Voltar   BateristasPT.com > MATERIAL E EQUIPAMENTOS > Hardware, Acessórios e Equipamentos
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Hardware, Acessórios e Equipamentos Tudo sobre pedais, suportes e tripés, racks, peles, baquetas, etc


Resposta
Opções
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #1
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
As peles e o som das baterias

Oí minha gente
Nem posso mais estar calado, tenho de ajudar uns amigão aí...

Vou postar aqui "minhas ideias" sobre pele e som de batera.Vou falar para o pessoal entendido mas sem descurar o menos informado.

Meus querido aqui vai:

Falar de pele, de abafamento, de caracteristica etc.....

1 - A melhor pele que destaca a potencialidade de sua bateria será sempre coated 1 só filme "1 ply" e branca.

Porquê?
Porque é a mais natural de todas, mais primitiva e aquela que descende artificialmente de pele animal.
Senão vejamos:

Todo o batera de jazz utiliza essa pele independentemente da marca, é captado o mais natural possivel, por vezes com 3 mic, 2 overhead, 1 bumbo, e mixer praticamente linear.
E assim, é captada a banda toda, piano, contrabaixo metal, etc. Tem estúdio nos States que não aderiu ao digital, ainda gravam com analógica, maquina ainda de fita, morou?

Os estudio que tem digital, ao registrar o pessoal do Jazz, põe o analogico ao máximo porque o digital permite isso, mas o pessoal não gosta muito não.

Afinação e controle: Depois de afinada, esta pele permite a máxima linearidade, controle sobre ressonância e harmonico, quase só devendo (pouco), ser muffled no Bumbo. Grande som. Voçês sabem que sim.
Contra: Pele de desgáste rápido, (não muito para pessoal do jazz como pode imaginar) e erosão do coated da caixa, o que faz que os brushes deixem de ter "Varrimento".

No abafamento, tem pessoal que exagera perdendo pois a batera sua caracteristica, ficando "sem fala", se limitando a emitir baqueta e pouco mais......

Pele Clear 2 ply, ex: Pin strip : Eu páro por aqui na minha escolha de pele, porque a seguir vem pele com mais dureza:

Esta pele será para mim pele intermédia, entre o jazz/fuzão e os outros mais em que tem de usar mais força muscular constante. Tem bom harmonico,ressonancia, durabilidade, bom pra mic, auto muffle por adicionar ring especifico interno.

Contra: Retira um bocado a caracteristica da batera, dando mais um pouco de sua caracteristica (pele), conferindo no final uma especie de "triguer" misturando as duas caracteristicas, Bateria e pele.

Peles duras: Me perdoem todos os amantes executores de Metal/trash/dead etc.

Esta pele retira toda a caracteristica da bateria, seu som é completamente adulterado, sendo a caracterista predominante a da pele. Se ouvir Mike Portnoy, Jordison, etc verá que são batidas tonificadas, os toms parece quase electronicos, o na maioria das vezes até são porque se encontram "trigados" em 60/40.

A favor: Quase eternas, bastante caras, mas eternas, durabilidade sem igual, toca,toca sem parar.

E por favor não abafe tanto seu set porque retira qualidade ao seu material, não quero dizer que não abafe né

Abração e felicidade em cima de todos voçês

Última edição de bateforte : Dom, 6 de Dezembro de 2009 às 17:02.
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #2
Rebel-Drummer
 
Membro desde: 9-Nov-2006
Local: Ermesinde
Mensagens: 410
Rebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à voltaRebel-Drummer tem uma aura espectacular à volta
Re: As peles e o som

Bom tópico!
Rebel-Drummer não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #3
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: As peles e o som

grande bateforte! ves como fazes falta?
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #4
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Campos Ver Mensagem
grande bateforte! ves como fazes falta?
Brigadão no sô

Vou tentar escrever melhor meu potuguês,

Olhe, me desculpe, mas havia no forum um cara, sô Timbalão, que falava paca bem sobre bateria.....
que é dele?

O home deve ser vidradão no assunto, fala bem o cara....

abraço em voçê sô Campos
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #5
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: As peles e o som

Ora bem bateforte , é assim mesmo! estes posts bem produtivos , é isso que muito malta dizia que tu fazes falta pela tua experiência (agora nao se convencido né ), estou a brincar

Abraço ..
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #6
paul luis
 
Membro desde: 5-Mar-2007
Local: gaia
Mensagens: 700
paul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em brutopaul luis é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Exelente topico parabens. abraço
paul luis não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #7
Carvox
 
Membro desde: 15-Nov-2007
Local: Malveira
Mensagens: 81
Carvox está no bom caminho
Re: As peles e o som

Sim Sr. bom Post.
Obrigado Bateforte!!
Carvox não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #8
JoaoF10
 
Membro desde: 24-Jun-2009
Local: Vila Viçosa
Mensagens: 57
JoaoF10 está no bom caminho
Re: As peles e o som

Grande BateForte...
Grande ajuda sim senhor... ainda para mais vou adquirir dentro de muito pouco tempo umas novas peles

Obrigado BateForte
__________________
John Slither !!
http://www.facebook.com/album.php?pr...33&ref=profile
JoaoF10 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #9
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Grande Bateforte, sabia que não nos ias abandonar.

