Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #1
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

( moderadores...já sabem como é que é se não for aqui o local )

Olá pessoal...tao que tal?

Venho expor aqui um tema que achei interessante e que ocorreu comigo!

Para cada estilo musical existe um restrito leque de tamahos de baquetas, para o tipo de som a querer a tirar! No metal/rock pretendem-se um som pesado, forte, agressivo! Normalmente tende-se a usar 5A ou 5B dependendo depois do gosto do músico! Jazz...música ligeira normalmente umas 7! e por ai adiante.

Eu como custumo tocar metal, incidir muito nos blast beats, sempre fui levado a crer que o melhor era mesmo as 5 ( e preferencialmente A )!

No entanto na brincadeira com um amigo guitarrista aqui ha uns dias, metemonos em coisas mais calminhas fui buscar umas baketas 7A tama ( não me lembro do modelo, peço desculpa ) mas do ligeiro rapidamente se passou para o pesado! e para minha surpresa consegui muita mais agilidade, velocidade e coordenação com estas, e uma qualidade de som bem mais aceitável no que toca nomeadamente aos blast beats!

Gostaria de saber a vossa opinão quanto a isto! Qual o estilo e as respectivas baquetas!

A conclusao a que cheguei é que os padrões são demasiado generalistas! Cada terá que explorar aquilo em que melhor se enquadra!
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #2
Alex Soares
 
Membro desde: 21-Out-2007
Local: Alentejo
Mensagens: 1.777
Alex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luzAlex Soares é um glorioso foco de luz
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

Bem!

"Para cada estilo musical existe um restrito leque de tamahos de baquetas"

Eu pessoalmente nao vejo a situação assim!!! não acho que existe baquetas com tamanhos adequados para estilos musicais. Nao acho que se deve escolher uma baqueta porque supostamente se é melhor para o estilo musical que tocamos, deve-se escolher baquetas consoante o que se enquadra melhor com a nossa preferencia e com qual nos sentimos melhor a tocar...

Se gostas mais das 7A "go for it".

Cumprimentos
Alex Soares não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #3
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

Nem só a medida tem a ver com isso; há que considerar o tipo de madeira e o desenho das mesmas, pois tudo isso influi no balanço das baquetas.
Tem de se considerar também o hábito de cada baterista; há quem esteja habituado a tocar com uma determinada medida, e com essa consegue tocar todos os géneros.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #4
Nelson Carreira
 
Membro desde: 7-Fev-2008
Local: Leiria/Rio de Janeiro
Mensagens: 689
Nelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luzNelson Carreira é um glorioso foco de luz
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

A escolha e descoberta da baqueta certa para cada um é um processo moroso. Amelhor baqueta para cada um depende de um sem número de factores, e não deve ser pautada pelo rótulo ou esterótipo do modelo e do estilo musical que se toca. Só experimentando muitas baquetas diferentes de muitas marcas diferentes, podemos descobrir qual dela se adapta melhor ã nossa técnica, forma de tocar e fisionomia, permitindo-nos tirar o melhor de nós e da nossa técnica.

Tenho reparado que até mesmo os modelos standard diferem bastante de marca para marca, embora devessem estar bem mais padronizadas. Mas a realidade é que as 7A da Vic Firth sáo diferentes das de outras marca, e por aí adiante. Tenho encontrado 7A ligeiramente mais curtas, ligeiramente mais compridas, mais grossas e mais finas que o padrão, portanto até aí podemos sentir bastante diferença.

Se encontraste umas baquetas com as quais te sentes melhor, então muda de baquetas. Não uses baquetas que não gostes ou não te favoreçam só porque dizem metal, ou jazz, ou fusion, ou só porque são o modelo de assinatura de não sei quem.

Tenta também experimentar as 85D, que ão um híbrido entre as 7A e as 5A. Tem a grossura das 7A e o comprimento das 5A. Como gostaste mais de baquetas mais finas, pode ser que te dês bem com o intermédio.

Abraço
Nelson Carreira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #5
Campos
 
Membro desde: 17-Fev-2008
Local: Oliveira de Azeméis/Caldas da Rainha
Mensagens: 1.135
Campos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixeCampos é mesmo fixe
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

Não tem muito a ver o tamanho com estilo musical..

