Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Pesquisar Mensagens de Hoje Marcar Fóruns como Lidos

Salas de Ensaio, de Concerto, Estúdios e LOJAS Aqui discutem-se as Salas de Ensaio, Salas para Concertos e Estúdios, ou LOJAS de instrumentos musicais!
ATENÇÃO: Nesta secção não são permitidos anuncios!


Resposta
Opções
Não lido Sex, 21 de Abril de 2006   #1
Pepe
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 69
Pepe está no bom caminho
Regulamento Geral do Ruido

Como sucedeu no anterior Fórum, de vez em quando surgem questões relacionadas com o ruido que produzimos com a bateria e que muitas vezes causam mal estar e situações desagradáveis com a vizinhança!

Neste sentido aqui fica um link para o Regulamento Geral do Ruido.

Chamo especial atenção para o Artigo 9º!



Depois têm também o Regulamento do Condomínio.

Aqui chamo atenção para o nº3 do Artigo 6º!

http://www.inh.pt/nps/servlet/upload...condominio.pdf

ABR.

Última edição de Miguel Martinho : Qui, 14 de Outubro de 2010 às 17:45.
Pepe não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 23 de Abril de 2006   #2
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Bem interessante!
No documento do diario da republica, fazem referencia a uma licença... é necessario mesmo tirar essa licença? paga-se?
Alguem esta dentro deste assunto?

Um abraço
DrumScores

(boa contribuiçao)
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 24 de Abril de 2006   #3
Pika
 
Membro desde: 6-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 8
Pika está no bom caminho
Nestas alturas rejubilo por morar numa vivenda em que os vizinhos são da familia e não reclamam!
Pika não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 23 de Junho de 2006   #4
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
só queria chamar a atenção para o facto de o nível de pressão sonora (no D.R.) estar expresso em dBa. 45 dBa não equivalem a 45 dB SPL. o decibel é uma unidade de medida de diversos tipos de energia. dB v é para volts, SPL significa Sound Pressure Level, há ainda dB u e mais outros... incluindo o dB a, que julgo obsoleto nos dias que correm. para dizer a verdade, nem sei ao que o "a" se refere. apenas sei que um dB mede intensidade, tensão eléctrica, pressão e potência. logaritmos... não interessa. quando descobrir como medir um dB a,... digo. o facto é que, se pedirem a um técnico que meça a intensidade do ruído que possam produzir com as vossas baterias, o sonómetro só vai dizer x dB SPL.

rock on
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #5
seis_e_meia
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Seixal
Mensagens: 41
seis_e_meia está no bom caminho
penso que o "a" e é incognita que pode tanto repesentar SPL como outra medida qualquer...

digo eu =/
__________________
www.photus.pt
seis_e_meia não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #6
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Citação:
Mensagem Original de seis_e_meia
penso que o "a" e é incognita que pode tanto repesentar SPL como outra medida qualquer...

digo eu =/


...não é, seis. a, u, v, e SPL são tudo unidades completamente diferentes. eu estudo isso
shuacs

('tás bom?)
inês
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #7
Kamaronne
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Lisboa
Mensagens: 392
Kamaronne será famoso em breveKamaronne será famoso em breve
Em princípio, e se eu bem me lembro de física, A representa Ampere, uma unidade de medida de Intensidade. Mas não sei neste caso...
Kamaronne não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #8
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
também não é, lembro-me de ter perguntado na aula acerca da lei do ruído. o prof não me soube responder, por isso é que eu tb não sei. mas desconfiei, porque dB (a) é o que está nos nossos livretes, portanto tem de estar relacionado com potência, mas NUNCA com nível de pressão sonora...

o que se disse nessa aula foi que o dB(a) está completamente obsoleto, e que, aliás, esta lei não mudou muito desde os anos 60/70.
o grande e inegável facto é que um sonómetro mede sempre em dB SPL e, como tal, uma vez que as nossas baterias não geram potência em watts nem intensidade em amperes, ninguém nos pode pegar :P

inês
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth

Última edição de chopztickz : Sáb, 8 de Julho de 2006 às 15:41.
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #9
DrumScores
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Exactamente onde queria estar...
Mensagens: 900
DrumScores será famoso em breveDrumScores será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de chopztickz
como tal, uma vez que as nossas baterias não geram potência em watts nem intensidade em amperes, ninguém nos pode pegar :P

LOLOLOLOL

Para uma estudante de filosofia tens um pensamento muito contemporaneo!!!
keep on moving

DrumScores
DrumScores não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #10
jha
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Vilar de Mouros
Mensagens: 25
jha está no bom caminho
Olá Pessoal!!