Fazes muita falta cá.


Muito bom tópico, já deu para aprender alguma coisa mais.


Abração





___________________________________________
Que a música vos acompanhe!
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #10
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: As peles e o som

Desculpa-me , mas aqui estas a referir que as pinstripe tem harmonicos , nao tem um som mais seco abafado ?
desculpa a pergunta xD

cumps
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #11
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer Ver Mensagem
Desculpa-me , mas aqui estas a referir que as pinstripe tem harmonicos , nao tem um som mais seco abafado ?
desculpa a pergunta xD

cumps
Oì sô Punk!!!
O Harmonico de que falo, se voçê usar uma afinação um pouco alta o harmónico começa sobressaindo meu querido

Seco e abafado?

Numa afinação mais baixa, esta pele com a ressonante, tem som quente e delineado com ressonancia lindissima.

Abraço sô Punk
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #12
luanfmarques
 
Membro desde: 20-Ago-2009
Local: Abrantes
Mensagens: 318
luanfmarques está no bom caminho
Re: As peles e o som

Bom tópico!
Bateforte, já vi que é meu conterrâneo
De que lugar?
Abraço!
luanfmarques não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #13
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Grande Bateforte!!!
es uma maravilha!!!...grande ajuda sim senhor!!
continua...
abraço,
David
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 6 de Dezembro de 2009   #14
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
Oì sô Punk!!!
O Harmonico de que falo, se voçê usar uma afinação um pouco alta o harmónico começa sobressaindo meu querido

Seco e abafado?

Numa afinação mais baixa, esta pele com a ressonante, tem som quente e delineado com ressonancia lindissima.

Abraço sô Punk
Entendido, obrigadissimo .. eu falei em seco e abafado , ora bem , se calhar expressei-me mal mas queria dizer um som que cortasse harmonico, mais seco .. entendeste ?

abraço
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Dezembro de 2009   #15
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Relativamente à Pinstripe houve algo que me disseram que me deixa realmente a pensar, e até que ponto não será verdade:

"A pinstripe mete as baterias gama baixa a soarem a gama média, e mete as baterias de gama topo a soarem a gama média".


Relativamente ao post, achei interessante, sinceramente a mim não me trouxe nada de novo mas tenho a certeza que muita gente aprendeu e vai aprender com isso, por isso é sempre algo de extrema utilidade.
No entanto deixa-me dar uma pequena achega que pode ser importante: é que temos que ter em conta uma data de factores na escolha de uma pele. Há quem possa pensar que se então 1 ply me faz soar mais o casco vou ter um som muito melhor sempre, porque a minha bateria é feita com a madeira x. Acontece que há baterias, principalmente gamas baixas em poplar e umas basswoods em que 1ply nao interessa para nada, porque a madeira não tem muito por onde soar. Em contrário, precisamos é duma pele que dê um contributo muito maior, fazendo com que o som que se saca seja um misto da madeira com as potencialidades da pele, e assim metemos uma gama baixa a soar a razoável.
Consigo apreciar muito o facto por fazeres um esforço por escreveres em português de Portugal. Bom ver que há uma veia de sangue puro que ainda corre por aqui!

Um grande abraço!
__________________
MISSOM

Última edição de JoãoCampos : Seg, 7 de Dezembro de 2009 às 04:36.
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Dezembro de 2009   #16
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Gosto Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
Brigadão no sô

Vou tentar escrever melhor meu potuguês,

Olhe, me desculpe, mas havia no forum um cara, sô Timbalão, que falava paca bem sobre bateria.....
que é dele?

O home deve ser vidradão no assunto, fala bem o cara....

abraço em voçê sô Campos
Olá caríssimo Bateforte

Realmente tópico que só quem percebe da poda é que pode falar

já gostava de ouvir a tua opinião sobre as peles de ressonância

Off:
É verdade o Timbalão sabe "tralha" mas não é o único.