Eu uso 7a para metal/rock e 5A para acusticos..é o contrário do que dizes..

Deves usar as baquetas consoante o teu gosto, não há padrões!
__________________
"Um baterista no estrangeiro pode dizer para uma gaja: Can I Crash your VaChina?"
Campos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #6
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

yah exacto! obrigado por partilharem os vossos conhecimentos!
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 18 de Dezembro de 2008   #7
ThunderDrum
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Sintra
Mensagens: 587
ThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em brutoThunderDrum é uma jóia em bruto
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

Ao longo destes anos, acho que já experimentei imensos tamanhos, mas acabei sempre por ficar pelas 5A, talvez pela facilidade em encontrar um par. Mas apercebi-me, tal como o Nelson Carreira que as medidas não são um verdadeiro padrão, pois diferem de marca p marca, as 5A da Vic são diferentes das 5A da Zildj e por aí fora...sempre gostei muito das 5A da Zildj, mas o preço por vezes atirava-me p outras marcas...
Desde que comecei a tocar consegui restringir as minhas preferencias a:
-Zildjian 5A
-Vic Firth 5A
-Pro Orca Profil Extra 5A
-Rajdrumsticks "ThunderDrum Custom Made"

Desde que o Raj "deixou de exercer" passei a usar as Pro Orca e estou bem satisfeito.

Reparei que o Dunga mudou p 7A depois de usar 5A durante mto tempo...acho que esta mudança se verifica mto ultimamente, especialmente para quem quer ter mais velocidade.
Eu próprio estou inclinado para mudar, o próximo par que comprar será certamente 7A.

Quanto a haver uma medida p cada estilo, acho que sim e que não.

Cada baterista deve tocar com o que se sente mais confortável, sejam 7A, 5B, 5A, 2B ou cuequinha de renda às florzinhas...

Claro que muito dificilmente se verá um batera de rock/metal a tocar com pauzinhos do restaurante chinês ou algum de jazz/R&B a swingar com os cabos da vassoura...
__________________
"And if you hear me talking on the wind, You've got to understand, We must remain...Perfect Strangers"
http://www.facebook.com/ThundrDrum
ThunderDrum não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #8
Dunga
 
Membro desde: 15-Abr-2008
Local: Sines/Beja
Mensagens: 230
Dunga será famoso em breveDunga será famoso em breve
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

Exacto vai muito por ai! os meus objectivos ultimamente teem mudado um poco...e com a minha evolução, a precisão combinada com boa velocidade é o meu objectivo! e tenho visto que com 7A consigo obter isso muito melhor que com 5A!

Obrigado pessoal
Dunga não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sex, 19 de Dezembro de 2008   #9
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

pares q me dou bem
5A vater
5A zildjian, na minha opinião sao bem parecidas, ja toquei c 1 baqueta 5a zildjian e outra 5a vater sem diferenças eheh
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 20 de Dezembro de 2008   #10
H'Omac
 
Membro desde: 4-Mai-2008
Local: Portugal
Mensagens: 285
H'Omac será famoso em breveH'Omac será famoso em breve
Re: Adequação do tamanho das baquetas ao estilo musical

Não depende do estilo mas sim do gosto
__________________
You can't Kill the Metal !
H'Omac não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
Parti uma das minhas baquetas Vic Firth 5B... Superdgs Aconselhamento para a compra de material 38 Sáb, 29 de Outubro de 2011 22:03
Por detrás das baquetas... Jorge Cardoso Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 18 Sáb, 22 de Outubro de 2011 13:03
REPORTAGEM: Festival Tam Tam Percussion Drum-Fest 2007 (dia 11/11 em Sevilha - Espanha) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 20 Sáb, 6 de Março de 2010 21:33
Literatura do mundo - O que recomendam ler ao estilo de Dan Brown, ou espionagem, etc.? Leodreammer Esplanada dos Batucadores (Off Topic) 13 Sex, 1 de Junho de 2007 14:33
Qual seria a melhor bateria para tocar o estilo musical Trip-hop? O que me aconselham? dnsousa Aconselhamento para a compra de material 2 Qua, 12 de Abril de 2006 18:17



São agora 21:10. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it