica do baterista. Digam la que nao é uma pena...

Que soluções encontram para isto?Contem-me experiencias que tenham tido, como problemas e soluçoes que encontraram para amplificar tudo com pouco dinheiro, ou se nao se preocupam com este facto ou nunca tinham reparado, se dão concertos sem amplificar a batera, que partes pensam que é necessario amplificar da batera, etc , etc. Estejam a vontade para opinar.

Aqui seguem os bitaites do costume:

1) Comprar uma mesa com mais pistas?
2) Investir em kits de micros, mesmo que baratos ou maus?
3) Nao deixar que se menospreze todas as partes da bateria?
4) Programar ou planear melhor o espaço fisico do bar com necessidades de amplificação?
5) Trocar uma pista de backvocals por uma de ride ou outra do genero?
6) Reduzir o som das guitarras para que se destaque mais a batera.

Rock On!
Alexandre Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #2
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Concordo com o 2,4 e 6.

Claro que um kit de micros "rasco" só serve para o desenrasque, pois também depende da bateria em si, do lugar, dinheiro do proprietario da drum...
Nesse caso, acho que, se ele tivesse €, comprava o material de amplificação só para ele. Se não tivesse, opa, tinha de se desenrascar e amplificar apenas o que se ouvisse menos, tipo timbalões mais pequenos, splashes, ride, percursão..
É sempre mau ouvir concertos em que isto acontece, não só porque muitas vezes nem dá vontade de voltar a ver como a certa altura do concerto já estamos fartos de ouvir sempre "tum pá, tum pá".
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #3
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Boas Alexandre Costa, so tenho uma coisa a dizer, ja andas a meter nojo com tao poucos posts e de todos de qualidade

Assim não tem piada, ta a ficar um forum com demasiado nivel

Ja tenho saudades das picardias com p phurya, volta estas perdoado


Agora um pc mais a serio, tens razao no teu post, mete nojo ver um concerto em local pequeno e so ouvires tarola, bombo e pouco mais. A maior parte das vezes acho que é excesso de volume dos outros instrumentos. Os baixistas sofrem do sindroma de que nunca se ouve o baixo, os guitarristas a maior parte das vezes tem os volumes todos desalinhados de efeito para efeito. O vocalista coitado tem que estar ali aos berros para se ouvir alguma coisa e nao se distinguir nada. Acho que grande parte do problema se solucionava apenas com baixar o volume geral. VOu ver muitos concertos pequenos aqui no porto e é rara a vez que veja um som equilibrado. Quer tudo tocar em espaços mini com volume cmo se estivesse em alvalade.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #4
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

N é preciso micar + nada do que o bombo no Knockout. Na verdade só se mica o bombo para encher mais o baixo, de resto não vale a pena mais nada. Sim é verdade os toms não se ouvem mto, mas e depois? No fim a grande maioria das pessoas agradece pq não leva com volumes exorbitantes.

Não compreendo pq raio micou a tarola, é das cenas que mais facilmente penetra, tipicamente não precisa de ser micada, juntamente com os pratos. As pessoas são mais susceptiveis conscientemente às frequencias agudas (daí que os tampões tipicamente cortem estas frequencias)

Última edição de Grolubao : Qui, 27 de Março de 2008 às 14:45.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #5
Pedro Gonçalves Oliveira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: guimaraes
Mensagens: 91
Pedro Gonçalves Oliveira será famoso em breve
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

boas

Para mim ideal será sempre micar tudo e depois tirar, por em mute aquilo que soa bem sem ser micado.Quando é um espaço pequeno nunca costumo micar os pratos porque ja se ouve demais.
A minha ideia de amplificar as coisas é sempre como lhe chamo dar um "cheirinho" a cada peça pra poder sair no PA pra o pessoal que esta mais atrás ouvir com melhor qualidade.
Mas pra cada sitio o som é diferente por isso da um bocado de trabalho montar tudo mas no fim tens mais possibilidades.

cumprimentos
Pedro Gonçalves Oliveira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #6
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Por experiência própria, no caso de não haver condições para micar a bateria toda num espaço grande, prefiro micar o bombo e colocar um overhead na bateria.
Micar só o bombo e a tarola, quanto a mim, é uma má opção porque a tarola sem ser micada rompe sempre no meio da bateria, ao contrário dos timbalões e alguns pratos.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #7
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

O melhor é ter uma tarola com um cut suficiente, pa nem ser necessário micar. Tarolas com mto low-end são chatas nesse aspecto, mas porreiras para espaços onde não se quer mto barulho.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #8
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem
O melhor é ter uma tarola com um cut suficiente, pa nem ser necessário micar. Tarolas com mto low-end são chatas nesse aspecto, mas porreiras para espaços onde não se quer mto barulho.
A minha tem um volume do caraças... não posso micar aquilo porque não se ia ouvir mais nada
Tou com o problema inverso, com volume sonoro a mais para espaços pequenos. Não me apetece nada prepará-la para espaços pequenos.

