Voltar   BateristasPT.com > ENSAIO, APRENDIZAGEM E PARTILHA DE CONHECIMENTOS > Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual")
Página Principal Registar FAQ Membros Calendário Mensagens de Hoje

Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") O local para debater aspectos técnicos sobre a bateria e percussão. Uma espécie de sala de aula conjunta online permanente! Rudimentos, Afinação, Exercícios, Postura, Prática, Truques, Esclarecimento de Dúvidas, Dicas e Partilha de Conhecimento! O verdadeiro Workshop Virtual!
ATENÇÃO: Não publiques divulgações/anúncios de concertos e/ou workshops nesta secção! Obrigado!


Resposta
Opções
Não lido Ter, 17 de Abril de 2007   #1
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Afinação - Como afinar de forma eficiente a minha tarola? Como é que vocês fazem?

Como é que vocês afinam as vossas tarolas? Conseguem explicar por palavras, aqui no Fórum, ou não têm paciência para isso?
Aqui vai: ambas as peles estão frouxas. Com a bordoeira "desligada", começo pela pele de ressonância, rodando o primeiro parafuso, (o primeiro é aquele que se seleccionar, desde que não se esqueça, como ponto de partida). A partir do momento em que sinto a resistência do aperto, dou meia-volta de chave. De seguida parto para o segundo parafuso, que é aquele que lhe fica em frente, no lado oposto, usando a mesma técnica e assim por diante. Depois é dar mais ou menos aperto conforme o som que se quer sacar. Ultimamente estico a pele de ressonância muito mesmo.
O sistema que aplico na pele de ataque é o mesmo, mas antes de começar a esticar, "ligo" a bordoeira e dou-lhe uma tensão muito próxima do limite, se não for mesmo do limite máximo que a mola me permite. Então começo a aplicar o atrás referido na pele de ataque, até que o repique desagradável e cheio de harmónicos desapareça e haja um equilíbrio sonoro entre ambas as peles. Para finalizar, "desligo" de novo a bordoeira e com a mão ou apenas um dedo colocado na pele de ataque, muito levemente, sem exercer pressão, vou dando pequenos toques com a baqueta a toda a volta à procura de eventuais diferenças de tons. Caso existam, compenso com o aperto ou afrouxamento do parafuso correspondente ao local onde a pele dá a tal diferença.
Será que é assim que se afina uma tarola? Pelo menos eu gosto do som da minha
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Abril de 2007   #2
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
as peles esticadas mm à metal agora com pearl steel snare
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Abril de 2007   #3
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Tenho aqui este link é capaz de te ajudar http://www.mvhp.com.br/bateria10.htm
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Abril de 2007   #4
Snooze
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Viseu
Mensagens: 496
Snooze será famoso em breve
Eu cheguei a um ponto que tava farto de ouvir a minha tarola a soar aquelas tarolas das marchas, lol! Em que se ouve imenso a esteira. Experimentei afinações, aquela fita cola por baixo da esteira e nada.. até que me enervei peguei num bucadito de pano, colei o dito cujo por baixo da esteira e nunca tive som tão bom!! :D

Não abafa por completo, soa a tarola e é o que interessa...
Snooze não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Abril de 2007   #5
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Obrigado Shorebrak, mas eu gosto da maneira como afino a minha tarola, estava só a pedir ao pessoal que trocasse ideias para ver as diversas maneiras de afinação, de cada um. No entanto gostei do link que me mandaste. Keep on batuckin'
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Ter, 17 de Abril de 2007   #6
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
bem,eu sempre gostei das minhas tarolas a dar aquele estalo potente,portanto afino-as com a pele bem esticadinha...neste momento tenho uma Slingerland 13x4 maple\oak, eqipada com uma Remo Emperor X, que lhe confere um som bem gordo, cheio e a estalar, e tenho a tarola de serie da minha bateria, uma Artstar II 14x6,5, um pouco menos tensionada, com uma Ambassador, pra sacar aquele som mais old school...tive também uma tarola brass da Musicstore durante bastante tempo, uma piccolo, mandava tamanho estalo que era sempre 1 problema pra micar,lol...mas era excelente tarola, e bem barata...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2007   #7
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Usas algum tipo de abafador ou ring para tirar harmónicos?
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2007   #8
ShallNotFall
 
