Voltar   BateristasPT.com > COMUNIDADE PORTUGUESA DE BATERISTAS > Esplanada dos Batucadores (Off Topic)
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Esplanada dos Batucadores (Off Topic) Aqui, toma-se um copo e troca-se dois dedos de conversa... Conversa geral directa ou indirectamente ligada à bateria e percussão. (Nota: O bom-senso será a regra de ouro, e os assuntos ou temas ofensivos serão removidos e os membros infractores serão punidos.)


Resposta
Opções
Não lido Sáb, 8 de Janeiro de 2011   #1
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Pergunta Quais as hipóteses para arquivos de longo prazo?

Sei que este assunto nada tem a ver com bateria, ou até pode ter na componente audio, mas estou com dúvidas e dificuldades em encontrar um suporte físico com durabilidade de anos para guardar os videos que faço.

Resumidamente, eu ando a fazer vídeos/filmagens de acompanhamento de crescimento dos meus filhos. Tenho uma câmara de vídeo que usa cassetes mini-DV.
Quando as cassetes (k7) estão cheias, passo o seu conteúdo para o PC, faço a edição e gravo o resultado final em DVD.
As cassetes gravadas estão armazenadas e ficam como masters (para o caso de mais tarde querer reeditar para outro formato, p.ex., blu-ray).

Até aqui tudo bem.
O problema é que o sistema mini-DV está a começar a sair do mercado porque as novas câmaras de vídeo usam cartões de memória ou gravam em discos rígidos.
Eu por enquanto ainda tenho a minha câmara a funcionar, mas quando avariar não vou voltar a comprar miniDV... ou seja, as cassetes que tenho armazenadas vão ficar inúteis porque depois não tenho meios para as passar novamente para o PC (e isto já se passou com as cassetes de video8 que tenho arquivadas e não tenho acesso ao seu conteúdo porque a câmara pifou - as cabeças ficaram gastas com o uso e a sua substituição é mais cara que uma câmara nova).
Claro que posso recorrer aos serviços das empresas que fazem este serviço, mas é muito caro (serão muitas cassetes daqui a uns anos, em 2 anos tenho já 7 k7 cheias)

Bem, acho que já perceberam a ideia do meu problema actual.

Agora, procuro uma solução que me permita gravar os masters dos videos e arquivá-los.
Uso de DVD/CDR está fora de hipoteses porque cada k7 tem 1 hora e isso equivale a 13 GBs de video sem compressão (não quero usar compressão porque perdem qualidade).

A minha aposta de momento seria usar discos-rígidos (tenho uns quantos IDE e gaveta externa), e mandar para lá os masters.
Quais os riscos de usar os HDs uma vez que depois de cheios vão ficar numa prateleira sem serem usados por muito tempo (anos, talvez).
Será que daqui a 5 anos vou ter discos avariados e toda a informação perdida?



Malta que trabalha com fotografia, vídeo e audio, como armazenam os vossos masters?
(bem, áudio e fotografia cabem em DVDs...)
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Janeiro de 2011   #2
enes

 
Membro desde: 8-Fev-2008
Local: esposende/ caracas VEN
Mensagens: 3.911
enes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luzenes é um glorioso foco de luz
Re: Quais as hipóteses para arquivos de longo prazo?

tens aí um problema com que eu tambem me veno as aranhas... pois eu tambem gravo tudo numa camara sony minidv, para mim , neste buraco do mundo a que chamo esposende ja me é dificil encontrar cassetes minidv, o que fiz, ou o que faço é ...
passar as minhas cassetes para digital e enviar tudo , aos bocados , para uma conta privada no youtubas... videos que no principio só davam para 10 minutos, mas como ja postei buees filmes , agora teho direito a 15 minutos, mas acho que se pagares uma tacha qualquer ao youtubas, tens direito a muito mais e acho que o tubas d´aqui a 5 ou 10 anos nao irá falir...

mas isso é uma soluçao a tuga.... o desenrasque...
__________________
nop... nada... rien... niente... napa de assinatura.
enes não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Janeiro de 2011   #3
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Re: Quais as hipóteses para arquivos de longo prazo?

Pois, também há essa hipótese de alojamento dos vídeos em servidores externos (há mesmo servidores/empresas dedicadas ao arquivo de backups privados).


Quanto às cassetes, eu as ultimas encomendei online, acho que na Pixmania, estavam em promoção e mandei vir uma caixa de 5.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Janeiro de 2011   #4
technon
 
Membro desde: 6-Abr-2008
Local: Oeiras
Mensagens: 496
technon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à voltatechnon tem uma aura espectacular à volta
Re: Quais as hipóteses para arquivos de longo prazo?

Boas,

também estive nessa situação à uns tempos e acabei por comprar discos de 2tb e serviu para as hdv que precisava de guardar.

Penso que se os discos forem guardados num sitio com temperaturas e humidade normais não haverá grande risco dos dados desaparecerem, mas nunca fiando se os dados forem mesmo mesmo importantes um sistema raid resolve a coisa (com custos adicionais bastante mais elevados).

cumps
technon não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Sáb, 8 de Janeiro de 2011   #5
Pedro Pereira
 
Membro desde: 17-Ago-2009
Local: Bobadela
Mensagens: 392
Pedro Pereira será famoso em brevePedro Pereira será famoso em breve
Re: Quais as hipóteses para arquivos de longo prazo?

Boas
Penso que o melhor que tens a fazer é arranjar 2 discos externos e manteres 2 cópias dos filmes, caso 1 se estrague, replicas logo a que ainda funciona para continuares sempre com 2 cópias.

Quanto à longevidade dos discos, em principio duram-te anos, mas como qualquer aparelho electrónico, se ficam parados mt tempo, "atrofiam" . O melhor que tens a fazer para resolver é ligares os discos pelo menos uma vez por ano e mantê-los numa zona sem humidade e sem muito pó.
Pedro Pereira não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
Divulgação: 2ª edição do Festival Percussão e Bateria de Lavra - 17 Abr 2010 (Matosinhos) Madeira Concertos, Exposições e Eventos (geral) 30 Sex, 23 de Abril de 2010 14:11
Pratos - Alguns conselhos para ajudar a tomar decisões de compra / troca de pratos LEONEL RODRIGUES Pratos (Cymbals) 12 Ter, 20 de Abril de 2010 21:48
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46



São agora 00:17. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it