Há muitos que andam "adormecidos", mas pode ser que com tópicos como este ( e outros de semelhante qualidade) eles venham aí em força.(desculpem a insistência)

Abraço a todos
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Dezembro de 2009   #17
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Relativamente à Pinstripe houve algo que me disseram que me deixa realmente a pensar, e até que ponto não será verdade:

"A pinstripe mete as baterias gama baixa a soarem a gama média, e mete as baterias de gama topo a soarem a gama média".


Relativamente ao post, achei interessante, sinceramente a mim não me trouxe nada de novo mas tenho a certeza que muita gente aprendeu e vai aprender com isso, por isso é sempre algo de extrema utilidade.
No entanto deixa-me dar uma pequena achega que pode ser importante: é que temos que ter em conta uma data de factores na escolha de uma pele. Há quem possa pensar que se então 1 ply me faz soar mais o casco vou ter um som muito melhor sempre, porque a minha bateria é feita com a madeira x. Acontece que há baterias, principalmente gamas baixas em poplar e umas basswoods em que 1ply nao interessa para nada, porque a madeira não tem muito por onde soar. Em contrário, precisamos é duma pele que dê um contributo muito maior, fazendo com que o som que se saca seja um misto da madeira com as potencialidades da pele, e assim metemos uma gama baixa a soar a razoável.
Consigo apreciar muito o facto por fazeres um esforço por escreveres em português de Portugal. Bom ver que há uma veia de sangue puro que ainda corre por aqui!

Um grande abraço!
Obrigado Sô KId
Mas olhe que é esforço mesmo. Se Brasileiro é paca complicativo pra voçês, O portugues de voçês, (oração, verbo, sujeito) para mim não é mole não.......

Olhe sô kid
Exatamente, a madeira não tem por onde reflectir. Se voçê usa pinstrip nela não reflete mesmo. Mas se voçê afina ela num tune medio alto com pele coated de 1 filme, me perdoe sô Kid, garanto voçê que toca.

Se voçê tiver bom set de mic, e colocar coated 1 ply no set, sua bateria respondera com o som que ela tem.

Tensão para tune - Toms - de 75 a 78 para batter e 70 a 75 para ressonante
Bumbo - 75 - 80 batter e ressonante

caixa - 85 - 90 batter e pele de esteira entre 80 e 85
Claro que estou falando de afinador, não sei se afina ou não com o afinador?

Por mim é uma excelente ferramenta de trabalho, poupa tempo e o meu é muito eficaz. Mas meu querido, no final faço minhas manha na afinação, na caixa ( parafusos da esteira ), no Bumbo, descendo um pouco a ressonante,

Mas tem pessoal que afina de ouvido, como eu também, viu o tempo que leva isso? A mim, tenho vergonha não de dizer, até ficar mais ou menos satisfeito sô KID, 3 horas não me basta não?

Mas era de pele que a gente falava, e já tou falando de afinação
Me desculpe o sô Kid

Felicidade

PS: O sô toca paca pedal single, técnica memo boa, sim sinhô

bateforte adicionou o seguinte texto, 0 minutos e 36 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Relativamente à Pinstripe houve algo que me disseram que me deixa realmente a pensar, e até que ponto não será verdade:

"A pinstripe mete as baterias gama baixa a soarem a gama média, e mete as baterias de gama topo a soarem a gama média".


Relativamente ao post, achei interessante, sinceramente a mim não me trouxe nada de novo mas tenho a certeza que muita gente aprendeu e vai aprender com isso, por isso é sempre algo de extrema utilidade.
No entanto deixa-me dar uma pequena achega que pode ser importante: é que temos que ter em conta uma data de factores na escolha de uma pele. Há quem possa pensar que se então 1 ply me faz soar mais o casco vou ter um som muito melhor sempre, porque a minha bateria é feita com a madeira x. Acontece que há baterias, principalmente gamas baixas em poplar e umas basswoods em que 1ply nao interessa para nada, porque a madeira não tem muito por onde soar. Em contrário, precisamos é duma pele que dê um contributo muito maior, fazendo com que o som que se saca seja um misto da madeira com as potencialidades da pele, e assim metemos uma gama baixa a soar a razoável.
Consigo apreciar muito o facto por fazeres um esforço por escreveres em português de Portugal. Bom ver que há uma veia de sangue puro que ainda corre por aqui!

Um grande abraço!
Obrigado Sô KId
Mas olhe que é esforço mesmo. Se Brasileiro é paca complicativo pra voçês, O portugues de voçês, (oração, verbo, sujeito) para mim não é mole não.......

Olhe sô kid
Exatamente, a madeira não tem por onde reflectir. Se voçê usa pinstrip nela não reflete mesmo. Mas se voçê afina ela num tune medio alto com pele coated de 1 filme, me perdoe sô Kid, garanto voçê que toca.