O ultimo concerto que dei, tive de desligar o registo a meio do concerto para lhe baixar o volume, porque estava a romper de mais no meio da banda. Obviamente que a tarola nem micada estava.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #9
Alexandre Costa
 
Membro desde: 8-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 32
Alexandre Costa será famoso em breve
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

BADA, se isto tem muita qualidade e ninguem se pica entao vamos a isso

GROLUBAO , sorry mas nao concordo em (quase) nada contigo porque:

1)O bombo é a peça da batera que tem maior projecção no espaço ao contrario dos outros, sendo que é importante para marcar ritmo ou salientar o baixo, considero tb o ride muito importante, pq se nao se ouve parece que lhe falta preencher um tempo no compasso.
2) Pode-se micar tudo controlando os volumes como é obvio, ou seja isso das pessoas levarem com volumes exorbitantes nao pega, so se nao souberes regular o teu som.
3)Felizmente que existem pessoas que apreciam e sao exigentes quando vao ver um concerto, pq se nao seria a bandalheira total, exigindo pouco das bandas ao nivel de qualidade de som produzido. É obvio que ha pessoal que nao tem dinheiro para investir, compreendo perfeitamente, mas se calhar em vez de comprarem o prato xpto hdi turbo da zildjian podiam preocupar-se em fazer chegar ao publico tudo o que faz parte da bateria e comprar uma gama mais baixa.
4) Quem esta no Knockout apenas em frente ao palco encostado a porta, ou no bar ou la em cima, é para eskecer se nao micaste. Talvez com a sala vazia consiga quase concordar com a tua opinião.


Por fim nao sejam "invejosos", pq quem esta a tocar esta a ouvir tudo bem, pensem no publico, partilhem essa qualidade que têm na bateria e voçês mesmo na tecnica.
Alexandre Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #10
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Alexandre,
Eu já dei um concerto numa sala de uma colectividade em que o baterista da outra banda micou as peças todas, eu miquei o bombo e coloquei um overhead.
Chegámos ao fim eu obtive mais reacções positivas ao som que eu tinha que ele na sua mega bateria cheia de microfones (cada um montou a sua bateria no palco)
Eu ouvia a banda toda, a minha bateria toda e consegui chegar ao público. O gajo com tudo micado chegou ao fim e queixava-se que não ouvia o bombo e o ride.

Uma das explicações para o sucedido está na afinação da bateria e, no caso do ride, o tipo de prato que se tem.
Ele tinha uma bateria cheia de pratos e com uns 3 ou 4 timbalões, etc..
Mas no meio daquilo tudo o nível de qualidade era muito pouco. A bateria estava mal afinada e não respirava e os pratos era meio ****osos.

Eu, com a bateria afinada de maneira que estivesse solta, com pratos de qualidade, não precisei de tantos micros como o outro cromo e obtive melhores resultados.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #11
0_axquerda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: seixal ... margem sul
Mensagens: 104
0_axquerda será famoso em breve
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

bem eu tou com groludão......basta micar o bombo...mas nem vou entrar em discussões nisso....a presença do bombo é algo muito diferente das outras peças...é uma questão de dar mais enchimento.....de resto eu no maximo só metia mais um overhead a captar o geral por descargo de consciencia e ate virar-lo com o menor angulo possivel em relação aos timbalões (para capta-los mais) mas daria pouco volume na mesa nessa pista.

quanto a isso do ride e o diabo.....pá....tudo depende do volume de dás nas peças micadas e depende muito do material q tens.....se vou tocar ao vivo muitas vezes com pouca aplificação é obvio q levo um ride que rasge mais....com um ping mais acentuado e menos quente.
não levo pratos de 18 polegadas ....evito-os......caminho mais para pratos 14 15 16 de bom sustain...bem...são opinões....que adquiri com a experiencia....

