Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 7 de Setembro de 2007   #1
Allen
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto\Matosinhos
Mensagens: 136
Allen está no bom caminho
Acustica de uma sala de Ensaios

Boas, tenho uma sala que já está isolada só que o meu problema é a acustica dentro da sala. Já arranjei caixas de ovos e uns panos.. mas nao sei como e que ei de os colocar . Alguem me sabe explicar em que posiçao é que as devo pôr (tipo aglomerados de 4 caixas) o que devo pôr no tecto.

Obrigado
__________________
Até Jazz !
Allen não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 7 de Setembro de 2007   #2
albano
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: paços de ferreira
Mensagens: 1.692
albano tem uma aura espectacular à voltaalbano tem uma aura espectacular à volta
colas com cola quente!
__________________
http://www.apotheus.net
http://www.facebook.com/Apotheus
Albano von Hammer
albano não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Setembro de 2007   #3
Kalado
 
Membro desde: 7-Jul-2007
Local: Vendas Novas
Mensagens: 140
Kalado está no bom caminho
Com bostic (ñ sei s é assim ke se escreve mas sabs o ke é)
Kalado não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Setembro de 2007   #4
herba
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Tavira
Mensagens: 45
herba será famoso em breve
Acimas de tudo uma alcatifa completa no chao... as cx´s de ovos é porreiro mas seja qual for a cola, aquilo com tempo vai caindo tudo!! hehe

Se as paredes forem de madeira podes forrar tudo a alcatifa e prendes a mesma com agrafos de pressao que nunca mais sai!!

As cx´s de ovos é realmente o mais barato e que até resulta!! tb tens o esferovite.. placas do mesmo!!

há mesmo mta coisa!!
__________________
ENJOY LIFE
herba não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Setembro de 2007   #5
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Hey, eu tou na mesma situaçao que tu. Também tenho uma sala isolada com problemas de acustica. Eu ando a colar caixas por todo o lado com cola de contacto (lata de 1L) e uns pinceis pa por a cola.. muito simples e aquilo nao descola a nao ser que coles mal. Depois de ter acabado de por as caixas vou passar para a alcatifa, um genero de alcatifa que costumam usar nos escritorios, acho que se chama alcatifa industrial e arranja-se no AKI (foi o que ouvi falar aqui no forum). Boa sorte.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #6
wizdrum
 
Membro desde: 1-Mai-2007
Local: Lx
Mensagens: 88
wizdrum está no bom caminho
mas as caixas ajudam mesmo na acustica da sala?
__________________
This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.
wizdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #7
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de wizdrum
mas as caixas ajudam mesmo na acustica da sala?
Sim. Mas não isolam o som.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #8
wizdrum
 
Membro desde: 1-Mai-2007
Local: Lx
Mensagens: 88
wizdrum está no bom caminho
E colocar uma camada de esferovite por trás das caixas não ajudará também?
__________________
This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.
wizdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #9
Ytsephill
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Massamá
Mensagens: 726
Ytsephill será famoso em breve
Ajudar ajuda, mas a diferença não é muito significante. O esferovite é mais um isolante térmico do que acustico.
Ytsephill não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #10
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
y metam esferovite, vao fumar uma cigarrada e do nada pode ir tudo arder com o ***hh
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #11
raging_metalhead
 
Membro desde: 11-Mar-2007
Local: Somewhere, but not here
Mensagens: 454
raging_metalhead será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Superdgs
y metam esferovite, vao fumar uma cigarrada e do nada pode ir tudo arder com o ***hh
Se estiveres podre d bebado e esperares com o cigarro encostado no esferovite ate k ele pegue fogo, acredito k sim...
O esferovite é "inflamável" mas nem tanto.

Cmo isolador acústico n é lá grande coisa, apostava bem mais depressa nos panos
raging_metalhead não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 10 de Setembro de 2007   #12
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Aconçelhote a leres um topico que anda por aqui sobre isso.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 11 de Setembro de 2007   #13
wizdrum
 
Membro desde: 1-Mai-2007
Local: Lx
Mensagens: 88
wizdrum está no bom caminho
onde? eu tenho de construir uma parede falsa para servir de segunda porta numa garagem para ajudar a isolar o som, alguém tem conselhos sobre com o que encher a porta e a parede?
__________________
This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.
wizdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2007   #14
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
Search -> isolamento acústico - >
http://www.bateristaspt.com/search.php?searchid=158252
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2007   #15
wizdrum
 