Se voçê tiver bom set de mic, e colocar coated 1 ply no set, sua bateria respondera com o som que ela tem.

Tensão para tune - Toms - de 75 a 78 para batter e 70 a 75 para ressonante
Bumbo - 75 - 80 batter e ressonante

caixa - 85 - 90 batter e pele de esteira entre 80 e 85
Claro que estou falando de afinador, não sei se afina ou não com o afinador?

Por mim é uma excelente ferramenta de trabalho, poupa tempo e o meu é muito eficaz. Mas meu querido, no final faço minhas manha na afinação, na caixa ( parafusos da esteira ), no Bumbo, descendo um pouco a ressonante,

Mas tem pessoal que afina de ouvido, como eu também, viu o tempo que leva isso? A mim, tenho vergonha não de dizer, até ficar mais ou menos satisfeito sô KID, 3 horas não me basta não?

Mas era de pele que a gente falava, e já tou falando de afinação
Me desculpe o sô Kid

Felicidade

PS: O sô toca paca pedal single, técnica memo boa, sim sinhô

bateforte adicionou o seguinte texto, 22 minutos e 57 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de DON METAL Ver Mensagem
Olá caríssimo Bateforte

Realmente tópico que só quem percebe da poda é que pode falar

já gostava de ouvir a tua opinião sobre as peles de ressonância

Off:
É verdade o Timbalão sabe "tralha" mas não é o único.

Há muitos que andam "adormecidos", mas pode ser que com tópicos como este ( e outros de semelhante qualidade) eles venham aí em força.(desculpem a insistência)

Abraço a todos
Oí sô DON
Como vai?
Ressonância mas de estilo musical?
que pele batter voçê usa?
Sua bateria que madeira tem?
profundidade dos toms?

Mas sobre ressonância posso falar ao sô assim:

É para mim a pele mais importante da batera.
Voçê de pensar que estou louco! Mas não, é a pele que dá toda a vida ao seu som. Você pode subir a tonalidade, pode aumentar os sustain da ressonancia, pode quase eleminar a mesma, Séra sempre o prolongabento do seu stroke. Há baterias muito especificas e raras, veja sô Phill Collins, Gretch dele, não tem pele por baixo, mas tem um som diferente, especifico, os "gringos" chamam de projector.
Valeu sô DoN?

Última edição de bateforte : Seg, 7 de Dezembro de 2009 às 22:17. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Dezembro de 2009   #18
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Bateforte, na tua opinião como é resulta melhor para ter aquele som tipico rock (anos 70/80). A pele de ressonância mais apertada ou mais larga que a de ataque?

Eu lembro-me que, p.ex., o John Bonham (Led Zeppellin), usava as peles de ressonância mais apertadas que as de ataque, mas também havia quem usasse o contrário.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Dezembro de 2009   #19
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Bateforte, na tua opinião como é resulta melhor para ter aquele som tipico rock (anos 70/80). A pele de ressonância mais apertada ou mais larga que a de ataque?

Eu lembro-me que, p.ex., o John Bonham (Led Zeppellin), usava as peles de ressonância mais apertadas que as de ataque, mas também havia quem usasse o contrário.

ha quem uze nos tons a mesma tensao para ataque e resonancia...e na tarola acho que se aperta mais a de ataque ou é a de resonancia....ja nao sei...lo0l!!
é qualquer coisa assim...

abraço,
David
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 7 de Dezembro de 2009   #20
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Bateforte, na tua opinião como é resulta melhor para ter aquele som tipico rock (anos 70/80). A pele de ressonância mais apertada ou mais larga que a de ataque?

Eu lembro-me que, p.ex., o John Bonham (Led Zeppellin), usava as peles de ressonância mais apertadas que as de ataque, mas também havia quem usasse o contrário.
OÍ sõ Martinho
Sei disso não, sei que usava tune medio-alto de afinacão nos 3 toms e baixo no Bumbo e caixa

Mas esse tipo de afinação não é muito rara. Dá ao som da batera um certo "portamento", up ou down, Você dá stroke e a ressonante puxa a nota para cima ou para baixo. usava-se muito também na era do disco-sound, em que quase a caixa não era batida, mas tom que quase soava a surdo, bem nos 150 Hz.