Última edição de 0_axquerda : Qui, 27 de Março de 2008 às 16:30.
0_axquerda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #12
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Crash o mínimo que uso é 16". Não me dou bem com 14".
Aprendi foi a controlar o ataque aos pratos e tenho som soft ou pujante consoante necessito.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #13
Alexandre Costa
 
Membro desde: 8-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 32
Alexandre Costa será famoso em breve
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

O objectivo deste meu post é ouvir as vossas experiencias, estou certo que existe gente que ja aprendeu alguma coisa com este post (eu estou incluido).

Entao o truque esta na escolha do material para tocar ao vivo?

Concordo com a do bombo amplificado e tarola nao por ter mais agudos, estou convencido, para bares pequenos que é a nossa realidade em Lisboa pelo menos.

Continuem a "discussão" principalmente pessoal com muitos anos disto.
Alexandre Costa não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #14
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Normalmente a escolha na micagem recai sobre o bombo. O bombo tem projecção, mas não tem volume para romper no meio dos outros instrumentos. Como é uma peça de características graves, torna-se mais complicado de passar no meio dos outros instrumentos e chegar ao nível do baixo.

A não micagem da tarola nem é por ser mais aguda ou não, é mesmo porque tem normalmente um volume sonoro suficiente alto para passar no meio do som da banda.

Sim, sim a escolha do equipamento e afinação da bateria é um factor muito importante para se tocar ao vivo em bares.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #15
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
A minha tem um volume do caraças... não posso micar aquilo porque não se ia ouvir mais nada
Tou com o problema inverso, com volume sonoro a mais para espaços pequenos. Não me apetece nada prepará-la para espaços pequenos.

O ultimo concerto que dei, tive de desligar o registo a meio do concerto para lhe baixar o volume, porque estava a romper de mais no meio da banda. Obviamente que a tarola nem micada estava.
Exactamente! Lá está, kem não usa rimshots provavelmente não tem este problema, mas o tipo de som não tem nada a ver. Quem pretende um som com corpo, usa tipicamente rimshots num panorama rock, funk, etc.

Daí que pretendo arranjar uma brady Jarrah Block que predominantemente tem um nota mais grave, para não romper tanto com o resto da banda.

E isto não tem nada a ver com dinâmica, etc, tem mesmo a ver que as pessoas são mais susceptíveis aos agudos.

Se de facto não ouvias o ride das duas uma, ou era um ride com pouca projecção que não tinha o cut necessário, ou então ele estava com uma dinâmica baixa no mesmo.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #16
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Citação:
Mensagem Original de Grolubao Ver Mensagem

Se de facto não ouvias o ride das duas uma, ou era um ride com pouca projecção que não tinha o cut necessário, ou então ele estava com uma dinâmica baixa no mesmo.
Não sei se era para mim, mas eu oiço bem o meu ride... o ping dele é impossível não ser ouvido (Paiste Innovations Heavy Ride)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #17
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Aqui tens um exemplo de um gig meu no Tazz. Tudo o que micámos foi o bombo. Não ouves bem a tarola ou mesmo o ride?
E o Tazz é um espaço enorme!


Ah e esta ainda era a Dennis Chambers, a Edge ainda tem mais cut.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #18
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Normalmente n me preocupo com pormenores, quero só saber se vai haver PA ou não, principalmente em salas pequenas...

Não tenho sistema de amplificação proprio, nao chega p tudo, né?

A minha tarola n precisa de amplificação, rasga bem entre o resto do som, desde q n seja um "mega PA" aí claro q toda a bateria precisa de amplificação, como foi o caso no Paradise Garage, Semana Academica, na SFAL, etc.
Em sitios pequenos, tipo Lotus em Cascais, peca-se pelo excesso, liga se tudo ao PA e sai um volume q ninguem consegue sequer pensar dentro do bar...
Em sitios pequenos p mim, chega um micro no bombo e um overhead ou a apanhar os toms...por vezes c 1 micro apanham-se os 3 toms bem, n vale a pena a trabalheira dos micros em todas as peças...claro q na escolha do meu material tento balancear principalmente os pratos, pois não cabe na cabeça de ninguem ir tocar a um sitio c 50/60m2 com um crash de 18'' Zildjian Z p cascar c toda a força...