Membro desde: 23-Abr-2006
Local: Aveiro
Mensagens: 729
ShallNotFall será famoso em breveShallNotFall será famoso em breve
Citação:
Mensagem Original de Jorge Cardoso
Usas algum tipo de abafador ou ring para tirar harmónicos?
nada...só pele e osso!lol...
ShallNotFall não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2007   #9
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Mai Nada!! Eh Eh
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2007   #10
shorebrak
 
Membro desde: 10-Abr-2006
Local: Lisboa
Mensagens: 1.005
shorebrak será famoso em breveshorebrak será famoso em breve
Eu por acaso na minha tive que meter á volta ima fota de fita isoladora só assim consegui tirar o som que queria senão ficava com muitos harmónicos.
shorebrak não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2007   #11
vasco santos
 
Membro desde: 21-Dez-2006
Local: famalicao
Mensagens: 13
vasco santos está no bom caminho
boas! cá tá uma questao k m parece pertinente e k é mto importante para um baterista sacar um bom som!parabens pela questao caro jorge!
a minha forma de afinar é a seguinte,aperto com os dedos os parafusos até ao máximo( tenho especial atencao em k os parafusos nao tenham oxidacao porque depois vou ter uma afinacao desiquilibrada e aí utilizo um anti ferrugem)depois aperto em cruz meia volta cada parafuso.
n gosto da pele de ataque mt esticada aperto até eu sentir k tenho o som desejado depois para eliminar harmónicos ponho um bocado de fita cola num canto da pele.quanto ás cordas da tarola nao aperto mto pois nao gosto do som mt seco. quanto á pele de resposta aí já aperto mto...
cumprimentos a toda a batera!!!
vasco santos não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qua, 18 de Abril de 2007   #12
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
fds tenho uma tarola de metal com evans power center coated e aquilo n tira armonicos quase nenhuns fds?
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #13
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Pois é. É por isso que eu sempre preferi tarolas em maple. No teu caso aconselho-te a usares uma pele Remo Coated Power Stroke. Já vem preparada com uma camada extra, a toda a volta, que ajuda muito a eliminar os harmónicos, ou então, nada mais simples: usa um ring. Resulta sempre.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Qui, 19 de Abril de 2007 às 13:46.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #14
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Eu usei essa técnica anteriormente. Apertava com os dedos até sentir a resistência do aperto e depois dava-lhe a volta que queria. Mas precisamente por causa de correr o risco da afinação ser desigual por causa da ferrugem, mas fazes bem em aplicar o líquido primeiro.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #15
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
lol nao percebeste, tou a dizer q harmonicos com aquela pele é mm nada o som é seco :s
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #16
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
LOL, pois não... eh eh. Ainda bem. Assim quer dizer que estás como queres relativamente ao som da tua tarola.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #17
Pedro_Silva
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 65
Pedro_Silva está no bom caminho
Ora eu pego na minha velhina sonor sonic plus em Birch...espeto-lhe uma Evans Genera Dry esticadinha...e pronto a melhor q tenho ouvido nos últimos tempos...aconselho a quem gosta de um som seco e definido sem harmonicos irritantes...a tarola é o coração de todo o set!
Pedro_Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #18
Moura
 
Membro desde: 11-Abr-2006
Local: Coimbra
Mensagens: 66
Moura será famoso em breve
Uma pele bem afinada (tensões idênticas) é meio caminho andado para tirar os harmónicos! Muito dos harmónicos são gerados por diferentes tensões na mesma pele! Se estiver bem afinada e sem mais nenhum adereço apenas se tem harmónicos nas bordas! Para mim uma tarola deve "estalar" e ter sempre alguns harmónicos nas bordas! Que interesse posso ter eu em brincar com dinâmicas e efeitos a fazer tipo rim-shots se a tarola apenas gerar só aqueles sons secos! Não há como ter uma tarola que no meio é seca e se necessário nas bordas um timbale autêntico
Moura não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #19
Miguel Martinho
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bobadela/Lisboa
Mensagens: 7.215
Miguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luzMiguel Martinho é um glorioso foco de luz
Eu actualmente tenho a tarola afinada como o Moura refere. Seca no meio e com harmonicos naturais na borda. Além de ser muito versátil quase que dá o efeito de termos 2 tarolas, já que posso tocar ritmos so nas bordas e ter um som mais funk/industrial sem ter que mudar de tarola.
__________________
Baquetas BateristasPT-Missom
Miguel Martinho não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #20
Pedro_Silva
 