Agora sô Martinho não tenho ouvido nada parecido não, mas também ouço os temas desse tempo como nostalgia e não com ouvido de "músico" que é coisa que não sou:

Olhe, Nick Mason dos Flloyd usava isso, mas para baixo, se ouvir o tema "shine on the crazy diamond" no B" , na parte baixa, timbalão soa decay paca

Valeu sô martinho

bateforte adicionou o seguinte texto, 3 minutos e 0 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de david10paiste Ver Mensagem
ha quem uze nos tons a mesma tensao para ataque e resonancia...e na tarola acho que se aperta mais a de ataque ou é a de resonancia....ja nao sei...lo0l!!
é qualquer coisa assim...

abraço,
David
oì sô David
Tudo bem
Olhe em cima eu falai nesse tune, mas aqui vai:

caixa - 85 - 90 batter e pele de esteira entre 80 e 85
Se a tensão entre as duas for igual, voçê tera resposta instantane da ressonante o que não é bom para batter. Rolls ficam um pouco tremidos, è pancada com resposta na hora, È sempre bom atrasar essa resposta.

Valeu?

Última edição de bateforte : Seg, 7 de Dezembro de 2009 às 23:29. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #21
David Teixeira
 
Membro desde: 25-Mai-2009
Local: Lamego
Mensagens: 685
David Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em brutoDavid Teixeira é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

[/quote]

oì sô David
Tudo bem
Olhe em cima eu falai nesse tune, mas aqui vai:

caixa - 85 - 90 batter e pele de esteira entre 80 e 85
Se a tensão entre as duas for igual, voçê tera resposta instantane da ressonante o que não é bom para batter. Rolls ficam um pouco tremidos, è pancada com resposta na hora, È sempre bom atrasar essa resposta.

Valeu?[/quote]


wuaaauuuu...tu sabes mesmo a matéria!!!
obrigado mais uma vez por me esclareceres...
fica bem

abraço,
David
David Teixeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #22
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Muito bom tópico.
E ainda bem que o Bateforte veio desmistificar o uso do Afinador.
Para mim, tal como ele disse, é uma ferramenta fundamental para ter uma afinação precisa de tensão e só depois dar os pormenores finais de ouvido e gosto. O afinador não vai afinar totalmente e substituir o baterista mas vai ajudar para uma tensão primária para depois se partir para a afinação final em que aí contará o gosto e o som pretendido.
Eu uso medidas muito similares às que ele afirmou mas cada afinador é um afinador..
Eu uso o tama tension watch.
Quanto a peles, e tal como ele disse, single ply será sempre a pele para se tirar a máxima ressonância e melhor som de uma bateria boa.

abraços.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #23
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Muito bom tópico.
E ainda bem que o Bateforte veio desmistificar o uso do Afinador.
Para mim, tal como ele disse, é uma ferramenta fundamental para ter uma afinação precisa de tensão e só depois dar os pormenores finais de ouvido e gosto. O afinador não vai afinar totalmente e substituir o baterista mas vai ajudar para uma tensão primária para depois se partir para a afinação final em que aí contará o gosto e o som pretendido.
Eu uso medidas muito similares às que ele afirmou mas cada afinador é um afinador..
Eu uso o tama tension watch.
Quanto a peles, e tal como ele disse, single ply será sempre a pele para se tirar a máxima ressonância e melhor som de uma bateria boa.

abraços.
Brigadão sô PIPO

Eu uso afinador homologado, Drum DIal,

Sô FAMULARO, Gadd e Weckl, deram seu aval ao danado.

Quanto á pele, fico legal de voçê partilhar mesma tese.

Brigadão mesmo sô PIPO
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #24
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
Brigadão sô PIPO

Eu uso afinador homologado, Drum DIal,

Sô FAMULARO, Gadd e Weckl, deram seu aval ao danado.

Quanto á pele, fico legal de voçê partilhar mesma tese.

Brigadão mesmo sô PIPO
Tenho que experimentar o Drum dial sem dúvida.
Grande abraço.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #25
JoãoCampos
 