Já disse várias vezes, na maior parte dos bares, que n são mto grandes, a amplificação usada p ensaiar chega e bem.

O som q sai cá p fora deixo à responsabilidade do técnico q lá está a fazer o som...mas sempre atento ao trabalho dele, e com a exp adquirida, ao fim de 10min a olhar p ele já sei ver se ele percebe do que faz ou não

O técnico principal do Garage, Zé Motor (salvo erro) p mim, foi o melhor técnico c q trabalhei até hj...(ouçam o som nos videos de FMC no youtube)...a bateria soa a uma Pearl Forum? Com peles de origem?
A mim, não...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Citação:
Mensagem Original de ThunderDrum Ver Mensagem
Em sitios pequenos, tipo Lotus em Cascais, peca-se pelo excesso, liga se tudo ao PA e sai um volume q ninguem consegue sequer pensar dentro do bar...
Esse bar é um exagero sonoro e um exemplo de como não se deve de fazer som.
Nunca tinha visto um espaço pequeno com tanto microfone em palco.
Já lá toquei e não curti muito por causa disso. Barulho a mais.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #20
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Boas!

também não concordo em quase nada do que o Grolubao disse.
Tocar ao vivo em muito sitios que é o exemplo do Grolubao e pensar que como existe quem perceba pouco destes aspectos tecnicos nao liga ao facto de a bateria ter uns componentes que se ouvem e outros não é, penso eu na minha humilde opinião, errado.

Desculpa lá Grolubao, mas sem querer levantar uma discussão, penso que já noutros posts diversos, tomas sempre uma posição ligeiramente prepotente (atenção que nao quero levantar discussoes).

Se na bateria se pode ou não micar o bombo ou mais, tudo bem que podem divergir opiniões.
Eu por exemplo sou da opinião, que a bateria deve ser toda micada, e os volumes, nem que minimos, devem estar presentes em todos os timbalos e pratos e muitas vezes o problema nao está na bateria mas sim nos decibeis das guitarras e baixos, mas compreendo que a prespectiva de micar so o bombo seja válida.

ah, já agora, bom tópico.

abrç

Agora, partir do principio que
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #21
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Não compreendo pq é q dizes que a minha posição é prepotente? Estou só a basear-me na minha experiência, que obviamente, vale o que vale... Nada é absoluto.

Claro que se fosse tocar a um sítio grande teria que micar tudo, mas em Portugal primamos por palcos pequenos normalmente em sítios mínúsculos e isso reflecte-se no que se pode levar para palco. Obviamente que eu gostava de micar tudo, mas depois o dono do bar dava-me um tiro :P
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #22
hlw
 
Membro desde: 14-Jan-2008
Local: Santa Iria da Azóia
Mensagens: 535
hlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixehlw é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Quando digo prepotente nunca me referiria á experiência que tens, porque nao seria certamente por teres experiencia de palco que serias prepotente. aliás, nao disse que és prepotente, achei, e acho, que nao devemos partir do principio que aos outros, ditos menos conhecedores da matéria, lhes é indiferente o som e que aquilo que pensam é ou que o som tá agudo e incomoda ou que tá agradável. penso que mesmo que nao saibam explicar, que essas pessoas podem ter opinioes importantes para nos fazer melhorar.

Mas bom, deixando isso de parte, no que me referia ao micar tudo, é nas situações em que obviamente se pode fazê-lo...
claro que no républica tiramos logo o cavalinho da chuva porque " não há cá rock in rios" hehehehe

Lá tenho que reconhecer ao pessoal das electronicas que nisso é menso uma dor de cabeça...

abrç
hlw não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #23
Grolubao
 
Membro desde: 18-Ago-2006
Local: Amesterdão
Mensagens: 1.791
Grolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixeGrolubao é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

O que referi foi que para o comum mortal (entenda-se pessoas não ligadas à música) incomoda mais as frequências agudas e são as mesmas que o baterista deve tar mais atento para que o público sinta mais prazer ao ouvi-lo, ainda que de uma forma inconsciente.

Muitas pessoas nem o baixo conseguem reconhecer, mas internamente sentem-no, o groove vem muito da relação do baixo e bombo, daí a necessidade no meu entender de micar o bombo, para fortalecer essa relação.

Daí que em termos de som, é mais um gosto pessoal do que outra coisa, pq grande parte da população não notará a diferença entre uma Pearl Forum e uma Masterworks ou Reference, quanto mais se se ouve bem os toms ou não.