Membro desde: 1-Mai-2007
Local: Lx
Mensagens: 88
wizdrum está no bom caminho
Mensagem
Nada encontrado.
__________________
This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.
wizdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2007   #16
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
lol, epa até me dei ao trabalho de ver se o link funcionava ontem e realmente funcionou. has-de experimentar pesquisar tu então, ou tas aki a contrato como empreiteiro? lol
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2007   #17
wizdrum
 
Membro desde: 1-Mai-2007
Local: Lx
Mensagens: 88
wizdrum está no bom caminho
obviamente que estou aqui a contrato como empreiteiro
__________________
This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.
wizdrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 12 de Setembro de 2007   #18
warlike
 
Membro desde: 5-Mai-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.527
warlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixewarlike é mesmo fixe
e um campino?..

epa aqui no forum há informação e links quanto baste para te orientares, é uma questão de pesquisares, não pagas mais por isso, amigo.

força aí na odisseia da acústica
warlike não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 17 de Setembro de 2007   #19
puppet
 
Membro desde: 16-Set-2007
Local: narua
Mensagens: 378
puppet pode apenas ter esperanças em melhorar
o ideal é pores alcatifa na parede e caixas de ovos
mas mete assim
alcatifa.. e cada caixa tem q tar a 3cm de todas as outras
assim vais ter uma caixa de ovos e com mais 3cm de alcatifa a volta.

assim é como eu tenho no meu estudio, antes tinhamos só caixas de ovos todas juntinhas... mas desta maneira nao há nem um eco la dentro.. e o som nao passa pra fora do estudio..

comigo resultou..
agora tu é q sabes eheh
puppet não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 19 de Setembro de 2007   #20
Brasas
 
Membro desde: 7-Abr-2006
Local: Albufeira
Mensagens: 2.146
Brasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em brutoBrasas é uma jóia em bruto
olha é assim, se o local for muito pequeno ou muito comprido nao a milagres possiveis....

a ideia do carpete no chao ajuda bastante....
Brasas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 26 de Setembro de 2007   #21
coelholima
 
Membro desde: 6-Dez-2006
Local: Lourosa
Mensagens: 6
coelholima está no bom caminho
Cortiça

Aglomerado de cortiça de baixa densidade.

Elimina reverbações para o interior, isola para o exterior, produto natural e português
coelholima não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Janeiro de 2008   #22
musikman
 
Membro desde: 12-Dez-2006
Local: corroios
Mensagens: 3
musikman está no bom caminho
Isolamento

A cortiça é, sem dúvida o melhor isolamento. Mas é uma opção extremamente dispendiosa.

Como alternativas, não recomendo o esferovite, uma vez que este transforma a sal num autêntico forno. As caixas de ovos funcionam no que diz respeito a acústica, uma vez que, devido à sua forma irregular eliminam os ecos, e criam um espaço de ar entre a sua superfície e a parede. Mas não abafam o som que vem para o exterior

Uma boa alternativa será a lã de vidro (ou de rocha... não sei muito bem o nome), devidamente forrada com um material rígido, tipo contraplacado (é uma substância um bocado irritante para a pele, por isso é semple melhor ficar tapada). Vende-se em placas flexíveis com cerca de 5 cm de espessura. Experimentem, por exemplo, fazer uma estrutura em madeira, que possa ser preenchida com as tais placas, e forrada com pladur ou madeira.

Especificamente para a bateria, e sei disso por experiência pessoal, quando se quer suprimir o som, tem de se eliminar as vibrações que passam para o chão, e que acabam por ecoar em todo o edifício (que, no caso de um apartamento é muito importante!).

Toquei bateria durante 3 anos na arrecadação do 8.º andar do meu prédio, e nunca tive queixas de vizinhos. Só precisei de 2 paletes de madeira (que fui pedir a uma casa de materiais de construcção - de graça), 4 placas de lã de vidro que comprei, uma câmara de ar velha (de graça, tambêm), e um bocado de contraplacado (que tambêm foi de graça, uma vez que re-aproveitei umas placas que são usadas pala embalar aquelas cenas grandes que vêm nas paletes).

Pregam-se quadrados de borracha por baixo das paletes em todas as zonas que estão em contacto com o solo, enfiam-se as placas de lã de vidro no meio, forra-se tudo com o contraplacado, e fica-se com um mini-palco à prova de vibrações.