Lembro-me de ter aprendido umas noções básicas de acústica, não sei se estará inteiramente correcto o que vou dizer, mas não deve de andar longe da realidade .

dB (decibel) é um número relativo e utilizado para representar relações entre duas grandezas do mesmo tipo. Por exemplo, relações de potências, tensões, correntes electricas ou qualquer outra relação. Sendo assim pode-se aplicar o termo decibel às areas da Fisíca, Electrónica, Acústica entre outras.

Decibel é a razão logaritmica entre duas grandezas. Por esta razão não é uma medida linear,ou seja, por exemplo, um ruído de 20dB não corresponde ao dobro de um ruído de 10dB.


Para medir a intensidade sonora é utilizado o dBA, que mede a relação da intensidade do som produzido (pressão sonora) com a pressão sonora de referência exercida nos nossos ouvidos. o "A" refere-se a um tipo de filtro de ponderação, que leva a ter em conta a não linearidade do ouvido em frequências. Isto quer dizer que não ouvimos todas as frequências com a mesma intensidade, (não é por acaso que os subwoofers são vendidos ) e essa irregularidade do ouvido humano terá que ser compensada de forma a ficar linear.

Para os mais curiosos a seguinte imagem representa o comportamento do ouvido humano.

som.jpg

Só para terminar:

Motor a jacto, a 10 m 150dB
Limiar da dor 140dB
Concerto de Rock 120dB
Trânsito numa via rápida 100dB
Conversação 60dB
Ruído ambiente de escritório 30dB
Respiração calma 10dB
Limiar de audição 0dB

Foi dito anteriormente que um sonómetro mede sempre em dB SPL.
SPL, ou Sound Pressur Level, é a designação dada à pressão sonora de um som. Ou seja é uma variável que depende do tempo e da distância ao local de emissão do som.

Portanto, aplicando o tal filtro de ponderação, conseguimos obter dBA a partir de dBSPL.

Cumprimentos!!
Boas
jha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #11
Kamaronne
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Porto/Lisboa
Mensagens: 392
Kamaronne será famoso em breveKamaronne será famoso em breve
E quem fala assim não é gago.
Kamaronne não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #12
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
é bem!...
alguém, finalmente, a quem agradecer!!

já agora, tens a fórmula? assim juntava isto aos meus apontamentos...
DANKE

SCORES:
filosofia? LOL bom jogo, everyone!

inês
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Julho de 2006   #13
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Estou parvo!

ok, resultado de nova pesquisa no google, relativa a todos os tipos de sufixo de um dB.


dB - Abreviação de Decibel igual a um décimo de Bell [de Alexander Graham Bell - Inventor Escocês do telefone e gramofone, entre outros (1847-1922).] É o método preferido de se representar a relação de níveis existentes entre sinais acústicos, eléctricos e electrónicos no campo sonoro. Por se servir de logaritmos, um sistema baseado em potências de 10, tem a capacidade de reduzir grandes valores a números fáceis de visualizar. Por exemplo: em vez de se falar de uma faixa dinâmica com uma taxa de 32000 para 1 pode-se dizer que ela tem 90dB (20 log x/y ou 20log nível1/nível2). Por se tratar de uma relação, não existem unidades em decibéis, tudo é relativo - a um ponto de referência - o 0dB. Conforme a referência adoptada é acrescido um sufixo ao símbolo dB:

0 dBu (Electrónica) - Abreviação preferida para o nível oficial de dB (0.775V); que é uma referência de voltagem igual a 0.775 Vrms. a letra "U" provém de "unterminated".

+4 dBu (Electrónica) - É o nível de referência (zero no VU) para voltagem de sinal em áudio profissional, igual a 1.23 Vrms.

-10 dBV (Electrónica) - É o nível de referência para voltagem de sinal em equipamentos destinados ao mercado doméstico e alguns fabricantes de equipamentos profissionais (p.e. TASCAM), que equivale a 0.316 Vrms. Por ser 2,45 vezes menor que o nível de referência profissional deve se estar atento ao interligar equipamento profissional e doméstico pois este último pode facilmente ser danificado ou saturar e danificar componentes como as caixas de som.