Claro que eu também gostava de micar os toms e ter overheads, mas no final do dia ninguém irá notar a diferença e são + cenas para carregar e montar. Claro que não sou apologista de se levar apenas um bombo tarola e uns choques para palco pq ninguém irá notar, claro q notam, mais que nem seja pelo aspecto visual da situação.
Grolubao não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #24
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Simples, um Over Head por cima no meio, micro BOMBO, e se sobrar VIAS, Timabala-se tudo ... ou seja 2 micros safa a Cena muito bem !! as maozinhas depois do tecnico som, é que vao vao por akilo no BEST!!!!


Eu ja fiz Assim e funciona perfeitamente !!

Agora micar a tarola depende muito do espaço !!
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #25
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Esse bar é um exagero sonoro e um exemplo de como não se deve de fazer som.
Nunca tinha visto um espaço pequeno com tanto microfone em palco.
Já lá toquei e não curti muito por causa disso. Barulho a mais.
E já lá apanhei "bons" técnicos, mas que teimavam a "usar" demasiado volume...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #26
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Boas pessoal! Concordo essencialmente com o HLW, sempre que tenho possibilidade, prefiro micar a bateria toda. Em bares, só não costumo usar overhead devido à proximidade com os amplificadores e por achar que não são mesmo necessários.

Na minha opinião, acho que é preferível micar porque possibilita um maior equilíbrio de som, e o facto de se o som sair ligeiramente pelo PA imprime mais envolvência do que se vier apenas de um ponto.

O facto de não micar fará invariávelmente o baterista "malhar" com mais força, o que retira dinâmica e expressividade à sua forma de tocar.

Esta é a minha opinião porque sou bastante soft a tocar, mas se batesse com bastante força como alguns bateristas e tocasse metal, provavelemente optaria mesmo por não micar em espaços pequenos. Acho que a maioria dos locais com música ao vivo praticam volumes excessivos para as pessoas se sentirem confortáveis.

Abraços
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #27
0_axquerda
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: seixal ... margem sul
Mensagens: 104
0_axquerda será famoso em breve
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

pá......ho minha gente....é obvio q podendo micar tudo (e quando digo poder não me refiro só a ter pistas disponiveis mas sim condições tecnicas e acusticas para tal) é melhor......mas esta gente está-se a esquecer dos circuitos q temos em portugal

se vou tocar com a banda do bailarico e tenho mais 5 milwatts a disparar ao ar livre ou salão é obvio q mico tudo....

mas estamos a falar de bares e condições disponiveis nestes.
0_axquerda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #28
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Quanto à condições técnicas e acústicas para micar uma bateria num bar não percebo o que queres dizer... A maioria dos microfones são pequenos e fixam-se nos aros dos timbalões pelo que a bateria não ocupa mais espaço por estar micada, e não me parece que para nós bateristas, que tamos habituados a andar com cases volumosas atrás, levar mais uma malinha com os microfones faça grande diferença....

Quanto à acústica, os microfones nesse caso são mesmo para melhorar a acústica e ter um melhor som, como referi no post anterior, mais homogéneo e definido.

Se tocares mais soft e micares, podes dar mais corpo ao som sem ter um ataque exagerado, que na minha opinião é mais incomodativo...

Claro que se for um barzinho com 100m2, a questão é outra, mas no geral é perfeitamente viável na maioria dos bares.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #29
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
O facto de não micar fará invariávelmente o baterista "malhar" com mais força, o que retira dinâmica e expressividade à sua forma de tocar.
Nunca me aconteceu, ter que bater com mais força ou menos por causa de falta de volume sonoro...

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Esta é a minha opinião porque sou bastante soft a tocar, mas se batesse com bastante força como alguns bateristas e tocasse metal(...)
Mas por que é que o pessoal diz q os bateristas de metal tocam c mais força?
Eu n toco c muita força (apenas qd quero ou "preciso") embora por vezes pareça, principalmente quando o braço sobe bem alto, mas qd desce, n vem com tanta força assim...

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Acho que a maioria dos locais com música ao vivo praticam volumes excessivos para as pessoas se sentirem confortáveis
Não percebi esta...querias dizer desconfortáveis, certo?
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #30
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Antes de mais, não tenho nada contra as bandas de Metal, e tb já tokei Metal a alguns anos atrás e com a mesma força que toco outros géneros musicais.