Membro desde: 11-Fev-2008
Local: Aveiro
Mensagens: 1.300
JoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luzJoãoCampos é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Thierry Ver Mensagem
Olá bate forte, bem vindo novamente, bom tópico, ajudou-me nas minhas dúvidas... Ainda não consegui afinar as minhas peles para os timbalos e timbalão... Para obter um som mais desejado... com esta explicação é uma questão de experimentar, já agora as peles que uso são: topos Remo emperor coated, e Remo ambassor clear na ressonância... e a menina é uma starclassic performer birch...
Abraço
Com uma bateria dessas e essas peles não ha grande explicação para não teres os toms a soar !
Uma coisa importante, e tem a ver com mentalidades: eu acho que devemos sempre lutar pelo nosso som, seja de que maneira for. Digo isto porque há quem ache (e com a sua razão, cada um sabe de si) que é grave meter moongel ou fita cola nos toms para sacar o nosso som. Mas acho que se realmente é isso que falta nos teus toms deves experimentar várias soluções. E quem diz isto, diz mantas no bombo e outros acessórios. Talvez mates um pouco a orgânica da madeira, o som, não digo que não, mas o importante e tu tocares e sentires bom feedback, bom som, independentemente das técnicas que usas para abafar ou para calar. Eu tenho uma Dios em bubinga, de facto no bombo não uso nada, apenas EMAD mas nos toms não dispenso o moongel porque me transforma logo o som do tom para o que eu desejo, e para o que os técnicos de som desejam.
Mas isto foi só um desabafo, uma opinião. Acho que o importante é o som, não descemos como bateristas por usarmos maneiras de meter as coisas a soarem. Porque sem dúvida, há maneiras de meteres uma bateria a soar sem estas coisas. Mas lá está, cada um sabe de si. Isto não foi um post para ti atenção, apenas um desabafo geral!
__________________
MISSOM
JoãoCampos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #26
DON METAL
 
Membro desde: 26-Jan-2008
Local: Peraboa
Mensagens: 398
DON METAL tem uma aura espectacular à voltaDON METAL tem uma aura espectacular à volta
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
Oí sô DON
Como vai?
Ressonância mas de estilo musical?
que pele batter voçê usa?
Sua bateria que madeira tem?
profundidade dos toms?

Mas sobre ressonância posso falar ao sô assim:

É para mim a pele mais importante da batera.
Voçê de pensar que estou louco! Mas não, é a pele que dá toda a vida ao seu som. Você pode subir a tonalidade, pode aumentar os sustain da ressonancia, pode quase eleminar a mesma, Séra sempre o prolongabento do seu stroke. Há baterias muito especificas e raras, veja sô Phill Collins, Gretch dele, não tem pele por baixo, mas tem um som diferente, especifico, os "gringos" chamam de projector.
Valeu sô DoN?
Olá pessoal
Peço desculpa mas expliquei me mal

Eu estava me a referir concretamente ás peles de ressonância nos timbalões e na tarola!mais uma vez desculpem a confusão!

Gostava de saber quais são as tuas peles de eleição para os variados estilos,pois fala-se muito na pele de ataque mas que me lembre ainda não vi aqui no fórum nem modelos nem marcas das peles de ressonância para tarola e timbalões (posso estar errado).
Agora acho que vou escrever aqui a maior barbaridade no fórum, mas dará "bom som"duas peles do mesmo modelo numa tarola?
Sempre tive esta duvida

Bem HajamDON

P.S-Não possuo batera sôr bateforte,talvez um dia.Por agora sou admirador da arte
DON METAL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #27
Madeira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Portimão
Mensagens: 7.615
Madeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luzMadeira é um glorioso foco de luz
Gosto Re: As peles e o som

Viva Sr. Bateforte! Parabéns pelo contributo! Eu tinha a certeza de que não irias sair daqui! (não era nem nunca será minha intensão fazer saír seja quem for!)

E comprova-se que, as pequenas chamadas de atenção aos pormenores menos bons rapidamente limam o que poderia estar menos bem dando lugar ao que de melhor temos para dar! Olha só como a tua reputação já está muito acima do vermelho!


Em relação ao tema das peles, sem dúvida alguma que, saber um pouco de história ajuda a compreender! As peles sintéticas são uma evolução em termos de resistência ao tempo meteorológico que as peles orgânicas não permitiam ter... Logo, usando o que mais se pareça às origens será sem dúvida o que poderá sempre dar melhores resultados.

Tenho por aqui um Drum Dial que dou pouco uso... A ver se começo a usar as tuas dicas com esta ferramenta, de forma a conseguir resultados mais consistentes ao longo do tempo...

Obrigado!
__________________
- Se precisares de contactar um Membro da Equipa de Gestão, clica aqui.
- Antes de abrires um assunto novo, usa o sistema de pesquisas.
> Queres apoiar este fórum? Clica aqui e participa! <
Madeira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #28
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Madeira Ver Mensagem
Viva Sr. Bateforte! Parabéns pelo contributo! Eu tinha a certeza de que não irias sair daqui! (não era nem nunca será minha intensão fazer saír seja quem for!)

E comprova-se que, as pequenas chamadas de atenção aos pormenores menos bons rapidamente limam o que poderia estar menos bem dando lugar ao que de melhor temos para dar! Olha só como a tua reputação já está muito acima do vermelho!


Em relação ao tema das peles, sem dúvida alguma que, saber um pouco de história ajuda a compreender! As peles sintéticas são uma evolução em termos de resistência ao tempo meteorológico que as peles orgânicas não permitiam ter... Logo, usando o que mais se pareça às origens será sem dúvida o que poderá sempre dar melhores resultados.