0 dBm (Electrónica) - Abreviação preferida para o nível oficial de dB (mW); um ponto de referência de potência igual a 1 miliwatt. Para convertê-lo a um nível equivalente de voltagem, é necessário conhecer a impedância. Por exemplo, 0 dBm por 600 ohms resulta num nível de voltagem equivalente a 0.775 V, ou 0 dBu (veja-se acima); enquanto que 0 dBm por 50 ohms, por exemplo, resulta numa voltagem equivalente de 0.224 V - uma diferença considerável!

Obs.: Como actualmente a engenharia de áudio se concentra nos níveis de voltagem entre equipamentos ao invés dos níveis de potência, que imperavam na tecnologia empregada no passado, esta antiga convenção do nível de referência de 0 dBm tornou-se obsoleta. Actualmente prevalecem os níveis de referência de +4 dBu, ou -10 dBV.

0 dBr (Electrónica) - Um nível de referência arbitrário dependente de uma referência (r = Re ou referência) que deve ser obrigatoriamente especificada. Por exemplo, o gráfico de uma determinada relação-sinal-ruído pode ser calibrada em dBr, onde o 0 dBr é especificado como sendo igual a 1.23 Vrms (+4 dBu); normalmente chamado de "dB re +4," ou seja, define-se que "0 dBr é igual a +4 dBu."

0 dB-SPL (Acústica) - A pressão sonora RMS expressa em dB com referência a 20microPa (micro Pascais). Representa o limiar da audição na frequência de 1kHz.

dBA (Acústica) - Curva de ponderação na qual o decibelímetro responde de modo análogo ao sistema auditivo humano (questões pontuais de psico-acústica à parte), atenuando as frequências abaixo de algumas centenas de Hz e aquelas acima de 6 kHz.*

dBC (Acústica) - Curva de ponderação na qual o decibelímetro simula a percepção da audição humana em níveis sonoros elevados. É a curva utilizada quando o decibelímetro não prevê uma opção de medição linear.

_________
*a escala dBA não pode ser completamente fiel e linear, uma vez que quando se trata da percepção sonora do ouvido humano, mais o facto de a audição humana ser binaural, trata-se forçosamente de psico-acústica, como tenta expôr este senhor:
http://www.lari.ufsc.br/publicacoes/cipa_268.pdf

e pronto. :D daí o outro gajo dizer que dB A estava obsoleto... é pouco fiável, ao que parece, mas de obsoleto, aparentemente, não tem nada... oh well.
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Julho de 2006   #14
jha
 
Membro desde: 6-Jun-2006
Local: Vilar de Mouros
Mensagens: 25
jha está no bom caminho
Hi!

Não é preciso agradecer!!

A percepção do volume está directamente relacionada com a variação de pressão gerada pela onda sonora, ou seja, a sua intensidade.

O nosso sistema auditivo tem dois limites:
- a mínima intensidade audível;
- limite de dor.

Para uma frequência pura de 1000Hz esses limites vão de 10^-12watt/m2(10 levantado a -12) a 1watt/m2.


Como dB é a razão logaritmica entre duas grandezas:

dB = 10 log (P2/P1)

Sendo:
P1 - a pressão de referência, ou seja o limite de audibilidade;
P2 - a pressão para qual se quer calcular os dB
log - logaritmo de base 10

Por exemplo, para o limite da dor onde a pressão é 1 watt/m2

dB = 10 log (1/10^-12) = 120 dB

Obviamente que é sempre necessário saber qual é a intensidade do som para calcular os dBs.


Espero ter ajudado!

Cumprimentos
Boas
jha não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Dom, 9 de Julho de 2006   #15
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
THANKS!

shuacs,
inês
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 29 de Agosto de 2006   #16
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
Epah! acabei mesmo agora de ter um problema com um vizinho, e decidi vir aqui ler o regulamento com atenção. O problema e k eu nao sei nem por alto se 5 DB é muito ou pouco. Uma bateria excede os 5 DB??

[]
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Setembro de 2006   #17
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Cutlas,

aqui vai disto. é uma leve e clara noção, espero, das intensidades correspondentes ao respectivo valor, em dB (a). vais-te rir da tua pergunta... :P

abraço,
inês
Imagem Anexada
File Type: jpg Instantânea 2006-09-04 06-38-32.jpg (110,9 KB, 94 leituras)
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Setembro de 2006   #18
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
ah ah ah
*
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Setembro de 2006   #19
Cutlas
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Barreiro
Mensagens: 1.244
Cutlas será famoso em breve
LOL, pois! e que no regulamento dis que durante o dia nao se pode exceder os 5Db e a noite os 3Db! ou seja!! tenho que ficar imovel se nao a bofia toca aqui a minha porta!!
Então e qual é o limite de Db?? não posso exceder os quantos Db quando estou a tocar bateria??
__________________