Apenas dei este exemplo porque acho que é prática comum ver muitos bateristas de Metal tocar com muito mais força do que noutros géneros (vê o Lars ou o Dave Lombardo). Não estou a dizer que é mau, é uma forma de tocar como outra qualquer.

Além disso, para tocar Metal tens tendência a usar timbalões e pratos maiores, com mais corpo e projecção e consequentemente, mais volume.

Além disso, não faço idea se "malhas" com força ou não, nem disse que isso é bom ou mau, é uma forma de tocar como qualquer outra, que depende acima de tudo da personalidade do baterista, e muitas vezes da técnica ou falta dela, mas n queria entrar por aí.

Por último, referia-me ao facto de o som em alguns bares ser demasiado elevado para as pessoas se sentirem confortáveis porque acho que não é agradável para a maioria das pessoas. Como referiste, dá a sensação que os tipos aumentam o som de propósito para deixar as pessoas desconfortáveis, o que obviamente não faz qq sentido.

Espero ter esclarecido os meus pontos de vista.
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #31
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

granda sticker neste tópico
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #32
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

o meu guitarrista é o contrario, então ao ir livre, tem medo de por o amp de 60w a meio gas tava muito baixinho , eu so miquei o bombo no P.A de 125 w lol.. pq é de 20... mas pronto so se ouvia a bateria e o baixo e avoz nem por isso


p.as de 125 w serious bussines
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #33
Fabinni
 
Membro desde: 2-Jul-2006
Local: Cascais
Mensagens: 1.055
Fabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em brutoFabinni é uma jóia em bruto
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

lol o pessoal aki divaga bues nas opinioes, todas elas têm o seu aproposito claro, mas axo que a questão aqui, era como se safaria num so caso... Mas tasse bem continuem, tou a curtir ler !!

abraços !
__________________
www.myspace.com/fabio_afonso
Fabinni não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 27 de Março de 2008   #34
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

@ Nelson:

No problem, tb n fiquei nada "chateado" nem nada, era apenas uma constatação...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 28 de Março de 2008   #35
bada
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: V.N. Gaia
Mensagens: 882
bada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luzbada é um glorioso foco de luz
Re: Captação/amplificação da bateria em Concertos

Na minha humilde opiniao, continuo com a ideia de grande parte das vezes o problema esta mesmo no excesso de volume dos outros instrumentos.

Tenho o gosto e cuidade de acompanhar bastante o meio de bandas de garagem no Porto, e quem conhece isto sabe que existem muitas bandas a tocar todas as semanas, muitas das vezes nao aguento com o volume dos concertos, e em grande parte dessas situaçoes a culpa do mau som nao é do PA, nao é do tecnico,etc é mesmo da banda, porque querem levar os pratos todos, os pedais todos, o amp XPTO 462362 com o volume o mais alto possivel e por ai fora, tao mais preocupados em curtir dentro de palco e que por vezes se esquecem que grande numero do publico são "leigos".

Claro que para quem tem possibilidade fazer uma boa escolha do material a levar para um concerto em locais com determinadas caracteristicas é importante.
Eu ate ja vi e ouvi bateristas a triggar baterias em bares.

Eu pessoalmente nao me importo mesmo nada de tocar num espaço pequeno sem amplificaçao de bateria, se possivel bombo com micro, mas mesmo assim nao sinto assim tanta falta quanto isso, ate onde sinto mais é dentro da muniçao para ouvir a borrada que estou a fazer. Mas claro isto tambem depende muito de generos musicais.
__________________
MISSOM
bada não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
PROPOSTA para Compra em Grupo - Bateria Electrónica Roland TD-9KX - Quem está interessado? aCIDwAR Encontros e Eventos da comunidade 117 Ter, 23 de Novembro de 2010 01:17
Minhas Tarolas - Minhas Caixas Alexandre Alja Fotos do meu equipamento (Bateria e Percussão) 31 Qua, 3 de Março de 2010 21:38
Efeitos (Delay, Reverb) na bateria!! gaspias Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 2 Ter, 2 de Março de 2010 16:57
[Entrevista] HUGO DANIN - Entrevista exclusiva de Julho 2007 Miguel Martinho Bateristas e Percussionistas 20 Sex, 10 de Agosto de 2007 11:40



São agora 06:36. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it