Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Qui, 9 de Fevereiro de 2012   #1
Bernardo
 
Membro desde: 29-Out-2009
Local: Porto
Mensagens: 2.459
Bernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à voltaBernardo tem uma aura espectacular à volta
Composição de letras - Quem o faz no vosso projecto? Tu tomas essa iniciativa?

Boas meus caros amigos,
O campo da escrita, isto é, a nível de elaborar letras é algo que, sinceramente, gosto de fazer. Encaixar as palavras, moldá-las em cada verso... É um facto que não somos vocalistas mas...
Ora bem, isto tem bastantes questões para conversação:
Antes de mais, são vocês (dentro do vosso/s projecto/s) que tomam a iniciativa de as fazer ou delegam esse trabalho a outro (vocalista, por exemplo)? Gostam ou não gostam?

Caso a resposta seja afirmativa:
- Quando as fazem, fazem-nas sozinhos ou procuram apoio do guitarrista para construir a melodia ao mesmo tempo que escrevem (isto caso não saibam tocar guitarra - meu caso)?

- Fazem primeiro a melodia e encaixam as letras conforme a mesma ou ao contrário? (isto sim... é o cabo dos trabalhos e ainda não consegui encontrar a fórmula mais certa!)

- Escrevem "livremente" (rima branca) ou procuram sempre a rima (cruzada, emparelhada...)?

- Inspiram-se noutras músicas do vosso estilo para procurar 'semelhanças'?

- Pensam num tema/assunto a tratar previamente (antes de começar a escrever qualquer coisa) ou é o que vier à mente na experiência do dia-a-dia?

- Como bateristas, acham que isso não nos compete de todo? Caso tenhamos jeito e criatividade na área... Porque não? Nada impede.

Estes e outros aspectos, claro.
Acho que ainda não foi criado um tópico do género (pesquisei e nada descobri).
Bom assunto

Abraços!
__________________
[ex-Punksongsdrummer]

Última edição de Bernardo : Qui, 9 de Fevereiro de 2012 às 20:57.
Bernardo não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Fevereiro de 2012   #2
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Composição de letras - Quem o faz no vosso projecto? Tu tomas essa iniciativa?

Acerca se os bateristas devem ou não compor letras, p.ex., o Neil Peart escreve muitas letras para RUSH, alem de escrever livros...

Portanto acho que é apenas uma questão de termos ou não talento para isso.
Eu não tenho, ja tentei mas não sai nada.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Fevereiro de 2012   #3
Diogo Pereira
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Porto
Mensagens: 254
Diogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em brutoDiogo Pereira é uma jóia em bruto
Re: Composição de letras - Quem o faz no vosso projecto? Tu tomas essa iniciativa?

Boas Bernardo

Eu sou um baterista "letrista" e vocalista também. Em Grunt sempre fiz as letras e em Holocausto Canibal tenho contribuído também alguma coisa.

No meu caso normalmente encaixo a letra com a música já feita. Mesmo quando faço alguma letra sem música, na altura de a "musicar" procuro sempre a orientação da música e nunca o contrário. Incrivelmente são poucas as letras que não consegui encaixar até hoje.

Quanto à rima, em Grunt acontece quase sempre ser cruzada ou emparelhada. Também já fiz "sonetos" embora em inglês nem sei se isso faz sentido. Em HC como é português também procuro sempre a rima. Se sou eu a "cantar", já tenho mais ou menos um encaixe definido. No caso de HC por exemplo, como não sou vocalista, normalmente exemplifico como imaginei o encaixe da letra e faço uma guia vocal para o cantor ou interpreto com ele.

Não acho que seja necessário saber tocar guitarra ou outro instrumento "melodioso" para fazer letras. A bateria é uma fonte de melodia e se souberes criar essa melodia junto dos outros músicos serás igualmente capaz de fazer ou adaptar uma letra. Agora se te limitares a ser caixa de ritmos a coisa já é diferente. Até arrisco a dizer que a nossa percepção da música como baterista contribuiu de forma criativa para a letra pois a tendência é mais rítmica que melódica, se é que me fiz entender. A sensibilidade aos outros instrumentos também é importantíssima e se conseguires aliar uma vertente mais rítmica à dita "melódica" os resultados são interessantes.

Se nos compete? Claro que compete, não servimos só para bater tachos e carregar material.
__________________
[ex D-Ogre]
Diogo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Fevereiro de 2012   #4
Ricardo Pereira
 
Membro desde: 16-Mai-2008
Local: Caminha/Viana do Castelo
Mensagens: 165
Ricardo Pereira está no bom caminho
Re: Composição de letras - Quem o faz no vosso projecto? Tu tomas essa iniciativa?

Muito bom tópico, parabéns.

Na minha bandinha para já e so covers mas curtiamos começar nuns originais, tanto que já começamos a tentar escrever alguma coisa, mas eu mmmmm tou fora disso, não tenho jeitinho nenhum para escrever e rimar, mas ás vezes lá me sai uma coisinha.

Isso de sermos bateristas não tem nada ver, até há pessoas nada ligadas com a música que fazem letras para outra bandas.

Nunca vos aconteceu terem de ir para casa a pé e ir fazendo umas rimas pelo caminho para uma letra? Ou até mesmo no banho? A mim já, mas depois esqueço-me de regista-las

Abraço
__________________
-Quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

Ex baring
Ricardo Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 9 de Fevereiro de 2012   #5
hyuugaphilipee
 
Membro desde: 9-Jun-2010
Local: Leiria
Mensagens: 166
hyuugaphilipee está no bom caminho
Re: Composição de letras - Quem o faz no vosso projecto? Tu tomas essa iniciativa?

Na minha opinião, se é uma banda qualquer um pode participar na escrita de letras pois é algo que vai ser tocado por todos. Assim como todos devem dar opinião sobre certos riffs, ou breaks pois é isso que permite que todos melhorem.

"The Rev" ( Avenged Sevenfold ) fez algumas letras e muito boas.
P.S - Por falar nisso, ele fazia hoje 31 anos de vida. R.I.P The Rev
hyuugaphilipee não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
BateristasPT.com - A História Miguel Martinho Notícias de Primeira Página 38 Ter, 29 de Outubro de 2013 11:11
A importância das peles de ressonância - dicas Pipó Hardware, Acessórios e Equipamentos 118 Ter, 31 de Maio de 2011 17:11
Divulgação: 2ª edição do Festival Percussão e Bateria de Lavra - 17 Abr 2010 (Matosinhos) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 30 Sex, 23 de Abril de 2010 14:11



São agora 16:42. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it