Cutlas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Seg, 4 de Setembro de 2006   #20
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Cutlas,

não pode dizer isso.

a) As zonas sensíveis não podem ficar expostas a
um nível sonoro contínuo equivalente, ponde-
rado A, LAeq, do ruído ambiente exterior, supe-
rior a 55 dB(A) no período diurno e 45 dB(A)
no período nocturno;
b) As zonas mistas não podem ficar expostas a um
nível sonoro contínuo equivalente, ponderado
A, LAeq, do ruído ambiente exterior, superior
a 65 dB(A) no período diurno e 55 dB(A) no
período nocturno.

isto foi o que eu vi, no link para o DR lá em cima.
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 15 de Novembro de 2006   #21
deadkennedy
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Ermesinde(porto)
Mensagens: 27
deadkennedy está no bom caminho
Isto dos décibeis e tal, tudo perfeito, mas caso seja chamada a policia para intervir. Nomeadamente por algum vizinho ter reclamado etc, o que é que eles vão dizer?!

É que segundo sei, na policia local aqui da minha zona, eles não fazem a minima ideia do que são decibeis, e nem tão pouco têm algum aparelho que os possa medir! por isso basicamente eles, batem á porta e dizem: "recebemos uma queixa relativa a barulho, agradeciamos que parasse com esse barulho, á terceira vez que formos avizados, vão ter de pagar uma multa de xxxx! Isto é o que acontece na minha linda terra chamada ermesinde! Agora eu gostava de saber onde raio será possivel encontrar um sonómetro?! E o que raio eu digo ao policia que me irá aparecer? sim porque supostamente os nossos anexos estão isolados
deadkennedy não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 16 de Novembro de 2006   #22
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Se estiveres numa zona residencial e se o barulho produzido por vocês se ouvir na casa dos vizinhos, não é preciso nenhum sonómetro para se chegar à conclusão que vocês estão a infrigir a lei.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Novembro de 2006   #23
Reidadroga
 
Membro desde: 17-Abr-2006
Local: Oliveira de Azemeis
Mensagens: 312
Reidadroga será famoso em breve
e se o vizinho estiver a fazer bluf?
Como se comprova isso?
Imagina que há ali qualquer tipo de atritos entre a vizinhanaça e alguem chama a policia e denuncia um caso desses...mesmo nao sendo verdade..como se comprova? =/
__________________
Reidadroga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 17 de Novembro de 2006   #24
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Experimentem um de vocês vir cá para fora e verificar que volume se ouve fora do estúdio enquanto tocam lá dentro.

Se chegarem à conclusão que não fazem barulho suficiente para tanta alarido, quando vier a polícia falam com eles na boa. Virem o papel e façam-se de vítimas.

Isto partindo do princípio que a polícia é chamada a horas diurnas e não no período do silêncio.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 7 de Fevereiro de 2007   #25
sadrums
 
Membro desde: 5-Fev-2007
Local: Estádio do Dragão
Mensagens: 1.093
sadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixesadrums é mesmo fixe
Boas,

Existem aqui algumas dúvidas no tocante ao regime legal da poluição sonora.
Em primeiro lugar devo informar que este foi revogado pelo novo Regulamento Geral do Ruído (DL 9/2007, de 17 de Janeiro).

Qt ao dB(A) de forma nenhuma é obsoleto e um prfessor de acústica que não saber dizer o que a sigla significa não pode ser gd espingarda.o "A" é como disse o jha nada mais nada menos que a ponderação do nível sonoro de acordo com a resposta do ouvido humano.

Quanto ao ruído de vizinhança a bófia só pode mesmo mandar calar a malta e n pode fazer mais nada. Mas é fácil provar...basta o queixoso fazer a medição de ruído convosco a tocar e sem vocês a tocar (e é essa diferença que n pode exceder os 5dB(A) de dia e 3 dB(A) de noite...atenção que isto agora tb alterou no novo RGR).nós no quarto onde estivermos a tocar podemos ter à vontade de 80 a 100 dB. Imaginando uma lage normal ou uma parede de alvenaria tb normal o vizinho mama sempre praí com 50dB(A).

Não sei se me consegui explicar bem. Espero ter ajudado...qq dúvida perguntem pk estou bastante dentro so assunto (trabalho a quanto obrigas)...já agora trabalho numa empresa k faz precisamente esse tipo de estudos (medições e projectos acústicos, apesar de projectos assim mais pequenos não ser tt o âmbito..é mais em auditórios, salões nobres, igrejas...)