Já agora, e a mais fácil e barata de todas para acabar com o excesso de reverb, é fazer um pára-quedas no tecto, ou seja, pegar num lençol, abrir e cravar ao tecto, de forma a que ele faça "barrigas" para baixo! é um maravilha!!!

Boa sorte
musikman não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 29 de Janeiro de 2008   #23
coelholima
 
Membro desde: 6-Dez-2006
Local: Lourosa
Mensagens: 6
coelholima está no bom caminho
Gosto Re: Isolamento

Citação:
Mensagem Original de musikman
A cortiça é, sem dúvida o melhor isolamento. Mas é uma opção extremamente dispendiosa.

Como alternativas, não recomendo o esferovite, uma vez que este transforma a sal num autêntico forno. As caixas de ovos funcionam no que diz respeito a acústica, uma vez que, devido à sua forma irregular eliminam os ecos, e criam um espaço de ar entre a sua superfície e a parede. Mas não abafam o som que vem para o exterior

Uma boa alternativa será a lã de vidro (ou de rocha... não sei muito bem o nome), devidamente forrada com um material rígido, tipo contraplacado (é uma substância um bocado irritante para a pele, por isso é semple melhor ficar tapada). Vende-se em placas flexíveis com cerca de 5 cm de espessura. Experimentem, por exemplo, fazer uma estrutura em madeira, que possa ser preenchida com as tais placas, e forrada com pladur ou madeira.

Especificamente para a bateria, e sei disso por experiência pessoal, quando se quer suprimir o som, tem de se eliminar as vibrações que passam para o chão, e que acabam por ecoar em todo o edifício (que, no caso de um apartamento é muito importante!).

Toquei bateria durante 3 anos na arrecadação do 8.º andar do meu prédio, e nunca tive queixas de vizinhos. Só precisei de 2 paletes de madeira (que fui pedir a uma casa de materiais de construcção - de graça), 4 placas de lã de vidro que comprei, uma câmara de ar velha (de graça, tambêm), e um bocado de contraplacado (que tambêm foi de graça, uma vez que re-aproveitei umas placas que são usadas pala embalar aquelas cenas grandes que vêm nas paletes).

Pregam-se quadrados de borracha por baixo das paletes em todas as zonas que estão em contacto com o solo, enfiam-se as placas de lã de vidro no meio, forra-se tudo com o contraplacado, e fica-se com um mini-palco à prova de vibrações.

Já agora, e a mais fácil e barata de todas para acabar com o excesso de reverb, é fazer um pára-quedas no tecto, ou seja, pegar num lençol, abrir e cravar ao tecto, de forma a que ele faça "barrigas" para baixo! é um maravilha!!!

Boa sorte
Sem dúvida que funciona! Quanto a ser dispendiosa, bem... talk to me
coelholima não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 14 de Fevereiro de 2008   #24
andreb
 
Membro desde: 14-Fev-2008
Local: Almada
Mensagens: 72
andreb será famoso em breveandreb será famoso em breve
Re: Acustica de uma sala de Ensaios

1 - caixas de ovos nunca ! nao absorvem som .. ver aqui http://www.acousticsfirst.com/docs/egg.PDF

2 - o truque das salas de ensaio é conjugar absorção com difusao para o som nao ficar muito abafado nas frequências mais altas mas ao mesmo tempo nao se ouvir ecos etc...estes paineis podem ser feitos com la de rocha e madeira. No entanto estou a ver se preparo uns kits relativamente acessiveis para salas de ensaios até 5 por 4 por 3 m (ou seja abaixo da concorrencia lol ) e que tenham o máximo de qualidade possivel.

3 - o melhor material de isolamento para construções com pladur/mdf e lã de rocha é uma cola acústica chamada Green Glue http://www.someacustica.com/greenglue.htm

4 - o tempo da cortiça já la vai à mto tempo ! está super ultrapassada !

Última edição de andreb : Qui, 14 de Fevereiro de 2008 às 19:03.
andreb não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
[Entrevista] Anthony King - Baterista norte-americano a trabalhar no Brasil Felipe Basilio Bateristas e Percussionistas 2 Qua, 30 de Junho de 2010 15:24
[Entrevista] Chad Smith - Baterista de Red Hot Chili Peppers (Set 2002) Leodreammer Bateristas e Percussionistas 11 Sáb, 27 de Fevereiro de 2010 20:17
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46



São agora 16:36. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it