Tenho por aqui um Drum Dial que dou pouco uso... A ver se começo a usar as tuas dicas com esta ferramenta, de forma a conseguir resultados mais consistentes ao longo do tempo...

Obrigado!
OÍ sõ Madeira brigado viu
Olhe, disse ao sô de JP, e digo ao sô!!
Não mereço isso não, de reputação
O que aprendi, aprendi com outros cara, aperfeiçoei minhas ideia, mas na base foi outros cara que tem o mérito.
O pessoal não faça isso de reputação mais não.
Não quero lever pra cova o pouco que sei não sô. Meu dever é partilhar "minhas" ideia como outro fez comigo sô de Madeira!!!!

Morou?

bateforte adicionou o seguinte texto, 21 minutos e 20 segundos depois:

Oì sô Martinho

Bom com voçê?

A respeito de L.Z.

Sô Bonhan estava prisioneiro de seu som. E porquê?
Porque só podia nos ultimos ano tocar com dois tipo de pele: Med cler ou clear falam, porque com sua vista lite não poderia ser de outra maneira.

Visual e endorsement obligations.

Mas no geral fazia o set ter um som quase unico.

Valeu?

Última edição de bateforte : Ter, 8 de Dezembro de 2009 às 22:28. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #29
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
OÍ sõ Madeira brigado viu
Olhe, disse ao sô de JP, e digo ao sô!!
Não mereço isso não, de reputação
O que aprendi, aprendi com outros cara, aperfeiçoei minhas ideia, mas na base foi outros cara que tem o mérito.
O pessoal não faça isso de reputação mais não.
Não quero lever pra cova o pouco que sei não sô. Meu dever é partilhar "minhas" ideia como outro fez comigo sô de Madeira!!!!

Morou?
Ora ai esta .. Grande ponto de vista! Aprendemos com alguem mais sabio que nós, vamos ajudar alguem menos sabio que nós , pois houve alguem que tambem nos ensinou e muito , e agora chegou a altura de ajudarmos alguem ..


Abraçao bateforte
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #30
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Bateforte, na tua opinião como é resulta melhor para ter aquele som tipico rock (anos 70/80). A pele de ressonância mais apertada ou mais larga que a de ataque?

Eu lembro-me que, p.ex., o John Bonham (Led Zeppellin), usava as peles de ressonância mais apertadas que as de ataque, mas também havia quem usasse o contrário.
Oì sô Martinho

Bom com voçê?

A respeito de L.Z.

Sô Bonhan estava prisioneiro de seu som. E porquê?
Porque só podia nos ultimos ano tocar com dois tipo de pele: Med cler ou clear falam, porque com sua vista lite não poderia ser de outra maneira.

Visual e endorsement obligations.

Mas no geral fazia o set ter um som quase unico.

Valeu?
__________________
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 8 de Dezembro de 2009   #31
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de bateforte Ver Mensagem
Oì sô Martinho

Bom com voçê?

A respeito de L.Z.

Sô Bonhan estava prisioneiro de seu som. E porquê?
Porque só podia nos ultimos ano tocar com dois tipo de pele: Med cler ou clear falam, porque com sua vista lite não poderia ser de outra maneira.

Visual e endorsement obligations.

Mas no geral fazia o set ter um som quase unico.

Valeu?
__________________
Pois, também é verdade. Para a Vista Lite ser boa visualmente só com peles clear!
Não tinha visto as coisas dessa forma.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 13 de Dezembro de 2009   #32
Pipó
 
Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Mensagens: 1.973
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Aqui vai o meu agradecimento especial ao user que me deu reputação negativa devido ao post que escrevi em cima #22 devido ao uso do relógio tensor! Assim deu-me uma ideia, vou fazer um video com o uso do relógio tensor numa afinação para compreenderem qual o seu uso e a sua extrema utilidade.

abraços.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Dezembro de 2009   #33
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

Informo que retirei a nota negativa que o Pipó recebeu.
Não tinha cabimento e ainda para mais da parte de quem a deu.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Dezembro de 2009   #34
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: As peles e o som

outra coisa senhor bateforte...
ja falou das peles de timbaloes que desde ja grande esclarecimento, agora eu gostaria que falasse da pele de bombo... isso é vejo muita gente com a pele de bombo de ataque pouco esticada.
eu uso um bombo de 16 "( isso é ...) alterei um timbalao para bombo.
a pele é uma pinstripe que tenho bastante esticada com uma esponja por dentro como abafador e apele de resposta esta muito pouco esticada e tem furo.
queria que desmistificasse essa historia de peles de bombo se faz favor.
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 14 de Dezembro de 2009   #35
bateforte
 