Rock on

Kt a zonas sensíveis e mistas isso n se aplica neste caso pois isso é ruído para o exterior e não no interior de habitações
sadrums não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 23 de Junho de 2009   #26
BernasDrummer95
 
Membro desde: 18-Jun-2009
Local: Porto
Mensagens: 179
BernasDrummer95 pode apenas ter esperanças em melhorar
Re: Regulamento Geral do Ruido

E preciso ter licenca para usar bateria em apartamento?
BernasDrummer95 não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 24 de Junho de 2009   #27
chopztickz
 
Membro desde: 5-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 258
chopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em brutochopztickz é uma jóia em bruto
Re: Regulamento Geral do Ruido

não, que disparate
__________________
I'd call you a pussy, but you don't have the depth or the warmth
chopztickz não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 6 de Agosto de 2009   #28
dom howard
 
Membro desde: 29-Mai-2009
Local: aveiro
Mensagens: 12
dom howard está no bom caminho
Re: Regulamento Geral do Ruido

é isso


cumprimentos
__________________
wilson
dom howard
tama hyper drive custom
dom howard não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #29
baquetas
 
Membro desde: 12-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 490
baquetas será famoso em brevebaquetas será famoso em breve
A ler e a pensar... Chegou o dia da queixa.

Boas pessoal,
Depois de mais de um ano a tocar numa sala de uma casa (perto de minha casa, uma espécie de anexo) veio uma queixa por causa do pum pum páh!
No sábado estava eu a tocar por volta das 15h quando me aparece a policia a dizer que não posso tocar mais bateria a não ser que isole o espaço. Pelo que a policia me disse foi que mesmo durante o dia não posso fazer "barulho", muito menos à noite. Não levei multa porque quando chegaram eu estava a ver umas coisas no pc e não ouviram senão eram 500 euros para esta brincadeira.
Acho que quem fez a queixa devia ter vindo falar comigo e depois se eu continuasse chamavam a policia, mas como isto de fazer queixas é à pala as pessoas nem se dão ao trabalho de saírem de casa para ir falar. Pois essa pessoa, que não sei quem é, mora para ai a 40 metros de mim e disse que o som da bateria fazia os vidros vibrar, eu acho que isto não faz sentido nenhum devido à distancia que se encontra de mim e também porque na sala onde tenho a bateria não vibra nada e em minha casa que é em frente não se ouve praticamente nada.
Estive a ler alguns blogs e pelos vistos posso fazer 55dB de barulho mas não sei quanto é que uma bateria produz e também sei que depois de passar pelas paredes e pela porta fechada os dB reduzem.
Que dizem? Continuo a tocar durante os dias de semana em horas vivas ou espero ate isolar aquilo? é que ainda vai levar um tempinho (1 mês para aí).

Abraço
__________________
bandas:
Run Joe Run
baquetas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #30
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Re: Chegou o dia da queixa.

Se o pões nesses termos, se calhar não precisas de uma insonorização brutal e bastante cara.
Não sou grande entendido, mas uma cortiça, uma camada de lã de rocha... Dará.
Mas que venha o pessoal que também tenha vivido essas "experiências" e que dê melhor o seu veredicto.
__________________
[ex-Punksongsdrummer]
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #31
andretaborda
Aguarda confirmação de email
 
Membro desde: 4-Set-2011
Local: Loule
Mensagens: 75
andretaborda é uma quantidade desconhecida por enquanto
Re: Chegou o dia da queixa.

Boas.

Por acaso também toco num anexo perto da minha casa e nunca me chegou a policia a porta a dizer nada, não se também sara por eles não darem com isto aqui, agora o que te posso dizer é se eles tem algum tipo de duvida que tragam o aparelho de dbl e façam a medida do "respectivo barulho" como muito chamam, e acabam por ofender porque há quem faça pior e não se queixam.

Em relação ao isolamento e sempre bom ter por pouco que ele seja nem que seja caixas de ovos corta os agudos dos pratos e é o mais barato e com alguma eficácia.
Se pretendes algo melhor tens a lã de rocha mas atenção, é difícil de trabalhar com ela.
Se quiseres uma cena muito a maneira e tempo para o fazer utiliza madeira a forra as paredes e as celebres caixas de ovos ou espuma no tecto.