Membro desde: 4-Abr-2006
Local: Maia
Mensagens: 65
Pedro_Silva está no bom caminho
sem dúvida...qdo falo sem harmonicos irritantes refiro-me aos que nao sao controlados...harmonicos nos rim shots são uma maravilha...digo eu...
Pedro_Silva não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #21
Superdgs
 
Membro desde: 16-Abr-2006
Local: qta do conde
Mensagens: 2.374
Superdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixeSuperdgs é mesmo fixe
tou contente ja tirei o som da tarola que queria eheh

tarola: Pearl steel snare 14" por 5,5 , axo q é por 6 pq é maior q a 5.5 qtenho na profundidade..
pele cima: atak: evans power center
baixo: pearl de reso

bem é +/- isto tenho que ver melhor
-> http://media.putfile.com/drum-test-62
Superdgs não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #22
DrummerTL
 
Membro desde: 3-Abr-2006
Local: Bragança
Mensagens: 309
DrummerTL será famoso em breve
tenho duas tarolas...e em ambas uso mais ou menos o mesmo esquema


Aperto os parafusos com as maos até não dar mais,depois em cruz dou uma volta em toda a tarola...vou aumentando o nº de repetiçoes ate obter o resultado pretendido...testo batendo com o dedo cerca de 2" abaixo da borda testando diferentes timbres na tarola de forma a uniformizar o som..mesmo processo para ambas as peles

O som gosto dele "seco" por isso a pele de resposta tende a ficar sempre mais esticada que a do batente..gosto tambem delas a estalar muito, por isso cada vez menos uso abafadores...só em casos estremos de dificil controlo coloco uma gafe de cerca 3/4 cm com atleta.Como ja alguem referiu, eu tambem adoro o som do rim shot, uso e abuso dele, por isso gosto sempre de ter alguns harmonicos

as tarolas são:
Pearl Sensitive Bronze 14"x5
Gretch exotic maple 14"x3,5
DrummerTL não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Não lido Qui, 19 de Abril de 2007   #23
Jorge Cardoso
 
Membro desde: 16-Jan-2007
Local: Leiria
Mensagens: 1.054
Jorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixeJorge Cardoso é mesmo fixe
Concordo plenamente. De vez em quando toco só no bordo da tarola, para sacar um som mais "latoso", apesar da minha tarola ser em maple e a pele que uso ter já a tal camada extra à volta, que referi, para eliminar os harmónicos. Tenho o som que quero, estalado, seco no centro e com harmónicos a toda a volta. Apraz-me muito poder dizer que bato com a baqueta a toda a volta e não encontro diferenças de tons, que isso é que provoca os tais harmónicos irritantes.
__________________
"...água fura em dura mole, tanto dá até que pedra..."

Última edição de Jorge Cardoso : Qui, 19 de Abril de 2007 às 21:49.
Jorge Cardoso não está cá agora...   Citar esta Mensagem
Resposta




Regras
Aqui não podes criar novos assuntos
Aqui não podes responder a mensagens
Aqui não podes colocar anexos
Aqui não podes editar as tuas mensagens

Código vB está Ligado
Smilies estão Ligados
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Escolher Fórum

Assuntos Semelhantes
Assunto Autor do Assunto Fórum Respostas Última Mensagem
PRATOS – Dicas para uma correcta Escolha e Teste João Timbalão Pratos (Cymbals) 43 Sex, 29 de Agosto de 2014 12:13
ESTUDO: O som e o isolamento acústico seis_e_meia Som, Acústica, Software e Sites de internet 12 Ter, 2 de Outubro de 2012 23:12
Jazz e Música Clássica LEONEL RODRIGUES Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 46 Qui, 3 de Novembro de 2011 17:46
ESTUDO: Dicas essenciais para o músico que vai entrar em estúdio! Renato Siqueira Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") 33 Qui, 29 de Setembro de 2011 06:21
[Entrevista] Carter Beauford - dave Matthews Band _TASSE_ Bateristas e Percussionistas 20 Qua, 16 de Setembro de 2009 21:46



São agora 00:44. (horário GMT +1)


Design by: vithorius
Copyright ©2001 - 2024, Fórum BateristasPT.com
Powered by vBulletin®
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
Gravatar as Default Avatar by 1e2.it