Membro desde: 17-Out-2009
Local: Barcelos
Mensagens: 129
bateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em brutobateforte é uma jóia em bruto
Re: As peles e o som

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
outra coisa senhor bateforte...
ja falou das peles de timbaloes que desde ja grande esclarecimento, agora eu gostaria que falasse da pele de bombo... isso é vejo muita gente com a pele de bombo de ataque pouco esticada.
eu uso um bombo de 16 "( isso é ...) alterei um timbalao para bombo.
a pele é uma pinstripe que tenho bastante esticada com uma esponja por dentro como abafador e apele de resposta esta muito pouco esticada e tem furo.
queria que desmistificasse essa historia de peles de bombo se faz favor.
OÍ Sõ Enes
Como todo o instrumento, bumbo não sendo excepção, tem sua afinação, logo seu timbre, sua intensidade, etc..

Os cara que usa pele lassa, e falo lassa mesmo, o som que pode tirar, é o do microfone e com/sem seu abafamento. Neste caso voçê tem de usar muito do MIXER para tonificar seu Bumbo,

Seu caso sô Enes, não sei qual o grau de tensão que o sô tem no Tom/Bumbo. Mas uma coisa digo sô:

O som do sô sofre decay, Batter esticada e ressonante lassa, presumindo que o furo seja para mic, e tenha as 7" está em colisão com a teoria de que esta medida só seja aconselhável para bumbos a partir de 22".

E a meu ver será a teoria correcta porque aí voçê ganha com ressonancia e obtenção de resposta.

Presumo também que toca um estilo musical alternativo.

Mas se afinar seu bumbo com 75 de tensão como se fosse tom e abafar um pouco, e a ressonante nos 70, acho que o sô consegue obter um som mais conseusual

Valeu sô Enes

bateforte adicionou o seguinte texto, 29 minutos e 11 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Aqui vai o meu agradecimento especial ao user que me deu reputação negativa devido ao post que escrevi em cima #22 devido ao uso do relógio tensor! Assim deu-me uma ideia, vou fazer um video com o uso do relógio tensor numa afinação para compreenderem qual o seu uso e a sua extrema utilidade.

abraços.
OÍ minha gente
Sô Pipo
Também recebi uma rep negativa Sáb, 12 de Dezembro de 2009 20:55 sobre o tópico das peles e som, deste tópico que estamos falando. Pronto, é assim. Gostaria de quem desse a rep se identificasse ou tivesse argumento superior aos nossos, para até quem sabe evoluir em conversação, mas não, me assinaram com uma virgula. Tudo bem.
Sô Pipó, não dá pra ligar

Um abraço no sÔ

bateforte adicionou o seguinte texto, 29 minutos e 46 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Pipó Ver Mensagem
Aqui vai o meu agradecimento especial ao user que me deu reputação negativa devido ao post que escrevi em cima #22 devido ao uso do relógio tensor! Assim deu-me uma ideia, vou fazer um video com o uso do relógio tensor numa afinação para compreenderem qual o seu uso e a sua extrema utilidade.

abraços.
OÍ minha gente
Sô Pipo
Também recebi uma rep negativa Sáb, 12 de Dezembro de 2009 20:55 sobre o tópico das peles e som, deste tópico que estamos falando. Pronto, é assim. Gostaria de quem desse a rep se identificasse ou tivesse argumento superior aos nossos, para até quem sabe evoluir em conversação, mas não, me assinaram com uma virgula. Tudo bem.
Sô Pipó, não dá pra ligar

Um abraço no sÔ

Última edição de bateforte : Seg, 14 de Dezembro de 2009 às 11:09. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
bateforte não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
As madeiras utilizadas no fabrico das baterias de topo: Maple, Birch ou Mogno? jha Baterias Acústicas 46 Ter, 1 de Maio de 2012 19:25
Debate: O som das baterias grandes e das pequenas. Os bombos pequenos serão versáteis? LEONEL RODRIGUES Baterias Acústicas 39 Ter, 16 de Março de 2010 13:15
O que acham das baterias Yamaha Oak Custom? Como é o som? 1700 euros na Musifex é caro? claudio augusto Aconselhamento para a compra de material 5 Sáb, 16 de Janeiro de 2010 14:54
Qual a ordem (ou histórico) de lançamento dos vários modelos das baterias da Yamaha? Bogalho Baterias Acústicas 8 Seg, 11 de Janeiro de 2010 21:55



São agora 02:37. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it