Espero ter ajudado um pouco.
Abraços e atenção aos vizinhos
andretaborda não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #32
Safrin
 
Membro desde: 5-Ago-2011
Local: Almada
Mensagens: 76
Safrin está no bom caminho
Re: Chegou o dia da queixa.

Se calhar antes de começares a investir em grandes isolamentos, devias começar a isolar os locais por onde o som possa sair com mais facilidade. Tenta selar as janelas e as portas. Se mesmo assim se queixarem, aí devias investir mesmo no isolamento. Mas não aconselho lã de rocha porque, apesar de ser o melhor isolador acústico, é muito difícil de manejar. Eu aconselhava-te uma espuma que eu utilizei numa garagem. Só que com esta espuma, depois vais ter que fazer um género de parede falsa e tecto falso para poder forrar o anexo todo. Com armaduras de metal para prender a espuma e depois pladur para tapar tudo. As caixas de ovos não isolam nada, simplesmente melhoram a acústica da sala, algo que se costuma usar para forrar as paredes em vez das espumas pretas que são caríssimas. Se precisares de mais pormenores ou se não tiveres percebido bem diz que eu posso-te ajudar
Safrin não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #33
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Chegou o dia da queixa.

Só para teres uma ideia do barulho de uma bateria:
Uma tarola pode chegar aos 110 db (causa principal da surdez dos bateristas).
Obviamente que isto é a pouca distância. A 40 metros chegará muito menos que isto.


Insonorização eficiente é cara. Mas é possível. Tens é muito trabalho pela frente.
Caixas de ovos não servem de nada para insonorizar. Apenas controlam um pouco a reverbação de uma sala, mas para isolamento sonoro = 0.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom

Última edição de Miguel Martinho : Ter, 6 de Setembro de 2011 às 13:01.
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #34
baquetas
 
Membro desde: 12-Abr-2009
Local: Porto
Mensagens: 490
baquetas será famoso em brevebaquetas será famoso em breve
Re: Chegou o dia da queixa.

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Só para teres uma ideia do barulho de uma bateria:
Uma tarola pode chegar aos 110 db (causa principal da surdez dos bateristas).
Obviamente que isto é a pouca distância. A 40 metros chegará muito menos que isto.


Insonorização eficiente é cara. Mas é possível. Tens é muito trabalho pela frente.
Caixas de ovos não servem de nada para insonorizar. Apenas controlam um pouco a reverbação de uma sala, mas para isolamento sonoro = 0.
Miguel, no meu anexo aquilo para fora não deita muito som, eu não consigo nem tenho noção dos dB que sai fora perto das paredes exteriores da casa, mas menos de 55dB deve sair nao?
__________________
bandas:
Run Joe Run
baquetas não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 6 de Setembro de 2011   #35
Tomcat
 
Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Mensagens: 535
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Re: Chegou o dia da queixa.

Boas.

Épa, ora mas então alguém me explique como é que o Sr. Agente da autoridade bate à porta de um gajo e vai logo dizer tem sorte porque que se ouvissem o barulho, levava logo uma talhada de 500€?!

Não dá logo vontade de correr com o gajo? Bela fundamentação!

Se a lei realmente permitir os 55Db, então que ninguém passe multas sem que haja uma medição superior a este valor! É a mesma coisa que um gajo levar uma multa por excesso de álcool sem soprar no balão, só porque tá com soluços...

Outra coisa, estes 55Db deverão ser o limite admissível de barulho na via pública ou na propriedade do queixoso, certo? A menos que tenhas casa germinada ou apartamento, será que chegam lá 55Db?? (tendo em conta que uma conversa normal entre duas pessoas perto uma da outra ocorre a cerca de 60Db...)

Conclusão: Ter maus vizinhos e ter policias a ganharem comissão por cada multa que passam é uma gaita...
__________________
Tomcat não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta



Opções

Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
[Instrução Virtual] Ajuda no melhoramento geral como baterista schodringer Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 1 Ter, 20 de Março de 2012 00:42
Vídeo com a comparação do ruído de um pad em mesh e um pad de borracha hlw Baterias Electrónicas 9 Qui, 12 de Maio de 2011 20:43
Bateria electronica c/pads em mesh + estrado +tapete borracha = ruido minimo? unamed Aconselhamento para a compra de material 0 Qua, 28 de Abril de 2010 13:46
PETIÇÃO pública para baixar impostos na música em geral nunobaiao Bandas e Música em geral 69 Dom, 18 de Abril de 2010 12:13
Regulamento de banda! Cutlas Bandas e Música em geral 5 Seg, 25 de Junho de 2007 21:06



São agora 13:24. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it